Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 2 de outubro de 2021

Espaço

Aeronáutica testa motor de foguete S-50, o maior do hemisfério Sul
O motor de foguete S-50 foi testado pelo Comando da Aeronáutica, ontem, 01 de outubro de 2021. O equipamento é o maior já produzido no hemisfério Sul e foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, localizado em São José dos Campos (SP). Oportunamente, o S-50 será o propulsor do VLM - Veículo Lançador de Microssatélites. O teste consistiu na queima de 12 toneladas de propelente sólido, num tempo de 84 segundos. 

Objetivos
O ensaio teve como objetivo testar três aspectos: Velocidade de queima; Empuxo; e, Resistência do material composto do invólucro. Outros ensaios verificarão o emprego do motor S-50 no Veículo Suborbital VS-50 como etapa intermediária no desenvolvimento do VLM-1.

Veículo lançador de satélite
O projeto VLM-1 do IAE tem por objetivo desenvolver um veículo para levar ao espaço microssatélites de órbitas baixas (LEO) equatoriais ou de reentrada, com três estágios. Os sistemas propulsivos para o VLM-1 são movidos a propelente sólido, sendo os dois primeiros estágios equipados com o propulsor S50, com 12 toneladas de propelente cada um, e um estágio orbitalizador equipado com o propulsor S44, com aproximadamente 800 kg de propelente.

Cooperação binacional
O VLM-1 é um projeto binacional desenvolvido pelo Comando da Aeronáutica, por meio do IAE/DCTA e o DLR-Moraba, organização do Centro Aeroespacial Alemão (DLR). A parceria visa mitigar riscos e dividir os custos relacionados ao desenvolvimento de um veículo lançador.Tendo em vista o desafio tecnológico que o desenvolvimento do VLM-1 representa, tanto para o IAE, quanto para o DLR-Moraba, o caminho adotado foi a criação de um projeto intermediário e estruturante, que fosse tecnicamente mais simples e que possibilitasse a qualificação em voo de alguns dos principais sistemas do VLM-1. Com isso, foi criado o projeto do veículo suborbital VS-50, composto por dois estágios e capaz de realizar voos suborbitais e de reentrada atmosférica.

Do VS-50 para o VLM
Todos os sistemas, subsistemas e componentes desenvolvidos para o VS-50 poderão ser empregados no VLM-1 como, por exemplo, o motor S50, o sistema de atuação da tubeira móvel (TVA), as interfaces de separação, sistemas de controle de guiamento e navegação, as redes elétricas e pirotécnicas, o sistema de terminação e telemetria de voo. O primeiro voo do VS-50 permitirá testar toda a infraestrutura de lançamentos e rastreio do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), a partir da Torre Móvel de Integração (TMI).

Ninja-Brasil: versão para a web