Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Associações

ABRAEX





A ABRAEX - Associação Brasileira de Aviação Experimental é uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é desenvolver e encorajar a Aviação Experimental no Brasil por intermédio de projetos, eventos e troca de experiências de seus sócios.
A entidade é reconhecida pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil e possui um espaço permanente junto ao Conselho Consultivo daquele organismo.
A ABRAEX incentiva a construção amadora no Brasil e possui, em seu quadro de associados, projetistas de aeronaves de grande sucesso no mundo todo. A associação mantém, ainda, uma extensa gama de artigos, material técnico e bancos de dados com informações sobre engenheiros, fabricantes, fornecedores e prestadores de serviço que podem ajudar um associado na construção de sua aeronave.Diz uma nota no endereço eletrônico da ABRAEX: “É um fato pouco conhecido do grande público, mas a Construção Aeronáutica Amadora já é uma realidade consolidada no Brasil. Poucos sabem, mas nosso país ocupa o 3º ou 4º lugar em número de aeronaves amadoras construídas ou em construção, sendo que à nossa frente encontram-se os Estados Unidos e a França. Não temos dados confiáveis para saber se é a Inglaterra ou o Brasil que ocupa a 3ª posição. Existem pelo menos 36 aviões KR2 sendo construídos neste momento, em nosso país. Quem participou dos eventos de Broa e Araras pode ver a fuselagem em construção de um deles no stand e na barraca da ABRAEX e apreciar outros, já prontos no pátio. Só em Rio Claro, estão sendo construídos simultaneamente sete (isto mesmo, 7) aviões do projeto italiano denominado Whisky-4 e outros 10 estão sendo construídos em Brasília. E estes são apenas três exemplos. Existem inúmeros outros”.
Ainda de acordo com a associação, não precisa ser um milionário, para se construir um avião. “Na verdade a grande maioria dos construtores amadores é constituída de pessoas de posses limitadas que querem voar em seu avião. É possível construir aviões mais simples com um gasto a partir de R$ 25.000,00. Os dois únicos ingredientes realmente importantes e necessários para ser um construtor aeronáutico amador são gostar muito de aviação e ser uma pessoa determinada. O resto se aprende com amigos, em livros e revistas, na ABRAEX e fazendo. A ABRAEX existe para apoiar e incentivar aqueles que desejam construir seu próprio avião. Não é preciso ser piloto para ser sócio da organização.

Visite: www.abraex.com.br