Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 3 de novembro de 2012

Esquadrilha da Fumaça

Futuro comandante conclui curso para liderar demonstrações
O Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso concluiu, no dia 30 de outubro de 2012, o Curso de Formação de Líder de Esquadrão em Demonstração Aérea, que abrange 49 missões durante três meses. Pela primeira vez, o oficial assumiu a liderança da Esquadrilha a bordo T-27 Tucano número 1. “É uma responsabilidade muito grande a condução de uma demonstração. É um desafio facilitar o trabalho dos alas (outras aeronaves da formação), ao mesmo tempo em que se busca atingir a beleza das manobras, a harmonia do conjunto e a segurança da demonstração”, disse o futuro Comandante da Esquadrilha da Fumaça. O Tenente-Coronel Gobett assumirá o comando do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) a partir do mês de dezembro de 2012, em cerimônia com data a ser definida. Comandará o time de acrobatas aéreos da FAB no momento de transição do T-27 para o A-29 Super Tucano. Na transição, durante o primeiro semestre de 2013, não haverá demonstrações. Após treinamentos, a Esquadrilha estreará com o A-29 a partir de agosto de 2013. 

Fonte: Agência Força Aérea

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Aeroportos

Guarulhos terá monotrilho
A concessionária responsável pela administração do aeroporto internacional de Guarulhos, planeja construir um monotrilho para viabilizar o transporte dentro do complexo aeroportuário sem que nenhum passageiro precise gastar mais de dez minutos entre uma e outra parada. O sistema elevado sobre trilhos, que tem uma estimativa preliminar de custo de US$ 40 milhões, deve estar em operação até 2016. O planejamento foi feito com paradas interligando os dois terminais de passageiros existentes (T1 e T2), o novo terminal em construção (T3) e o terminal remoto (T4) que está a dois quilômetros da estrutura principal. Tem ainda extensões previstas para a área reservada a um centro de convenções e para o setor que abrigará futuras estações de trem metropolitano. 

Fonte: www.emtemporeal.com.br

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Embraer

Empresa mostra modelo em tamanho real do Legacy 450
​A Embraer mostra pela primeira vez um modelo em escala real do Legacy 450 na Convenção da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA, na sigla em inglês) em Orlando, Flórida, de 30 de outubro a 1° de novembro de 2012. Além do modelo, que será apresentado no estande da Embraer, no centro de convenções, cinco jatos executivos da Empresa estarão em exposição estática no Orlando Executive Airport. O modelo do Legacy 450, aeronave nova cuja fabricação do primeiro protótipo foi iniciada em agosto passado O Legacy 450 é a única aeronave da categoria mid-light com tecnologia fly-by-wire e uma cabine de 1,82 metro de altura com piso plano. Os jatos em exposição estática pela Embraer no NBAA são o Phenom 100, Phenom 300, Legacy 650 e o Lineage 1000, assim como um Legacy 600.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aeronaves

Mauritânia compra Super Tucano com camuflagem de deserto
A Embraer entregou, dia 19 de outubro de 2012, os primeiros turboélices de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Mauritânia, no continente africano. As aeronaves serão utilizadas em missões de vigilância de fronteiras e foram entregues com a pintura em padrão de camuflagem de ambiente de deserto. O modelo, que está em operação em sete forças aéreas na América Latina, na África e na Ásia, já superou a marca de 170 mil horas de voo e 26 mil horas de combate. O Super Tucano é capaz de executar uma ampla gama de missões, que incluem ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência. A aeronave está equipada com avançadas tecnologias em sistemas eletrônicos, eletro-ópticos, infravermelho e laser, assim como sistemas de rádios seguros com enlace de dados. O A-29 Super Tucano é fruto de um projeto desenvolvido de acordo com as rigorosas exigências da Força Aérea Brasileira (FAB). Mais de 160 aviões já foram entregues.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

VANT

IAE testa decolagens e pousos automáticos do Acauã
O Projeto DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados) do IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço realizou, em 25 de outubro de 2012, ensaio de corrida do Protótipo 02 do VANT Acauã na pista do Aeroporto da cidade de São José dos Campos, SP, sede do IAE. O objetivo principal do ensaio foi a aquisição de dados que serão utilizados para a identificação de parâmetros necessários para o controle automático da aeronave no solo. O ensaio teve sucesso e consistiu em seis corridas com velocidades estabilizadas entre 10 e 40 km/h, com e sem utilização do leme de direção da aeronave. Os principais itens analisados foram a atuação da bequilha e a eficiência do sistema de freios. 

Foto: Laboratório de Registro de Imagens do IAE.

