Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Tráfego Aéreo

Organização de controle do espaço aéreo brasileiro atua desde 1942
No decreto de criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, já havia previsão da criação da Diretoria de Rotas Aéreas, o que de fato se efetivou no ano seguinte, em 12 de janeiro de 1942.

História
O dia 12 de janeiro é histórico para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nesta data, no ano de 1942, foi criada e ativada a Diretoria de Rotas Aéreas (DR). Trinta anos depois, em 1972, a DR passou a se chamar Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV) e, a partir de 2011, DECEA. É uma organização que ocupa lugar de destaque no cenário da aviação nacional e internacional, e é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, que inclui, além do Continente, parte do Oceano Atlântico.
O Departamento coordena e executa empreendimentos em todas as áreas relativas à defesa e ao controle de tráfego aéreo, desde as contínuas modernizações de radares, auxílios, softwares e instalações, aos projetos de reestruturação do espaço aéreo, implantações pioneiras na América Latina e implementação de ferramentas que garantem a evolução das operações aéreas com confiança, agilidade, fluidez e segurança.

SISCEAB
O DECEA é o órgão central do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) e estabelece diretrizes para todas as organizações e empresas mobilizadas na prestação do serviço de proteção ao voo. Sua presença no território nacional se dá com os CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e o CRCEA-SE (Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo- Sudeste), com suas unidades locais.

Ninja-Brasil: versão para a web