Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Biblioteca Ninja

XAVANTE - O Guerreiro da FAB
Mais um livro sobre uma aeronave histórica da FAB está saindo do forno. É o livro “Xavante – O Guerreiro da FAB”, de Mauro Lins de Barros lançado pela Editora Adler Books, com apresentação do Tenente Brigadeiro-do-ar Juniti Saito.

"O AT-26 Xavante é um dos aviões mais significativos já empregados pelas forças armadas brasileiras. Em suas asas foram formados mais de metade dos pilotos de caça da FAB em todos os tempos. O Xavante contribuiu para a criação da Embraer, gigante industrial e orgulho do país e o desenvolvimento do parque nacional de fabricantes de componentes aeronáuticos.

Este livro é uma edição histórica especial da Revista Zoom do 1°/4° Grupo de Aviação, unidade que por mais tempo empregou o Xavante. Baseou-se em documentos oficiais e entrevistas com muitos dos personagens-chave nas fases de projeto e operação. Aqui são apresentados os antecedentes que levaram à criação da moderna indústria aeronáutica brasileira. As características técnicas do Xavante são discutidas, bem como a sua produção e a carreira em cada uma das unidades que o operaram, com detalhes das marcas e insígnias de cada uma delas.

O volume é fartamente ilustrado com fotos, muitas das quais inéditas, oriundas de coleções particulares e oficiais, além de perfis especialmente preparados pelo conhecido artista aeronáutico Flávio Lins de Barros.”

Fonte: www.cavok.com.br