Fonte: IAE

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mês da Asa

Corrida do Aviador encerra as comemorações do Mês da Asa
Atletas amadores e profissionais, civis e militares participaram da Corrida do Aviador, ontem, domingo, 28/10, com largada em frente ao prédio do Comando da Aeronáutica na Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF. A prova contou com 296 participantes, que percorreram uma distância de 6 quilômetros no Eixo Monumental. Foram premiados os três primeiros colocados das categorias masculino e feminino, além dos primeiros colocados em cada faixa etária (18 a 28 anos, 29 a 38, 39 a 48, 49 a 58 , 59 a 68, e acima de 69 anos). 
“Comecei a correr por recomendação médica, mas se tornou um prazer tão grande que hoje eu já acordo com a intenção de correr. Todo dia eu corro 10 quilômetros e participo de todas as provas do Distrito Federal. Aconselho a quem estiver sedentário, que comece a praticar este esporte, porque a corrida transforma o corpo e a mente das pessoas”, declarou Francisco Ataíde de Oliveira, 72 anos, campeão da categoria acima de 69 anos, com o tempo de 32 minutos e 1 segundo. 
“A corrida foi um sucesso, encerramos com chave de ouro essa grande festa da Força Aérea em comemoração ao Mês da Asa”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR). 
Além das premiações em dinheiro, a Corrida do Aviador 2012 contou com sorteio de uma bicicleta e brindes. O evento integra as comemorações do Mês da Asa em homenagem ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro. 

Fonte: CECOMSAER

domingo, 28 de outubro de 2012

Especial de Domingo

Hoje é o dia da Engenharia da Aeronáutica. O 28 de outubro foi escolhido em homenagem ao patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos, interior de São Paulo. Aos profissionais desta fascinante área, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - transmite os parabéns! 
Bom domingo!  

ENGENHARIA DA AERONÁUTICA
Encontro nacional discute papel e desafios do profissional na FAB

O papel do engenheiro nas diversas unidades do Comando da Aeronáutica (COMAER). Esse será um dos principais temas em debate no III Encontro Nacional de Engenharia da Aeronáutica, a ser realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O evento faz parte das comemorações do Dia da Engenharia da Aeronáutica, comemorado em 28 de outubro. Durante três dias, engenheiros de unidades da Força Aérea de todo o país debaterão assuntos como a gestão de RH para a Engenharia da Aeronáutica, o Exercício da função de Engenheiro no COMAER, a Engenharia de Segurança do Trabalho na Aeronáutica e Aplicações Operacionais da Engenharia – A Engenharia de Campanha no COMAER. Estão previstos ainda uma exposição e um acampamento operacional. A Engenharia da Aeronáutica está presente nos mais diversos setores da Força Aérea Brasileira, conforme explica o Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, diretor de Engenharia da Aeronáutica. 

“A atuação desses profissionais se dá nos mais diversos setores, como no gerenciamento do espaço aéreo, no desenvolvimento de ciência e tecnologia aeroespacial e logística, pois para as nossas aeronaves voarem elas precisam de manutenção, de suprimentos. Também não podemos nos esquecer da engenharia de infraestrutura no desenvolvimento da integração da Amazônia. A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), por exemplo, é uma unidade muito importante para o desenvolvimento de projetos de engenharia associada à construção de pistas”, ressalta o oficial-general. 

Atualmente o número de engenheiros na FAB é de aproximadamente 3700 profissionais, sendo 450 do Quadro de Carreira, 250 do Quadro de Oficiais Temporários e cerca de 3 mil civis.


CASIMIRO MONTENEGRO FILHO
Patrono da Engenharia da Aeronáutica

O Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho (Fortaleza 1904-Rio de Janeiro 2000), filho de Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro e de Maria Emília Pio Brasil, foi pioneiro do Correio Aéreo Militar (CAM) e criador do ITA e CTA. É patrono da Área de Engenharia da FAB e da Academia Nacional de Engenharia e um dos patronos do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER. Ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, em 1923, sendo declarado Aspirante-a-Oficial do Exército em 1928, na primeira turma da Arma de Aviação Militar da Escola de Aviação Militar, que apenas se iniciava no Campo dos Afonsos. Em 12 de junho de 1931, realizou o voo inaugural do Correio Aéreo Militar (CAM), que veio a se tornar posteriormente o Correio Aéreo Nacional - CAN. No posto de Major do Exército, frequentou a primeira turma do curso de Engenharia Aeronáutica na antiga Escola Técnica do Exército - EsTE, atual Instituto Militar de Engenharia - IME, onde se graduou em dezembro de 1941, ano em cujo início havia migrado para a Força Aérea Brasileira, no processo de criação do Ministério da Aeronáutica (atual Comando da Aeronáutica). Em 1943, já como Tenente-Coronel, assumiu a subchefia da Diretoria de Material da Aeronáutica e a subdiretoria de Técnica Aeronáutica, ocasião em que foram concebidas e postas em prática as ideias que culminariam na criação do ITA e CTA. Poucos anos depois, em 1947, ainda no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, deu início às atividades acadêmicas do ITA na sala 405-A da própria EsTE e, posteriormente, em instalações localizadas em prédios do Ministério da Aeronáutica, na Ponta do Calabouço, próximas ao Aeroporto Santos Dumont. O ITA ganharia suas instalações definitivas em São José dos Campos, interior de São Paulo.Nas comemorações do centenário do nascimento de Casimiro Montenegro Filho, em 2006, foram publicadas duas biografias suas. Uma, pelo destacado biógrafo Fernando Morais (Montenegro - As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil, Editora Planeta do Brasil, Novembro, 2006), e outra, por dois renomados iteanos, ambos ex-presidentes da AEITA, Ozires Silva e Decio Josué Antonio Fischetti.

