Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Espaço

Satélites brasileiros serão lançados hoje pela SpaceX
A Força Aérea Brasileira e a SpaceX, empresa de Elon Musk, levarão ao espaço dois satélites brasileiros, por meio do foguete Falcon 9. O lançamento deverá ocorrer hoje, dia 25 de maio de 2022, às 15h25, do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Carcará I e II
Os satélites possuem dimensões de 1 m³ e pesam 100 kg cada. São cinco painéis solares com 3.000 W de potência. Os equipamentos foram batizados de Carcará I e Carcará II. Os satélites-radar de sensoriamento remoto (SRR) são de órbita baixa, uma especialidade da SpaceX, e terão capacidade de visualização entre as nuvens, predominantes na Amazônia ocidental na maior parte do tempo. Os satélites brasileiros têm maior facilidade para identificar metais com precisão, o que poderá colaborar com a fiscalização de garimpos. As imagens captadas servirão para estratégias de inteligência.

Lessonia
O projeto Lessonia consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, bem como de agências governamentais. Segundo fontes da FAB, o sistema de imageamento do projeto utiliza um sensor ativo de detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das condições meteorológicas. As imagens serão utilizadas em apoio ao combate ao tráfico de drogas e à mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras. Buscando cumprir plenamente o programa estratégico de sistemas espaciais, no futuro, também está prevista a implantação de um conjunto de satélites, de fabricação nacional, para obtenção de imagens óticas. Ele complementará a capacidade do Ministério da Defesa de imagear o território nacional.

Musk e Bolsonaro
Recentemente, Elon Musk, da SpaceX, se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro. No encontro, foi anunciado o emprego de satélites Starlink para conectar 19 mil escolas na Amazônia e monitorar o meio ambiente na região. A Starlink é uma empresa de tecnologia via satélite de alta velocidade da SpaceX e possui mais de 2.000 satélites lançados, cobrindo quase todo o planeta.

Fonte: Com informações do portal R7, via FAB

Ninja-Brasil: versão para a web