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Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Aeronaves

Constellation, um clássico quadrimotor a pistão
O Lockheed Constellation, Connie ou apenas Constellation, como é conhecido no Brasil, é um avião quadrimotor a pistão, construído pela americana Lockheed entre 1943 e 1958, por encomenda inicial da TWA - Trans World Airlines.Foram construídos ao todo 856 aparelhos em 4 modelos, todos com o mesmo design característico cuja forma de golfinho possui tripla empenagem. Foi um avião muito usado no transporte de passageiros e como avião de transporte militar. Foi o avião presidencial de Dwight D. Eisenhower, presidente dos Estados Unidos.
O desenho da asa do Constellation era do P-38 Lightning, diferindo somente na escala. A empenagem tripla, com menor altura, permitia à aeronave estacionar em qualquer hangar, mesmo com todos os acessórios hidráulicos e sistemas antigelo.O avião possuía velocidade máxima de 547 km/h, velocidade de cruzeiro de 483 km/h e teto operacional de 24.000 pés (7.315 m).Com o início da II Guerra Mundial, a aeronave da TWA foi convertida para o C-69 Constellation, um avião militar de transporte. Depois da II Guerra Mundial, o Constellation tornou-se rapidamente muito popular nas linhas aéreas. O modelo em produção para USAAF para transporte de tropas acabou como avião de transporte de passageiros, com a TWA recebendo o primeiro em 1 de outubro de 1945. O primeiro voo transatlântico partiu de Washington DC em 3 de dezembro de 1945, e chegou em Paris em 4 de dezembro.
Como o primeiro avião de cabine pressurizada em uso, o Constellation ajudou as viagens aéreas a tornarem-se acessíveis e muito mais confortáveis. Dentre os operadores estavam TWA, Pan American, Air France, Panair do Brasil e VARIG.Com o advento dos aviões a jato, como de Havilland Comet, Boeing 707, Douglas DC-8 e Convair 880, o motor a pistão do Constellation tornou-se obsoleto. As primeiras rotas a abandonar o velho Connie foram as mais longas, intercontinentais. O avião continuou a voar em rotas domésticas nos Estados Unidos, e seu último voo comercial com passageiros pagantes foi em 11 de maio de 1967, de Philadelphia para Kansas City, pela TWA. Contudo, permaneceu em serviço como cargueiro.
Ao redor do mundo encontram-se ainda exemplares do Constellation, alguns em tão bom estado de conservação que ainda podem voar. Há um exemplar no Brasil, no Museu da TAM.

Enviado por Ícaro Pires dos Santos
Aeroclube Regional de Taubaté