Saiba mais: Blog do NINJA em 27/06/1028/10/10, 25/01/1128/10/11.

sábado, 27 de outubro de 2012

Videoteca Ninja

FLIGHT
Depois de uma década trabalhando com animações com captura de movimento - O Expresso Polar, A Lenda de Beowulf, Os Fantasmas de Scrooge - Robert Zemeckis volta ao live-action em Flight, drama protagonizado por Denzel Washington. Na trama, quando o motor de seu avião dá problema, o piloto Whip (Washington) consegue salvar a aeronave e seus passageiros, tornando-se um herói. Quando a FAA (sigla nos Estados Unidos para Administração Federal de Aviação) investiga e acha evidências de abuso de álcool, a situação do piloto se inverte.
John Goodman, Brian Geraghty, Don Cheadle (Homem de Ferro 2), Bruce Greenwood (Star Trek), Kelly Reilly (Sherlock Holmes), Melissa Leo (O Vencedor) e James Badge Dale também estão no elenco. A Paramount promoveu neste mês nos EUA a entrevista coletiva de lançamento. Flight está previsto para estrear no Brasil em 22 de fevereiro de 2013. O roteiro foi escrito por John Gatins (Coach Carter) e a produção fica com Walter Parkes e Laurie MacDonald (Um Jantar para Idiotas). 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Esquadrilha da Fumaça

Mais dois pilotos treinam para ser fumaceiros
Dois novos pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) já começaram seus primeiros treinamentos com as aeronaves T-27 Tucano. Recém-chegados na sede da Esquadrilha da Fumaça em Pirassununga, o Capitão Daniel Garcia Pereira e o Tenente Thiago Romeiro Capuchinho estão participando de voos de readaptação que incluem novidades referentes ao voo, treinamento de emergências simuladas específicas para o EDA e voos em formação com aeronaves. “Nesta semana, começam os treinamentos de voo invertido, ou seja, com a aeronave de cabeça para baixo”, explica o tenente. Ambos eram instrutores do Esquadrão Joker, do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação, na Base Aérea de Natal (BANT). “A sensação foi indescritível. Participar da Esquadrilha é realizar um sonho”, disse, após fazer seu primeiro voo, o Tenente Capuchinho, novo piloto número 2 da Esquadrilha da Fumaça. “O instrutor do meu primeiro voo no EDA foi meu primeiro instrutor, também, na carreira da aviação, quando eu era cadete em 2005.” Ao lado de seu instrutor no primeiro voo, na manhã do dia 17 de outubro de 2012, o Capitão Garcia, novo piloto número 6, recebeu as informações sobre as manobras realizadas pela Esquadrilha nas demonstrações. “É espetacular voar com a Esquadrilha. Fiquei muito emocionado ao receber a ligação da equipe do EDA, falando que eu era o novo piloto. Estou achando sensacionais as novas experiências”. 

Fonte: Agência Força Aérea

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Recreio

P-51
Após pousar em Teterboro, num final de tarde, nosso colaborador Tiago Rizzi viu, em seguida, a chegada da máquina acima. Prazeres da vida...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Datas Especiais

DIA DO AVIADOR

Ordem do dia do Comandante da Aeronáutica

RIBEIRÃO PRETO, 1888, AS FÉRTEIS TERRAS DA FLORESCENTE CAFEICULTURA PAULISTA TESTEMUNHAVAM, SILENCIOSAMENTE, OUTRA INFATIGÁVEL JORNADA DEDICADA ÀS INTENSAS E REVELADORAS AVENTURAS LITERÁRIAS DE UM ADOLESCENTE GENIAL.

