Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Espaço

Foguete da SpaceX lançou dois satélites brasileiros em órbita
O foguete Falcon 9, da SpaceX, lançou ontem, 25 de maio de 2022, a missão Transporter-5, levando ao espaço dois satélites-radar da Força Aérea Brasileira (FAB), denominados Carcará I e Carcará II. Os dispositivos de vigilância integram o projeto Lessonia, o qual visa a aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa, para atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, bem como de agências governamentais.
O sistema de imageamento do projeto utiliza um sensor ativo de detecção, capaz de gerar imagens de altíssima resolução, a serem obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo em condições meteorológicas adversas.

Vigilância
As imagens geradas pelas plataformas espaciais Carcará I e II serão empregadas para apoio ao combate ao tráfico de drogas e à mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras.

Transporter-5
A Transporter-5 foi a quinta missão dedicada do programa de compartilhamento de pequenos satélites da SpaceX, do Space Launch Complex 40, na Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. Foi o oitavo lançamento e pouso do booster, como é chamado o primeiro estágio do Falcon 9. Com sucessivos retornos à Terra, anteriormente o impulsionador do Falcon 9 foi empregado no lançamento das missões Crew-1, Crew-2, SXM-8, CRS-23, IXPE, uma missão Starlink e Transporter-4.

Fontes: SpaceX e FAB

Ninja-Brasil: versão para a web