Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Aeroclube Regional de Taubaté

Aeroclube encerra atividades em aeroporto de Taubaté (SP)
O Aeroclube Regional de Taubaté (ART) encerrou ontem, 06 de janeiro de 2022, numa tarde cinza e chuvosa, suas atividades no complexo do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), após 28 anos e dois meses. O término das operações se deu em função do não interesse da administração pela abertura de uma licitação de locação para que a entidade, criada no local em 1993, continuasse, mediante pagamento mensal à União, usando sua sede administrativa, dois hangares, salas de aula e a pista de pouso. A situação começou com a aplicação da portaria normativa 1233 do Ministério da Defesa, publicada em 11 de maio de 2012, limitando as atividades que poderiam ser contempladas por contratos de cessão de uso, como vinha fazendo o ART, no âmbito de próprios nacionais das Forças Armadas.

Licitação de locação
O Aeroclube pleiteou uma licitação para a modalidade “locação imobiliária” e permaneceu funcionando no local, por meio de ação judicial, na qual foi concedida a tutela antecipada, instrumento que se tornou nulo com recurso da União, precipitando no pedido de desocupação. Assim, o aeroclube deixa dois hangares que construiu com área aproximada de 630 metros quadrados cada, salas anexas ao primeiro hangar com cerca de 150 m², uma sede de aproximadamente 230 m² e um alambrado do pátio de estacionamento. A expectativa no ART é que tratativas evoluam em consonância com as autoridades municipais, para que seja construída uma pista de pouso e decolagem, numa área entre a rodovia Dutra e o rio Paraíba, para que sirva como aeródromo da cidade e futura nova sede do Aeroclube Regional de Taubaté, suportando os cursos teóricos e práticos de pilotagem, além da formação de comissários de voo.

Desocupação
Sem alteração na portaria de 2012 ou outra providência administrativa, o ART desocupou as instalações. Na falta de outra pista de pouso em Taubaté, para realizar suas aulas práticas de pilotagem, o Aeroclube Regional recebeu a solidariedade do Aeroclube de Guaratinguetá, cujos diretores se dispuseram a guardar em seus hangares o patrimônio do ART. Optou-se por abrigar os aviões em Guaratinguetá, onde a entidade congênere local já compartilha o aeroporto com as aeronaves orgânicas e setor de instrução prática do curso de sargentos mecânicos da Escola de Especialistas de Aeronáutica. Outra providência, por ora, foi suspender os cursos teóricos de pilotagem de aviões e de comissários de voo e abrigar a administração da entidade numa sala no centro da cidade de Taubaté, enquanto seus materiais ficarão guardados em contêineres. Em consequência da situação de momento, o quadro de associados se fragmentou, com parte dos pilotos e alunos migrando para outras escolas de aviação civil, como as de São José dos Campos, Pinda e Guaratinguetá, entre outras.

Entidade de 28 anos
O Aeroclube Regional de Taubaté foi fundado em 26 de outubro de 1993, tendo formado centenas de pilotos e comissários de bordo. A origem da agremiação foi numa assembleia realizada na sala de brifim do Comando de Aviação do Exército (CAvEx). Naquele momento, o então comandante da AvEx e idealizador do ART, general Sergio Antônio da Rocha Ambrósio - conforme o livro “A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional” - “com visão de estrategista e ciente do bem social que poderia gerar a existência de um aeroclube em Taubaté, além do próprio interesse pelo conhecimento do setor de aviação, vislumbrou criar uma entidade de confraternização, ensino e prática aerodesportiva”. Imediatamente após a criação, foi eleito como primeiro presidente o também integrante da Aviação do Exército, o coronel José Fernando de Lacerda Machado. Assim, o ART começou a sua trajetória formando pilotos e comissários de bordo para as aviações comercial e executiva e outros segmentos relacionados à pilotagem de aeronaves.

Construções

Em 1995, com doações de colaboradores e associados, o aeroclube construiu seu primeiro hangar, com o trabalho de voluntários liderados pelo piloto Ícaro Pires dos Santos, e passou a ocupar - como setor administrativo, salas de aula e cabine de simulação de voo - a Estação de Passageiros construída pela Prefeitura, sob a denominação Aeroporto de Taubaté, homenageando o General Luiz Paulo Fernandes de Almeida, uma deferência da Prefeitura ao militar antigo comandante da 12ª Brigada de Infantaria, sediada em Caçapava. O primeiro hangar homenageava o Major Aviador da Força Aérea Húngara István Zolcsák, benemérito e doador da estrutura metálica que deu origem à construção e também de monumentos postados na rotatória da avenida de entrada do quartel do CAvEx e no Aeroclube Regional. Os ícones ofertados ao CAvEx e ao ART constituem-se de um totem de metal, nomeado Kopjafa em húngaro, com formas geométricas em todo o seu comprimento, tendo em sua base uma águia contemplando uma espada. A forma recortada do obelisco remete à tradição dos cavaleiros medievais de esculpirem suas lanças nos intervalos entre as batalhas. Representa a lança de um cavaleiro medieval e adotado como símbolo da aviação militar húngara. Em 1997, ergueu o segundo espaço para guarda de aeronaves, denominado hangar aviadora Joanna Martins Castilho, a Joaninha, ícone da aviação brasileira nos anos 1940, formada em Taubaté e que foi bicampeã brasileira de acrobacia aérea no início dos anos 1940.

Em 2021, o aeroclube reunia cerca de 50 associados, oferecendo cursos para pilotos e comissários de bordo e dando suporte às operações de cunho humanitário da Ases - Apoio Aéreo em Situações Especiais. As atividades aéreas da entidade se concentravam, principalmente, nos fins de semana.

Novo endereço:
Aeroclube Regional de Taubaté
Rua Visconde do Rio Branco, 179
Boulevard Rio Branco, sala 28
CEP 12.220-040 
Telefone (12) 99785-6887
Email secretaria@aeroclubedetaubate.com.br

Ninja-Brasil: versão para a web