AOS 14 ANOS DE IDADE, O FILHO DO ENGENHEIRO HENRIQUE DUMONT CONCLUÍA, COM ABSOLUTO ENTUSIASMO, MAIS UMA OBRA DO IMAGINATIVO FRANCÊS JÚLIO VERNE. AS PÁGINAS DE SEU DIÁRIO REGISTRARIAM OS SENTIMENTOS QUE MUDARIAM O FUTURO DA HUMANIDADE:

“ESTE LIVRO FAZ-ME PENSAR QUE SE PODE CONSEGUIR VIAJAR PELOS ARES À VONTADE. TERÁ QUE APERFEIÇOAR OS BALÕES... NA REALIDADE OU CONSTRUIR OUTRAS MÁQUINAS VOADORAS E PORQUE NÃO CHEGAR À LUA”.

INSPIRADO NESSA INSONDÁVEL LIBERDADE DA TERCEIRA DIMENSÃO, DELINEAVA-SE, PRECOCEMENTE, O PROJETO DA CONQUISTA DOS CÉUS, MISSÃO QUE NOTEARIA TODA A TRAJETÓRIA DE VIDA DE ALBERTO SANTOS DUMONT.

TÃO AUDACIOSO PLANEJAMENTO SERIA EMBASADO NOS PRECIOSOS ENSINAMENTOS REUNIDOS PELO PRECURSOR DA AVIAÇÃO BRASILEIRA, O PADRE SANTISTA BARTOLOMEU ALEXANDRE DE GUSMÃO, AO INVENTAR, EM 1709, O PRIMEIRO AEROSTÁTO OPERACIONAL – A INTRIGANTE PASSAROLA.

JÁ FAMILIARIZADO ÀS LEIS FÍSICAS DOS MAIS-LEVES-DO-QUE-O-AR, O GÊNIO INCANSÁVEL DO ÍCARO DE “SAINT CLOUD” CONDUZIRIA O BRASIL À OUTRA HISTÓRICA PRIMAZIA

NO CAMPO AERONÁUTICO MUNDIAL – A DIRIGIBILIDADE DOS BALÕES. ENTRE OS INÚMEROS FATOS MARCANTES, DESSA EMPREITADA DE RETUMBANTE SUCESSO, OCUPARIA LUGAR ESPECIAL NAS MEMÓRIAS DE DUMONT, A OPINIÃO DE SEU VENERADO JÚLIO VERNE, SOBRE OS MOTORES DE AVIAÇÃO DA ÉPOCA:

“QUANTO AO FUTURO DOS BALÕES AEROSTÁTICOS, ACREDITO COMO SANTOS-DUMONT, QUE O PROBLEMA ESTÁ EM INVENTAR UM MOTOR...QUE POSSA ESTE, LUTAR CONTRA O VENTO”.

OS ENIGMÁTICOS DESÍGNIOS DA INFINITA BUSCA DO HOMEM PELO CONHECIMENTO COLOCAVAM, LADO A LADO, EM MENOS DE DUAS DÉCADAS, LEITOR E AUTOR, CIÊNCIA E FICÇÃO A SERVIÇO DO BEM COLETIVO.

E FOI ESSE SUPREMO VALOR HUMANO, O RESPONSÁVEL POR MANTER ACESA A CENTELHA DA GENIALIDADE ALTRUÍSTA, MOTOR QUE IMPULSIONAVA O PAI DA AVIAÇÃO A SUPERAR, INDOMITAMENTE, TODAS AS LIMITAÇÕES TÉCNICAS DE SUA ÉPOCA, A FIM DE DAR ASAS AO HOMEM.

NO INOLVIDÁVEL 23 DE OUTUBRO DE 1906, O VOO AUTOPROPULSADO DO INTRÉPIDO 14-BIS CONSOLIDARIA-SE, DEFINITIVAMENTE, COMO O MARCO FUNDAMENTAL DA DURADOURA LIDERANÇA BRASILEIRA NO SETOR AEROESPACIAL INTERNACIONAL.

DESDE ENTÃO, ESSA EXCELÊNCIA, EM TÃO INOVADORA ÁREA DO SABER, TEM SIDO ZELOSAMENTE AMPARADA NAS IMENSURÁVEIS E PATRIÓTICAS REALIZAÇÕES DE OUTROS VISIONÁRIOS AVIADORES, SUCESSORES DO PRÓDIGO MINEIRO, FRANZINO NA APARÊNCIA, PORÉM MAGNÂNIMO EM SEU LEGADO.

ENTRE AS MAIS RICAS CONTRIBUIÇÕES AO PODER AEROESPACIAL NACIONAL, RENDEMOS, NESTE DIA DO AVIADOR, O LÍDIMO PREITO ÀS TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE MILITARES, DA ENVERGADURA DOS MARECHAIS-DO-AR EDUARDO GOMES E CASIMIRO MONTENEGRO, ETERNOS PARANINFOS DA INTEGRAÇÃO NACIONAL E DO ENSINO DAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS.

