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quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Centenário do 1º pouso de avião em Ubatuba

Deixava Ubatuba (SP), há 99 anos, o primeiro avião a aterrissar na cidade
06 de outubro de 2021. Há exatos 99 anos, zarpava do porto de Ubatuba (SP) o navio contratorpedeiro CT-6 “Alagoas” da Marinha do Brasil, levando em seu convés a aeronave De Havilland Airco DH-9, matrícula 92, do Exército do Chile. O aparelho seguia para o Rio de Janeiro, após ter realizado, no dia 14 de setembro de 1922, o primeiro pouso de uma aeronave na cidade.

O evento foi protagonizado pelo capitão chileno Diego Aracena Aguilar, mais tarde o primeiro oficial general e comandante da Força Aérea do Chile (FACh). No avião batizado de El Ferroviario também estava o mecânico Arturo Seabrook.

Aracena e Seabrook

O nome da aeronave era um reconhecimento à doação de trabalhadores ferroviários, que se cotizaram para ofertar o aparelho ao setor de aviação do seu Exército.

A primeira aterrissagem em Ubatuba
Pela primeira vez um avião aterrissaria em Ubatuba, em decorrência da pioneira travessia aérea Santiago - Rio de Janeiro, numa ação diplomática, em comemoração ao centenário da independência do Brasil. O comandante Aracena trouxe uma carta de felicitações ao povo brasileiro enviada ao presidente Epitácio Pessoa, pelo presidente chileno Arturo Alessandri Palma.


O reide começara no dia 29 de agosto de 1922, passando por cidades do Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Inicialmente a grande viagem contava com dois aviões, mas um deles ficou retido por motivos técnicos em Castellanos, na Argentina. Tendo entrado no espaço nacional com pousos em Pelotas, Porto Alegre, Torres, Florianópolis e Santos, o capitão Aracena voava, no dia 14 de setembro de 1922, sua última etapa para o Rio de Janeiro, quando condições meteorológicas adversas determinaram a procura de um local alternativo de pouso e a opção foi Ubatuba, naquela época com cerca de 10 mil habitantes. Na corrida de desaceleração no gramado da orla da praia do Itaguá, o DH-9 atingiu uma fenda no solo e teve danos nas rodas e asas, embora os tripulantes tenham saído ilesos.


Sem possibilidades de conserto em Ubatuba, o capitão Aracena utilizou a estação de comunicação por código Morse na rua do Telegrapho, hoje rua Conceição, e informou a situação às autoridades e ao embaixador chileno. Os telegramas eram os mais eficientes meios de transmissão de mensagens no final do século XIX e primeiras décadas do século XX. A estação telegráfica de Ubatuba havia sido estabelecida desde 1865, servida por postes da rede telegráfica ligando Rio de Janeiro e Porto Alegre (RS). Aracena e Seabrook partiram do porto de Ubatuba, no dia 16, com destino ao Rio de Janeiro, a bordo do navio contratorpedeiro “Amazonas” (CT-1) da Armada, deixando o El Ferroviario guardado na cidade. Os dois tripulantes foram declarados convidados oficiais e recebidos por personalidades, como o inventor Alberto Santos Dumont.

Sobrevoo com o Curtiss da Aviação Naval
Instado pelos oficiais da Marinha a concluir o reide Santiago – Rio de Janeiro voando, conforme fora programado, Aracena foi instruído para operar o hidroavião Curtiss HS2L número 11 da Aviação Naval. No dia 25 de setembro de 1922, a aeronave brasileira, pilotada pelo primeiro tenente aviador naval Victor de Carvalho e Silva e tendo como mecânico Laudelino Pedro Barbosa, o trouxe até a vertical de Ubatuba. Após ter lançado, às 12 horas, uma mensagem para as autoridades e o povo da cidade, o capitão Diego Aracena assumiu o comando do Curtiss e voou até o Rio, após uma escala de abastecimento na Ilha Grande, terminando a primeira e longa travessia aérea desde Santiago, a fim de comemorar o centenário da independência do Brasil. O mesmo Curtiss HS-2L número 11 da Aviação Naval foi protagonista de outro importante fato na história da aeronáutica no Brasil. No dia 15 de agosto de 1919, havia feito a travessia Ilha das Enxadas - Ilha Grande, inaugurando o Correio Aéreo da Esquadra, precursor do Correio Aéreo Naval. Assim, há 99 anos, no dia 6 de outubro de 1922, O DH-9 El Ferroviario, o primeiro avião a pousar em Ubatuba, foi embarcado no contratorpedeiro CT-6 “Alagoas” da Marinha do Brasil e deixou a cidade com destino à Capital Rio de Janeiro, para reparos e regresso ao Chile.

Centenário em 2022
A comemoração do Centenário do Primeiro Pouso de Avião em Ubatuba, em 14 de setembro de 2022, foi cogitada por entusiastas de aviação reunidos pelo Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA, no Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba estabelecido no Colégio Dominique. No último 14 de setembro, celebrando os 99 anos do pouso de Aracena, os presentes à reunião social chamada Café Voador dialogaram sobre o assunto. Devido à envergadura da proposta, concluíram que a atividade de interesses cultural, turístico e histórico para a cidade somente será factível se houver engajamento da administração pública e de entidades privadas, notadamente dos setores cultural e turístico. Isto porque existirão demandas externas não comportadas por ações voluntárias dos colaboradores do NINJA.

Saiba mais: Livro “Sobre o Mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba” e Blog do NINJA de 16/09/2021 clique aqui e de 28/09/2021 clique aqui.  

Imagens: Fotomontagem sobre o 1º pouso em Ubatuba (NINJA), fotografias dos acervos do NINJA, da Marinha do Brasil, da Biblioteca Nacional de Chile, da FACh e revista aeronáutica chilena Tallyho.

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