Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Aeronaves

Foto de camuflagem de supersônicos da FAB faz sucesso na web
Uma fotografia com caças F-5 Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) está sendo muito replicada nas redes sociais. O motivo: os caças supersônicos estão “camuflados”! Uma das publicações com a foto passou das 60 mil curtidas na plataforma Twitter A imagem mostra oito caças F-5EM e um caça F-5FM, de dois assentos, sobre a zona norte da capital gaúcha, Porto Alegre, no dia 23 de abril de 2022. As aeronaves sobrevoavam o rio Gravataí, ao lado do estádio Arena e o centro de treinamento do time Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Também é possível identificar o Aeroporto Internacional Salgado Filho. A dificuldade em ver todos os caças na imagem registrada, desde outro F-5FM, a torna única. 

Oportunidade da imagem
A fotografia mostra o retorno das aeronaves do Esquadrão Pampa (1º/14º GAv) da FAB para a sua sede na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Dias antes a unidade partiu para a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde acontecia a Reunião da Aviação de Caça (RAC) 2022. Nesta ocasião, o “14”, como o Esquadrão também é chamado, reuniu 10 caças para o translado até o Rio. A RAC acontece durante a chamada “semana da caça”, que engloba os dias que antecedem o Dia da Aviação de Caça, celebrado em 22 de abril. Além da troca de conhecimentos, os aviadores da FAB relembram os feitos daqueles que os antecederam e lutaram na Segunda Guerra Mundial. Ao retornarem do evento no RJ, os pilotos do Pampa sobrevoaram, com os 10 caças, a orla do Rio Guaíba que banha Porto Alegre. Ainda antes de passarem pelo estádio do Grêmio, os aviões também sobrevoaram o Gigante da Beira-Rio, como é chamado o estádio do Sport Club Internacional. 

Camuflagem
A camuflagem em tons de cinza e verde surgiu por volta de 2001, sendo inicialmente testada num jato de ataque AMX A-1 (FAB 5654) do Esquadrão Centauro. Posteriormente, o esquema definitivo foi aplicado em todas as aeronaves de emprego tático da Força Aérea. Os F-5 da FAB foram modernizados no início dos anos 2000. Possuem sistemas e armamentos similares aos encontrados em caças de 4ª geração, como os F-15 e F-16 norte-americanos. Quando forem desativados, os veteranos F-5 terão como substitutos o F-39 Gripen, fabricado pela Saab e Embraer. A FAB encomendou um lote que passou de 36 para 40 aparelhos. Estuda-se nova aquisição de aproximadamente 30 unidades.

Fonte: FAB, em 04/05/2022, com informações do portal Aeroflap

Ninja-Brasil: versão para a web