POIS, NÓS, OS AUDAZES BANDEIRANTES DO AR DO PRESENTE, RECEBEMOS, PLENOS DE ORGULHO, A NOBRE MISSÃO DE FORNECER PERENIDADE ÀS INICIATIVAS, QUE FAZEM O ESTADO BRASILEIRO CHEGAR AOS SEUS CIDADÃOS, NOS RINCÕES DO VASTO TERRITÓRIO BRASILEIRO, NAS ASAS DE MODERNOS VETORES DE FABRICAÇÃO NACIONAL.

O SUCESSO NESSA SINÉRGICA TAREFA, EM VÁRIAS OPORTUNIDADES, TEM EXTRAPOLADO A ESFERA NACIONAL, TRANSMUTANDO-SE EM AMPLAS E SÓLIDAS INICIATIVAS DE COOPERAÇÃO COM OS IRMÃOS DAS AMÉRICAS.

TESTEMUNHARAM ESSA POSTURA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, TANTO OS NOSSOS IRMÃOS HAITIANOS, CHILENOS E, RECENTEMENTE, EQUATORIANOS, QUANDO AFLIGIDOS PELAS DESCOMUNAIS FORÇAS DA NATUREZA; COMO AS ILUSTRES REPRESENTAÇÕES DIPLOMÁTICAS BRASILEIRAS, APOIADAS PELAS LINHAS DO CORREIO AÉREO INTERNACIONAL.

EM MAIS UMA OPORTUNIDADE, O CURIOSO E INVENTIVO MENINO DE CABANGU REVELAVA ACURADA PRECISÃO EM SUAS VISÕES DE FUTURO, POIS, PARA O MAIOR DOS AVIADORES, O MEIO AÉREO VIRIA A SER O PRINCIPAL VETOR DE INTEGRAÇÃO DOS CONTINENTES.

DESBRAVADORES DOS CÉUS DAS AMÉRICAS,CERTAMENTE, A FIRME CONVICÇÃO DO PATRONO DA AERONÁUTICA EM DEFENDER, MESMO NÃO SENDO UM BELICISTA, A CRIAÇÃO DE UM VIGOROSO CONTINGENTE DE PILOTOS MILITARES, FORMADOS EM MODERNAS ESCOLAS DE AVIAÇÃO, IMPULSIONOU O BRASIL A ACOMPANHAR O MUNDO, NO ININTERRUPTO APERFEIÇOAMENTO DA ARMA AÉREA.

HOJE, TODOS OS INTEGRANTES DA FORÇA AÉREA PERSONIFICAM A CONCRETIZAÇÃO DESSE INTENTO, MANTENDO-SE, TENAZMENTE, EMPENHADOS EM CORRESPONDER AOS LEGÍTIMOS ANSEIOS DE DEFESA, DE UM DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO – O NOSSO AMADO BRASIL.

PARA NÓS, ABNEGADOS SOLDADOS DE UM PAÍS LIVRE E DEMOCRÁTICO, HONRA-NOS, ACIMA DE TUDO, POSSUIRMOS A MAIOR DE TODAS AS LIBERDADES, OFERTAR, SEMPRE QUE A PÁTRIA REQUERER, O BEM HUMANO MAIS PRECIOSO – A VIDA.

O EXERCÍCIO DESSE SUBLIME VALOR, INSPIRADO NO EXEMPLO DE ALBERTO SANTOS DUMONT, MANTÉM VÍVIDA A ESPERANÇA NO CONTÍNUO RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CONSUBSTANCIADO EM MODERNOS EQUIPAMENTOS E SÓLIDO AMPARO À FAMÍLIA MILITAR.

QUE A FORÇA AÉREA MANTENHA-SE FIRME NO INSTIGANTE PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA UM BRASIL EMPREENDEDOR EM SUA INDÚSTRIA AERONÁUTICA; SOBERANO EM SUAS FRONTEIRAS; E DIGNO DA CONTÍNUA ADMIRAÇÃO MUNDIAL, EM FACE DA RESPONSÁVEL LIDERANÇA NO SETOR AEROESPACIAL.

POIS, AS PALAVRAS DISPOSTAS, NA ENTRADA DA SINGELA RESIDÊNCIA DE CABANGU, DESEJAM PERMANECER ECOANDO, COMO SÍMBOLO DE ORGULHO PARA O PAÍS BERÇO DA AERONÁUTICA MUNDIAL – A TUA OBRA ESTÁ FEITA. COM ELA CONQUISTASTE O ESPAÇO E O TEMPO.

FOSTE O PRIMEIRO A ENTRAR NO AZUL.

