Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 22 de janeiro de 2022

Veteranos da FAB

Em 2022 não haverá o Encontro de Veteranos Especialistas da Força Aérea
O tradicional Encontro Anual de Veteranos Especialistas da Força Aérea Brasileira não será realizado no ano de 2022. O evento na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), costuma reunir, no mês de julho, milhares de antigos alunos do maior complexo de ensino técnico de aeronáutica da América do Sul.

São veteranos vindos de todos os estados brasileiros para um congraçamento, rever os amigos, almoçar e desfilar no pátio onde, jovens ainda, participavam das paradas e desfiles durante o período de formação, há 40, 50, 60 anos...

No dia 18 de janeiro de 2022, representantes da entidade promotora do evento, a AMIGA (Associação dos Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências), e o comandante da EEAR e antigo aluno da escola que agora comanda, o Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, decidiram, pelo terceiro ano consecutivo, não realizar o Encontro de Veteranos, devido à pandemia causada pelo Coronavírus. 

No meu tempo...
No Encontro, os veteranos são recebidos por militares do efetivo da EEAR e participam de um “tour” pela Escola, observando as transformações ocorridas ao longo do tempo, tanto em relação à modernização dos prédios, quanto à própria formação do Especialista de Aeronáutica, como a criação de novas especialidades e o estabelecimento do Corpo Feminino, a partir de 1998. Em eventos anteriores, era possível ouvir: “No meu tempo, tomávamos banho em água fria; hoje, há chuveiro com água aquecida por placas solares”. Os veteranos relembram que trocavam carta com os familiares.

Em 1977, por exemplo, o aluno da turma 170, José Roberto Nascimento, entrava no alojamento da primeira esquadrilha, vindo da sala da Sociedade dos Alunos, com um pacote de cartas para os colegas e, com seu jeito peculiar, anunciava: “Caríssimoossss! Chegou a correspondência...” ; hoje, os alunos fazem videochamada para casa, nos momentos em que é permitido o uso de telefones celulares, ou conversam por mensagens de áudio ou texto com os pais e amigos em vários cantos do Brasil. O aluno Joel Rabelo, da verde 77, lembrava, na reunião de 2018: "Nos primeiros dias em que estava na EEAR, um aluno que fora enfermeiro, preocupado com minha palidez, me olha no pelotão e pergunta se eu estava passando mal e eu respondi: Não, eu sou amarelinho assim mesmo. Começava ali na tropa uma amizade que já dura mais de quatro décadas."


Ainda no Encontro de 2018, entre os participantes estava o veterano Fernando Arahy Baptista, sargento mecânico de voo concluinte na turma de 1944, com 8 mil horas de voo no currículo e que se tornou médico, após concluir seu tempo de serviço na Força Aérea.

Saiba mais no Blog do NINJA:
O Encontro ...
em 2019 Clique aqui  
em 2018 Acesse aqui  
em 2017 Veja aqui 
em 2016 Clique aqui 

Ninja-Brasil: versão para a web