Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 17 de outubro de 2021

Especial de Domingo

Registramos conteúdo sobre o encerramento das atividades da Alitalia, após mais de 7 décadas de atividades.
Boa leitura.
Bom domingo!

Alitalia encerra serviços após 75 anos
A tradicional companhia aérea italiana Alitalia encerrou, no dia 14 de outubro de 2021, a sua história de 75 anos. Em seu lugar voará a Itália Transporte Aéreo – ITA.

A última operação da Alitalia ocorreu com o voo AZ 1586 de Caligari até o aeroporto Fiumicino, em Roma. O desembarque foi marcado por protestos e comoção por parte dos funcionários.

ITA Airways
A ITA Airways ocupou o lugar da Alitalia, a partir do dia 15 de outubro de 2021, e conta com parte dos funcionários oriundos da empresa extinta.

História
Criada em 16 de setembro de 1946, a Alitalia - antes chamada Aerolinee Italiane Internazionali (Linhas Aéreas Italianas Internacionais) - iniciou as suas operações em 5 de maio de 1947, com o voo Torino-Roma-Catania.

Um ano mais tarde passou a fazer voos intercontinentais a partir de Milão. A Alitalia se tornou a transportadora oficial dos papas em 169 visitas oficiais.

Em crise financeira desde a década de 1990, a situação da Alitalia agravou-se nos anos 2000. Como solução paliativa, a Alitalia foi privatizada em 2009. Sem apoio financeiro de forma legal por parte do governo italiano desde 2006, a Alitalia teve cortes de custos, que não foram capazes de salvar a companhia da falência, além de inúmeras greves dos funcionários.

Em 2014, a Etihad, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, adquiriu 49% da empresa e anunciou um plano para revitalizar a Alitalia. Todavia, o projeto foi rejeitado pelos funcionários da italiana, resultando na desistência de participação da Etihad.

Com 13 bilhões de euros injetados pelo governo italiano, tendo parte deste investimento sido considerado ilegal pela Comissão Europeia, o governo italiano não viu outra solução a não ser encerrar as operações da Alitalia. E criou outra empresa estatal no seu lugar sob nova administração e teto orçamentário: A ITA Airways.

Ninja-Brasil: versão para a web