Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Aeroclube Regional de Taubaté

Aeroclube em Taubaté (SP) completa 28 anos
Neste dia 26 de outubro de 2021, o Aeroclube Regional de Taubaté completa 28 anos de atividades. O clima, no entanto, não é de comemoração e sim de incerteza pela continuidade de sua existência. Há um pedido para que a entidade de utilidade pública desocupe, até o dia 30, as suas instalações no terreno da União, sob responsabilidade do Comando de Aviação do Exército. Diretores ainda mantêm discreta esperança de reversão da medida, em função de solicitações encaminhadas por autoridades apoiadoras.

História
O Aeroclube Regional de Taubaté (ART) foi fundado em 26 de outubro de 1993, em assembleia realizada na sala de brifim do Comando de Aviação do Exército (CAvEx). Naquele momento, o então comandante da AvEx e idealizador do ART, general Sergio Antônio da Rocha Ambrósio - conforme o livro “A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional - “com visão de estrategista e ciente do bem social que poderia gerar a existência de um aeroclube em Taubaté, além do próprio interesse pelo conhecimento do setor de aviação, vislumbrou criar uma entidade de confraternização, ensino e prática aerodesportiva”. Imediatamente após a criação, foi eleito como primeiro presidente o também integrante da Aviação do Exército, o coronel José Fernando de Lacerda Machado. Assim, o ART começou a sua trajetória formando pilotos e comissários de bordo para a aviações comercial e executiva e outros segmentos relacionados à pilotagem de aeronaves. Em 1995, com doações de colaboradores e associados, o aeroclube construiu seu primeiro hangar e passou a ocupar, como setor administrativo, a estação de passageiros construída pela Prefeitura. Em 1997, ergueu o segundo espaço para guarda de aeronaves, denominado hangar aviadora Joanna Martins Castilho, a Joaninha, ícone da aviação brasileira nos anos 1940. Em 2021, o aeroclube reúne cerca de 50 associados, oferece cursos para pilotos e comissários de bordo e dá suporte às operações de cunho humanitário da Ases - Apoio Aéreo em Situações Especiais. As atividades aéreas da entidade se concentram, principalmente, nos fins de semana, quando o tráfego de helicópteros é baixo.

Durante os dias úteis, é pouca a frequência de manobras de pouso e decolagem por aeronaves do aeroclube, que eventualmente compartilham com helicópteros da Aviação do Exército o mesmo espaço aéreo, com acompanhamento da Torre de Controle. Já os cursos teóricos se realizam somente aos sábados e domingos.

Área da União

O seu estabelecimento em área da União, desde a fundação, ensejou ao Aeroclube Regional o pagamento de certa quantia mensal a título de cessão de uso. No entanto, a portaria normativa 1233 do Ministério da Defesa, de 11 de maio de 2012, limitou as atividades que poderiam ser contempladas por contratos de cessão, no âmbito de próprios nacionais das Forças Armadas. Desde então, o Aeroclube pleiteou uma licitação para a modalidade “locação imobiliária” e permaneceu funcionando no local, por meio de ação judicial, na qual foi concedida a tutela antecipada, instrumento que se tornou nulo com recurso da União, precipitando no pedido de desocupação, até o dia 30 de outubro de 2021, caso não haja uma reversão da medida.

Saiba mais: Blog do NINJA de 22/09/2021 (Clique aqui)  , de 23/09/2021 (Clique aqui)  e de 16/10/2021 (Clique aqui

Ninja-Brasil: versão para a web