Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Centenário do Primeiro Pouso de Avião em Ubatuba

02 de maio de 2022:
50 anos do passamento de Diego Aracena, primeiro piloto a pousar em Ubatuba (SP)
Em 2022 se completa o Centenário do Primeiro Pouso de Avião em Ubatuba (SP), ocorrido no dia 14 de setembro de 1922, pelo capitão do Exército Chileno Diego Aracena Aguilar, acompanhado do mecânico Arturo Seabrook. A dupla, a bordo do avião De Havilland Airco DH-9, matrícula 92, denominado El Ferroviario, fez o reide Santiago do Chile – Rio de Janeiro. Entre as várias escalas da longa travessia, passando por cidades do Chile, Argentina, Uruguai e Brasil, protagonizou o que foi a primeira aterrissagem de uma aeronave em Ubatuba. O município celebra esse feito centenário, como parte da Semana de Aviação de Ubatuba, no programa oficial de festividades, conforme projeto de lei do vereador Eugenio Zwibelberg aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal, e lei número 4488, de 04 de abril de 2022, sancionada pela prefeita Flávia Pascoal.

Força Aérea Chilena
O piloto Diego Aracena Aguilar faleceu, há 50 anos, o dia 02 de maio de 1972, em Santiago do Chile. Ele, nascido a 12 de novembro de 1891, foi do Exército Chileno e, com a criação da Força Aérea Chilena (FACh), passou a integrar aquela força, da qual foi Comandante em Chefe, entre 1932 e 1938. Aracena ingressou na Escola Militar em 1906, ano em que o brasileiro Alberto Santos Dumont, fez, em Paris, o primeiro voo público com uma aeronave mais pesada que o ar, o 14 Bis. Em 1914, Aracena foi designado para a Escola Militar Aeronáutica, obtendo, um ano depois, o brevê de piloto aviador. Foi promovido, em 1916, a capitão e, em 1921, obteve o título de piloto militar. No ano seguinte, quando o Brasil comemorava o centenário de sua independência, Diego Aracena foi selecionado para um recorde de voo, navegando entre Santiago e o Rio de Janeiro, com o objetivo de levar ao presidente brasileiro, Epitácio Pessoa, uma mensagem de saudação do presidente chileno, Arturo Alessandri, em deferência à comemoração do centenário de nascimento da Pátria Brasileira. A missão foi iniciada com dois aviões DH-9, no dia 29 de agosto. Aracena tinha como ala o aparelho pilotado por Federico Baraona Walton. No entanto, Baraona interrompeu a viagem numa escala em Castellanos, na Argentina, devido a um incidente que danificou completamente o trem de pouso e pontos da fuselagem. Aracena continuou a jornada, ingressando no espaço brasileiro, com escalas em Pelotas, Porto Alegre, Torres, Florianópolis, Santos e Ubatuba.

A aterrissagem em Ubatuba
Nessa localidade efetuou o primeiro pouso, usando como pista, uma área de vegetação rasteira na orla, onde, devido a uma fenda no terreno, teve danos no sistema de aterrissagem. Aracena seguiu no navio contratorpedeiro “Amazonas” (CT-1) da Marinha do Brasil para o Rio. Dias depois, em 25 de setembro de 1922, retornou até a vertical de Ubatuba no hidroavião Curtiss HS2L número 11 da Aviação Naval brasileira, conduzido pelo primeiro tenente aviador naval Victor de Carvalho e Silva e tendo como mecânico o sargento Laudelino Pedro Barbosa.
Depois de ter lançado, às 12 horas, uma mensagem para as autoridades e o povo ubatubense, nessa posição, o capitão Diego Aracena assumiu o comando da aeronave e prosseguiu até o Rio, terminando em voo, como planejado, o reide Santiago - Rio.

General del Aire
Aracena Aguilar deixou o Exército em 7 de junho de 1930 e passou para a Força Aérea Chilena (FACh) recém-criada, em 21 de março de 1930, com a fusão dos Serviços de Aviação do Exército e da Marinha. Em 1932, foi nomeado Comandante em Chefe da FACh, sendo o último oficial com o posto de Comodoro del Aire e o primeiro a ter a nova denominação hierárquica General Del Aire. Passou para a reserva em 6 de janeiro de 1939.
Faleceu, devido a um derrame cerebral, em 02 de maio de 1972, aos 80 anos. No Exército foi de cadete (1906) a tenente coronel (1929). Na Força Aérea foi Comandante de Esquadrilha (equivalente a tenente coronel), em 1930; Comandante de Grupo (equivalente a coronel), em 1932; Comodoro do Ar (equivalente a general de brigada e, atualmente, a general de brigada aérea), em 1934; e, General do Ar, em 1935.
Pelo governo brasileiro foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no grau de Grande Oficial, outorgada a personalidades estrangeiras.

Semana da Aviação de Ubatuba: 7 a 14 de setembro
A celebração do primeiro pouso de um avião na cidade, com um preito à memória do aviador chileno Aracena, é um dos temas da Semana de Aviação de Ubatuba, que ocorrerá de 07 a 14 de setembro de 2022. Integrando a Rede Voa (gestora do aeroporto local Gastão Madeira), Prefeitura e secretarias, aeroclubes, operadores de aeronaves, organizações de aeronáutica militar e civil, entusiastas de aviação e um time de voluntários, o escopo do evento deverá promover atividades aéreas, exposições estáticas, palestras, entretenimento e difusão de cultura aeronáutica para todas as idades. Desta forma pretende-se oferecer atrativos com motivação aeronáutica para a população local e turistas, como parte da Semana de Aviação no calendário de eventos da cidade.

Lei
A Lei 4488, de 4 de abril de 2022, instituindo a Semana de Aviação de Ubatuba, estabelece que a mesma ocorrerá anualmente de 7 a 14 de setembro, composta por atividades educacionais, culturais, esportivas e artísticas. Define, ainda, que as atividades da Semana poderão ser desenvolvidas por Organizações Governamentais em parceria com a Iniciativa Privada e Entidades Representativas. De acordo com o disposto legal, a Semana de Aviação de Ubatuba será desenvolvida com os seguintes objetivos: valorização da história e das pesquisas aeronáuticas de Gastão Madeira; divulgação dos eventos históricos aeronáuticos ocorridos em Ubatuba; desenvolvimento de atividades como palestras, workshops, exposições e atividades lúdicas diversas; promover ações de intercâmbio com o Chile, para comemorar a primeira aterrissagem feita em Ubatuba, em 14 de setembro de 1922, pelo capitão chileno Diego Aracena; e, promover ações de parceria entre a aviação civil e militar, para que ocorram eventos e montagem de estandes nas comemorações. A lei, no artigo 4º, torna as atividades da Semana como parte do Calendário Oficial de Eventos da Municipalidade e, no artigo 5º, informa que o Executivo Municipal poderá regulamentá-la por meio de Decreto.

Saiba mais: 06/10/2021. Clique aqui 

Ninja-Brasil: versão para a web