Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 11 de setembro de 2021

Tráfego Aéreo

Pilotos e controladores já podem se comunicar por texto nos céus do Norte e Nordeste
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do seu Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no dia 9 de setembro de 2021, inaugurou o processo de mensagens escritas entre pilotos e controladores de tráfego aéreo, por meio do Projeto LANDELL, o qual formula o uso de novas tecnologias de comunicações aeronáuticas no espaço aéreo continental brasileiro.

É um projeto do Programa SIRIUS Brasil, preconizando a ferramenta de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo por enlace de dados, CPDLC - Controller Pilot Datalink Communication. Foi inaugurado simultaneamente nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV), respectivamente em Recife (PE) e em Manaus (AM).

Texto e rádio
A ativação concentra-se em setores específicos das Regiões de Informação de Voo (FIR) de Belém e de Recife, controladas pelos Centros de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ) e Recife (ACC-RE). O emprego do CPDLC é um complemento ao atual sistema por ondas de rádio VHF.

O método de comunicação com mensagens escritas ocorre por meio do uso de conexão de dados entre sistemas de bordo e terrestre acima do nível de voo 245 (24.500 pés, cerca de 7.350 metros acima do nível do mar) e incrementa a segurança operacional, ao reduzir possibilidade de eventuais incompreensões nas comunicações aeronáuticas ao disponibilizar um meio sem ruídos ou interferências.

Saiba mais sobre CPDLC: Publicações do Blog do NINJA -  Clique sobre as datas - 14/07/201906/02/201907/06/201805/09/201715/04/2015;  e 24/05/2013

Ninja-Brasil: versão para a web