Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

HELIXP 2021

Novidades, produtos e serviços no setor de helicópteros foram mostrados na HELIXP
A HELIXP – Helicopter Experience 2021 terminou ontem, 28 de outubro, em Carapicuíba, na metrópole São Paulo, consolidando-se como o mais significativo evento de asas rotativas da América Latina. Além da exposição estática de aeronaves e equipamentos, nos dois dias da feira, dezenas de voos de demonstração foram realizados.

Num dos três hangares do Helipark, estandes de empresas do setor com produtos e serviços proporcionaram informações, negócios e contatos corporativos. Participaram do evento empresas como Airbus/Helibras, Bell, IAS, Líder Aviação e Sertrading, entre outras.


Entre os destaques do HELIXP 2021 estava o helicóptero Airbus/Helibras ACH145 Line com cinco pás. A introdução de mais um elemento no rotor torna possível aumentar o peso máximo de decolagem do aparelho, entre outras vantagens aerodinâmicas. Também é equipado com o sistema integrado de aviônicos Helionix. O pentapá é uma evolução do 145 D2, com rotor de quatro pás.


Outra aeronave apresentada foi o biturbina AW109 Trekker, da Leonardo, cujos produtos podem voltar a ser denominados de Agusta. Estava também em exposição a aeronave compacta Cabri G2, relacionada ao mesmo projetista do rotor de cauda Fenestron.

O Cabri é fabricado pela francesa Guimbal, representada no Brasil pela Efai. Tem dois lugares e está equipado com motor a gasolina Lycoming O-360 J2A de ignição eletrônica. Em meio aos vários equipamentos divulgados na HELIXP 2021 estavam os recipientes de água da Bambi Bucket, para combate a incêndios com helicópteros, cujas aquisições, no Brasil, podem ser proporcionadas pela Tecnoagro em parceria com a Tower & Projects Aviation.


A realização da HELIXP está relacionada ao fato do Brasil contar com a segunda maior frota de helicópteros do mundo e ser o número 1 em movimentações diárias com aeronaves de asas rotativas.

Texto: Redação do NINJA

Ninja-Brasil: versão para a web