Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Aeronaves

Clássico Douglas DC-3 faz 75 anos
A aeronave que mudou a indústria da aviação comercial, o Douglas DC-3, Dakota, terá uma celebração pelos seus 75 anos de operação, neste dia 17 de dezembro de 2010, sexta-feira. O evento comemora o seu voo inaugural, a partir do Aeroporto de Santa Monica, na Califórnia, EUA, ocorrido em 17 de dezembro de 1935. Neste mesmo local estará exposto um DC-3, disponível para voos, além de uma exposição que mostra imagens da aeronave e da história desse aeroporto.
Mais de 10 mil aeronaves DC-3 foram fabricadas e atualmente mais de 1.000 ainda voam pelo mundo todo operando como um testemunho da durabilidade, segurança e confiabilidade da aeronave. Em julho último, na Airventure 2010, tradicional feira de aviação da cidade de Oshkosh, no estado de Wisconsin, EUA, houve outra celebração pelos 75 anos do lendário aparelho, com a chegada de uma esquadrilha formada por 39 DC-3.O Douglas DC-3 foi um avião bimotor para uso civil que revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940. A sua versão militar foi largamente utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se um dos principais fatores da vitória aliada.
Na Força Aérea Brasileira o DC-3 foi designado como C-47 e foi fator de integração nacional.

*As imagens do DC-3 nesta nota fazem parte do acervo do NINJA-Núcleo Infantojuvenil de Aviação e foram registradas em Oshkosh, EUA, em 2008.