Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Espaço

Ator William Shatner, o capitão Kirk de Star Trek, aos 90 anos, foi ao espaço
O ator William Shatner, de 90 anos, intérprete do capitão Kirk na série “Jornada nas Estrelas” (Star Trek), se tornou, no dia 13 de outubro de 2021, o mais velho ser humano a chegar ao espaço. Shatner embarcou em um foguete da companhia Blue Origin.


Em evento na semana anterior, o ator que estrelou, no papel de um astronauta, Star Trek há mais de 50 anos, falou da expectativa para chegar ao espaço e brincou dizendo que estava “aterrorizado”. Antes dele, o recorde de pessoa mais velha do mundo a chegar ao espaço tinha sido batido também em um foguete da Blue Origin, no mês de julho de 2021, quando ele levou em um voo semelhante a aviadora Wally Funk, de 82 anos, que fez parte do Mercury 13, um grupo de mulheres treinadas para viajar ao espaço no começo de 1960 que foi cancelado sem que nenhuma delas pudesse efetivamente tripular um foguete. 

Quatro pessoas
Junto com William Shatner viajaram a vice-presidente de missão e operações da Blue Origin, Audrey Powers; o cofundador da marca de satélites Planet Labs, Chris Boshuizen; e o cofundador da empresa de software Medidata, Glen de Vries. Todos os tripulantes tiveram treinamentos para qualificação à viagem.

11 minutos
A missão, a segunda tripulada da Blue Origin, partiu de uma base no Texas, e teve 11 minutos de duração, incluindo a saída da atmosfera, ingresso no espaço e retorno. Os astronautas tiveram aproximadamente quatro minutos de gravidade zero e passaram pela linha de Kármán, a 100 Km de altura, conhecida como a fronteira internacional do espaço.


O voo, totalmente automatizado e controlado a partir da base,  terminou com a cápsula voltando ao solo protegida por paraquedas.

Ninja-Brasil: versão para a web