PARABÉNS AVIADORES, SUCESSO A NOSSA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica

Saiba mais: Blog do NINJA, 23/10/2011

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Datas Especiais

Dia do Paraquedista
O calendário reserva 22 de outubro para comemorar o Dia do Paraquedista. Nesta data, em 1797, foi realizado o primeiro salto bem-sucedido de paraquedas. O autor da façanha foi o francês André Jacques Garnerin (1769-1823). Ele saltou de uma altura de 600 metros no Parque Monceau, em Paris. 

Saiba mais: Blog do NINJA, de 22/10/2010

Pioneiros

Paraquedista salta da estratosfera e bate recorde de velocidade
O paraquedista austríaco Felix Baumgartner entrou para a História ao superar a velocidade do som, saltando da estratosfera no dia 14 de outubro de 2012. Segundo dados da Associação Aeronáutica Nacional dos Estados Unidos, o piloto atingiu a velocidade de 373 metros por segundo durante o salto (a velocidade do som é de pouco mais de 340 metros por segundo). A associação é o braço norte-americano da Organização Internacional de Recordes.
O salto iniciou-se da altitude de aproximadamente mais de 39 mil metros e o tempo de queda livre chegou a 4 minutos e 20 segundos. Perguntado sobre como era a sensação de quebrar a barreira da velocidade do som, o piloto disse que “não sentiu nada” e não lembra o momento exato em que conseguiu atingir a velocidade. “Quando eu estava lá, no topo do mundo, eu não pensava mais em quebrar recordes. Você fica humilde, você só quer voltar vivo. Foi a coisa mais importante do mundo, quando eu estava lá”, disse Baumgartner, na coletiva de imprensa concedida depois do salto.
O piloto conta que, quando ele chegou ao local de onde saltaria, disse: “Sei que o mundo todo está me vendo agora e queria que o mundo pudesse ver o que eu vi. Você tem que ir muito alto para entender o quão pequeno é.” Para o austríaco, o momento mais empolgante do salto foi “quando ele estava no topo do mundo”, pronto para saltar. Já o momento mais bonito, diz ele, foi quando se encontrou com Mike Todd, da equipe que acompanhava a missão: “Ele apareceu sorrindo como uma criança. Nós nos tornamos muito ligados, me sinto como um filho dele.” Baumgartner afirmou, ainda, que enfrentou problemas na queda, mas a situação já havia sido antecipada. Segundo ele, os giros previstos para a queda acabaram sendo muito violentos, mas a situação foi contornada. Outra dificuldade do salto foi que o piloto perdeu contato com a central responsável pela missão por alguns momentos durante a queda.
Baumgartner saltou de uma cápsula levada por um balão à estratosfera por volta das 15h05. Às 15h11, o paraquedas abriu. Às 15h16, ele chegou ao solo. O balão que levou a cápsula até a estratosfera começou a subir às 12h30. A subida, que demorou 2h30, atrasou várias horas devido ao vento excessivo em Roswell, nos Estados Unidos, local escolhido para a realização da missão.
Horas antes, Baumgartner colocou seu traje pressurizado, que o protegeu das temperaturas de até 70 graus abaixo de zero registradas na estratosfera e que aclimatou seu corpo antes do lançamento. 

Saiba mais: www.redbull.com.br

domingo, 21 de outubro de 2012

Especial de Domingo

Portões Abertos DCTA 2012
Realizado ontem, 20 de outubro de 2012, em comemoração à Semana da Asa, o evento Portões Abertos, promovido pelo DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP, reuniu aeronaves, equipamentos e foguetes, além de demonstrações aéreas. Entre as aeronaves expostas estavam: o A29 Super Tucano, Amazonas C105, AMX, F5 Tiger, Xavante AT26, Universal T25, helicópteros Esquilo da FAB, do Exército e da Polícia Paulista, o P3 Orion, o Embraer 175 e o Phenom 100, entre outros. Foi demonstrada uma descida com cordas (rapel) por militares da FAB, saindo de um helicóptero Black Hawk, da Base Aérea de Santa Maria (RS). A principal atração do evento foi o show da Esquadrilha da Fumaça, que em 2013 passará a empregar o A29 Super Tucano. Veja as imagens do "Portões Abertos DCTA 2012" enviadas ao NINJA.
Fotos enviadas por Evaldo Alexandre.

sábado, 20 de outubro de 2012

Datas Especiais

Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
O calendário reserva 20 de outubro para a comemoração do Dia do Controlador de Tráfego Aéreo. Estes profissionais, integrantes do SISCEAB – Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, são formados por duas instituições: a EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá, SP, e o ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo, sediado em São José dos Campos, SP.
Os controladores de tráfego aéreo brasileiros - como operadores, instrutores, gestores e pesquisadores - fazem parte de organizações como o Comando da Aeronáutica, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e empresas privadas e públicas com concessão para prestação de serviço de tráfego aéreo, como é o caso, respectivamente, das equipes da Torre Jundiaí e Torre Maringá. O Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA parabeniza todos os homens e mulheres que atuam e já atuaram no controle de tráfego aéreo, zelando pela proteção ao voo.


