Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Aeroclube Regional de Taubaté

Aeroclube Regional de Taubaté lembra centenário de nascimento do aviador István Zolcsák
Os 100 anos de nascimento do aviador István Zolcsák foram lembrados em solenidade realizada ontem, 03 de outubro de 2021, no Aeroclube Regional de Taubaté (SP). Ele foi um benemérito e colaborador da entidade. Foi doador de um monumento e da estrutura metálica do primeiro hangar do aeroclube construído, em 1995, ao lado da pista de pouso, em área do Comando de Aviação do Exército (CAvEx). O empresário István, quando garoto, imigrou para o Brasil com a família e, anos depois, voltou à terra natal para estudar numa escola industrial.
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, chegando à patente de major, serviu à Força Aérea Húngara, pela qual combateu pilotando caça Messerschimit 109. No verão de 1942, uma brigada aérea – da qual István fazia parte - foi anexada às forças alemãs na VIII Fliegerkorps da Luftwaffe, sendo mobilizado na Frente Oriental.

Solenidade
A homenagem à memória e aos feitos de István Zolcsák na sede do Aeroclube começou com os cantos dos hinos nacionais do Brasil e da Hungria. Em seguida, o presidente do Aeroclube Regional de Taubaté, José Carlos Barbosa, saudou os presentes e falou do passado da entidade de aerodesporto que recebeu o apoio do homenageado, do seu legado para a formação de centenas de profissionais para a aviação, da história da atividade aérea na cidade e sublinhou o delicado momento pelo qual passa o Aeroclube, com esforço em várias frentes para que se chegue a um bom termo a permanência, na atual sede, das operações e atividades de formação de pilotos e comissários de bordo. Depois, o deputado estadual Oscar Castelo Branco de Luca, que foi oficial na Aviação do Exército e um dos instrutores nos anos iniciais do Aeroclube Regional, destacou a convivência que teve com o homenageado e enalteceu aspectos da vida pessoal e profissional de István Zolcsák, benemérito de boas causas, incluindo a aviação e a educação. Na sequência, o filho do reverenciado, Pedro Hungria Zolcsák, falou do seu pai e das suas lições e comandou o descerramento de um quadro com a fotografia de István e um brinde aos 100 anos do nascimento do veterano aviador. Finalizando a solenidade, os amigos, parentes, convidados e associados posaram para fotografias em frente ao primeiro hangar construído pelo Aeroclube Regional.

Monumentos
István Zolcsák nasceu na Hungria em 03 de outubro de 1921, na aldeia vizinha a Szatmárnémeti, na região do Erdély, Transilvânia, mais tarde anexada à Romênia, e faleceu, em São Paulo, em 08 de maio de 2006. Após o fim do conflito na Europa, trabalhou em Budapeste e fugiu da opressão comunista, retornando ao Brasil em 1957, empreendendo nos setores automobilístico e de aparatos metálicos. Entusiasta da aviação, Zolcsák estabeleceu laços de amizade com os integrantes da Aviação do Exército em Taubaté. Essa aproximação fez com que presenteasse o Comando de Aviação com um monumento postado na rotatória da avenida de entrada da organização, além de um monumento semelhante, em escala menor, ofertado ao Aeroclube Regional de Taubaté, além das armações do espaço para guarda de aviões, nomeado Hangar Maj. Av. István Zolcsák. Os ícones ofertados ao CAvEx e ao Aeroclube Regional de Taubaté constituem-se de um totem de metal, nomeado Kopjafa em húngaro, com formas geométricas em todo o seu comprimento, tendo em sua base uma águia contemplando uma espada. A forma recortada do obelisco remete à tradição dos cavaleiros medievais de esculpirem suas lanças nos intervalos entre as batalhas. Representa a lança de um cavaleiro medieval e adotado como símbolo da aviação militar húngara.

Saiba mais: Livro “A Aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional” (2018) e Blog do NINJA de 22/09/2021 Clique aqui  e de 23/09/202Clique aqui 

Ninja-Brasil: versão para a web