Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Recreio

Museu Aeroespacial cria sala para atividades infantojuvenis
Aproveitando a paralisação das atividades públicas por conta da pandemia de Covid-19, o Museu Aeroespacial (Musal) realiza uma série de serviços de obras, modernizações e melhorias em suas instalações, visando atender melhor seus visitantes, tão logo volte a receber visitantes.

Ações infantojuvenis
Uma das novidades foi a elaboração de uma sala destinada às ações educativas infantojuvenis, onde anteriormente era destinada à exposição “FAB na Guerra”, haja vista que, historicamente, esse público compõe a maioria dos visitantes do Musal ao longo do ano. A sala foi reformulada para atender a sua nova finalidade. Foram realizados desde reparos estruturais até a colocação de painéis com iluminação especial, confecção de mesas e cadeiras para o público infantil, instalação de recursos audiovisuais como facilitadores para os contos de histórias, projeção de vídeos e outros. Tudo foi pensado e planejado para proporcionar bem estar e conforto e, principalmente o maior entretenimento para as crianças e adolescentes. A reformulação começou ainda em 2020, sendo realizados serviços de alvenaria, correções no reboco das paredes e revisão das instalações elétricas. Após a fase preparatória, a principal preocupação era tornar o ambiente lúdico e atrativo para o público alvo. Assim, surgiram diversas ideias como a confecção de um tablado e um biombo para a realização de teatro de fantoches; aquisição de materiais para oficinas infantis; a preocupação com a decoração do ambiente apropriado, porém talvez o maior desafio tenha sido a confecção de um grande painel com tema infantil desenhado por José Fernandez de Macedo, desenhista do efetivo do museu, sendo alusivo a Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Painéis
Também foram colocados quatro grandes painéis com temas relacionados à aviação brasileira. Além do espaço físico apropriado, a Seção de Recursos Educativos vem planejando e atualizando seus projetos e atividades a serem desenvolvidas com crianças e adolescentes, tendo como objetivo entreter e, em particular, despertar o interesse pela Aviação e sua História. A metodologia pedagógica aplicada é discutida previamente, considerando as faixas etárias, formações, regiões geográficas e contextos socioeconômicos, o que permite potencializar os conhecimentos transmitidos e, principalmente, propagar a cultura aeronáutica, cativando assim mais e mais pessoas para uma eventual carreira na Força Aérea Brasileira.

Fonte: DefesaTV

Ninja-Brasil: versão para a web