Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 23 de outubro de 2021

Datas Especiais

SEMANA DA ASA - 2021


23 de outubro:
Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira

Celebra-se, em 23 de outubro, o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A data reverencia os aviadores que cruzam os céus inspirados pelo pai da aviação, Alberto Santos-Dumont. A data lembra o maior feito do brasileiro inventor, quando, em 1906, realizou o primeiro voo com uma aeronave mais pesada que o ar, capaz de se mover e decolar por seus próprios meios mecânicos e voar aproveitando as forças aerodinâmicas. A bordo do avião 14-Bis, Dumont decolou do campo Bagatelle, na França, marcando a evolução nos meios de transporte. Naquele 23 de outubro de 1906, o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França. Como diz o lema do NINJA (Núcleo Infantojuvenil de Aviação), “Voar é um desejo que começa em criança !”. Assim, 115 anos depois da proeza de Santos Dumont, meninos e meninas sonham em ser pilotos. Quando jovens e adultos, realizam o sonho numa variedade de oportunidades civis e militares.

Aviadores civis

Os aviadores do meio civil – que garantem o segmento econômico do transporte aéreo - começam suas carreiras em monomotores a pistão, voando nas escolas de aviação, como as mantidas por aeroclubes, empregando, principalmente, aeronaves como o Aeroboero, Paulistinha e Cessna 150. Uma boa parte desse contingente ingressa, posteriormente, na aviação executiva ou em empresas comerciais, pilotando grandes jatos com capacidade de transporte para dezenas ou centenas de passageiros. Noutra vertente, entusiastas mantém a mesma chama como aviadores, voando profissional, desportiva ou particularmente em aviões menores, incluindo aeronaves de fábricas renomadas ou de construção experimental, como os ultraleves convencionais ou pendulares (trikes) e girocópteros.

Aviadores militares

Os aviadores do segmento militar iniciam suas carreiras na Academia da Força Aérea – em Pirassununga (SP) - ou nos centros de instrução da Marinha – em São Pedro da Aldeia (RJ) - e do Exército – em Taubaté (SP). Depois de formados, os pilotos militares atuam nas Aviações de Caça, de Transporte, de Asas Rotativas e de IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento). Na FAB, o primeiro avião a ser voado pelo cadete é o monomotor T-25 Universal. Nas aviações Naval e do Exército, o primeiro contato com a prática de pilotagem ocorre com helicópteros Esquilo ou Fennec.

Solenidade em Brasília

Com sobrevoos de aeronaves, presença de autoridades civis e militares, foi realizada ontem, sexta-feira, 22 de outubro de 2021, a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento aconteceu na Base Aérea de Brasília (BABR). O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia acompanhado do Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; e de outros oficiais das três forças armadas. Participaram, ainda, autoridades dos demais poderes da República e embaixadores. Durante a cerimônia, a FAB apresentou suas mais novas aeronaves, o KC-390 Millennium, da Aviação de Transporte que cumpre diversas missões, além do F-39 Gripen, o novo avião de caça, cuja primeira unidade está no Brasil, há um ano, para testes. O evento contou, ainda, com as manobras da Esquadrilha da Fumaça.

KC-390, F-5 e F-39
O Comandante da Aeronáutica parabenizou todos os aviadores brasileiros pelo dia. "Hoje tivemos uma formatura bonita, aqui em Brasília, como em todas as nossas Organizações, com a oportunidade de vermos o Gripen voando com quatro F-5 que estão na Força Aérea desde 1975, todos na ala de um KC-390. Ou seja, estamos mostrando essa passagem de bastão, de uma frota antiga para aquela que vai ser a espinha dorsal da FAB no futuro. E, hoje não é apenas o Dia do Aviador da Força Aérea Brasileira, é do Aviador Civil, Militar, Aerodesportivo, da Força Aérea, da Marinha, das Polícias”, destacou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

Ninja-Brasil: versão para a web