Mensagem do diretor do DECEA aos controladores de tráfego aéreo

Há pouco menos de um século, o homem enfrenta o desafio de manter sob estrito controle e perfeita segurança as aeronaves que singram os espaços aéreos sobre as nações. Tarefa árdua e apaixonante, visto que o trinômio homem-avião-natureza foi um advento que, desde a sua concepção, contrariou a regra natural do homem em ter seus pés firmes sobre a terra. O avião venceu a estratosfera, cruzou oceanos e continentes, mantém soberanos os Estados, e, na sua surpreendente escalada, hoje já voa sem pilotos a bordo, entretanto ainda não o faz sem o devido controle do espaço aéreo que utiliza.

Nos céus do nosso País, de dimensões continentais, milhões de pessoas alçam voos confiantes que o mais precioso dos seus valores, a vida, está seguro nas mãos dos profissionais da aviação: Pilotos, Tripulações e aqueles que dedicam suas mentes ao complexo exercício do controle do espaço aéreo, os Controladores de Tráfego Aéreo. Tal certeza se confirma nas estatísticas que rigorosamente apontam para a aviação como o segmento de transporte mais seguro no mundo. 

O dia 20 de outubro foi escolhido para reconhecer, em âmbito internacional, os homens e mulheres, civis e militares, que diuturnamente nos órgãos de controle, em discreto anonimato, se empenham na missão de assegurar a integridade das aeronaves e seus passageiros, desde os pátios dos aeroportos até os mais longínquos destinos. 

O cenário atual da aviação brasileira é de franco crescimento e vem capitaneando o setor de transportes. Intimamente ligada à evolução do transporte aéreo, a Força Aérea Brasileira, por intermédio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, DECEA, vem investindo em diversos setores que suportam as Comunicações, a Navegação Aérea e a Vigilância do Espaço Aéreo para o Gerenciamento de Tráfego Aéreo em todo o Brasil, de forma a manter o País entre os mais seguros e eficientes do mundo na prestação dos Serviços de Tráfego Aéreo, conforme atestado recentemente pela Organização de Aviação Civil Internacional.

Tal empreendimento demandará disciplina mental e novas características profissionais para a adaptação a um novo ambiente de trabalho, no qual a participação dos usuários e provedores dos demais serviços relacionados ao transporte aéreo será cada vez mais ativa. O gerenciamento do tráfego aéreo será efetuado com o emprego intenso de enlaces digitais e sistemas de apoio à decisão, capazes de proporcionar um efetivo controle dos movimentos aéreos em 4 dimensões. 

O Brasil, em evidência no cenário mundial, vive um momento ímpar em sua história ao sediar grandes eventos internacionais. Por ocasião dos Jogos Mundiais Militares e da Conferência das Nações Unidas, Rio + 20, buscou-se garantir a segurança do tráfego aéreo, sem comprometer a evolução das operações civis e militares, resultado da implantação de processos, sistemas e equipamentos cada vez mais modernos e eficientes. 

Os cenários para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 já estão amadurecidos e um grande treinamento para preparação dos controladores terá início em novembro de 2012. Todo esse esforço, porém, seria inócuo se o DECEA não contasse com um efetivo capaz de adaptar-se a um ambiente em constante evolução. Homens e mulheres disciplinados que vêm contribuindo para fazer do espaço aéreo brasileiro um exemplo a ser seguido em termos de segurança, eficiência e eficácia. 

Reconhecendo a velocidade com que ocorre a transformação dos serviços e os desafios que rotineiramente se apresentam, como Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo parabenizo a cada um dos componentes desse grupo profissional que tenho orgulho de representar e cumprimento-os pela passagem deste dia dedicado aos profissionais cuja rotina diária é defender o País e zelar pelo seu progresso. 

Parabéns, controlador de tráfego aéreo! 

Parabéns, controlador de operações aéreas militares!

Tenente-Brigadeiro do Ar 
Marco Aurélio Gonçalves Mendes
Diretor-Geral do DECEA

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Portões Abertos Porto Velho

Base Aérea promove tradicional evento neste domingo
Promovido anualmente desde a década de 80 pela Base Aérea de Porto Velho-RO, o evento “Portões Abertos”, será realizado neste próximo domingo (21). De acordo com o Coronel Aviador Augusto Cesar Abreu dos Santos, Comandante da Base Aérea de Porto Velho, as expectativas são de superar o público do ano passado, em torno de 30 mil pessoas, além do numero de alimentos não perecíveis arrecadado, acima de sete toneladas. Com inicio marcado para às 9h e término às 17h, o “Portões Abertos”, contará com exposições de aeronaves civis e militares. Durante o evento será possível observar aeronaves militares de famosos modelos como o tradicional Super Tucano. O potente F-5 e o avião guardião E-99, estarão estacionados no pátio da Base Aerea. Um Boeing também será colocado na exposição. Durante todo o dia, os militares que participam da operação “Ágata”, irão continuar com suas atividades normais. Será a oportunidade de observar bem de perto a rotina de trabalho e um soldado da Força Aérea Brasileira.
“O portões abertos já é um evento tradicional, vamos trazer aeronaves civis e militares de vários lugares do Brasil. Iremos disponibilizar um espaço para a família, para mantermos esse laço de proximidade da Base Aérea de Porto Velho com a sua comunidade”, disse o Coronel Augusto Cesar. A entrada do evento é gratuita, porém, quem doar um quilo de alimento não perecível, concorrerá à sorteios de voos panorâmicos durante todo o dia. Será a oportunidade de sobrevoar a Amazônia a bordo de uma aeronave militar. Os alimentos doados serão repassados a instituições de caridade e entidades beneficentes que realizam trabalhos de atendimento à comunidade na capital de Rondônia. Também haverá durante todo o evento, apresentações artísticas e culturais, espetáculos regionais, praça de alimentação, estacionamento e espaço para as crianças.

Parcerias 
O “Portões Abertos”, não se restringe apenas a aeronaves. A Base Aérea também disponibilizará em suas dependências atendimentos diversos à comunidade. A Fundação Hemeron irá realizar coleta de sangue e realizará um banco de cadastro para a doação de medula óssea. O Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, o Aeroclube de Porto Velho, entidades beneficentes, entre vários parceiros, irão estar presentes no evento, promovendo uma série de atividades conjuntas de atendimento à comunidade.
“A Base Aérea de Porto Velho tem o imenso prazer de convidar a comunidade portovelhense e de regiões próximas à visitarem nossas dependências, e conhecerem um pouco do trabalho das Forças Armadas. O portões abertos é realizado para despertar vocações, vemos isso nos olhos das crianças que se aproximam de uma avião, acreditamos nesse trabalho e queremos apresentar para a comunidade”, concluiu o Coronel Augusto Cesar. Então participe do “Portoes Abertos”, o evento é neste próximo domingo (21) com inicio marcado para às 9h e termino às 17h. A Base Aérea de Porto Velho fica localizada na Avenida Lauro Sodré, Bairro Belmont.

Fonte: Rondônia ao Vivo

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Esquadrilha da Fumaça

EDA estará nos Portões Abertos de Guaratinguetá e São José dos Campos
Na Semana da Asa, as unidades da FAB realizam o evento “Portões Abertos”, com exposição de aviões e shows aéreos. No Vale do Paraíba Paulista, as cidades de Guaratinguetá e São José dos Campos terão o evento neste sábado, 20 de outubro de 2012, com promoção, respectivamente, da EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica e DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. A Esquadrilha da Fumaça se apresenta às 11 horas em Guaratinguetá e às 15 horas em São José dos Campos, nos respectivos aeroportos, com entrada franca.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Datas Especiais

Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
A data é comemorada hoje em homenagem ao voo inaugural do M-7, em 17 de outubro de 1935. O M-7 foi o primeiro avião de projeto nacional a ser produzido por uma fábrica brasileira. A criação foi de Antônio Guedes Muniz, Oficial do Exército que acabaria se tornando Marechal-do-Ar da Força Aérea Brasileira, criada em 1941. Ao todo, 28 unidades do biplano foram construídas nos hangares da Ilha do Viana, no Rio de Janeiro. Um deles, fabricado em 1938, está hoje em exposição no Museu Aeroespacial, também no Rio. Este último M-7 fez parte da dotação da Escola de Aviação Militar até 1941 e depois foi repassado para aeroclubes, onde voou com a matrícula PP-TEN.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Portões Abertos DCTA 2012

Memorial Aeroespacial funcionará durante o “Portões Abertos”
O DCTA, em São José dos Campos, SP, realiza, no dia 20 de outubro, o "Portões Abertos 2012". O evento, que faz parte das comemorações da Semana da Asa, disponibilizará para a visitação do público a estrutura do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), espaço que reúne, entre outras atrações, maquetes de aeronaves e produtos desenvolvidos por pesquisadores do DCTA. Inaugurado em 2004, o Memorial oferece um grande acervo aeronáutico, como aviões utilizados pelas Forças Armadas e réplicas de foguetes. Além disso, mostra projetos desenvolvidos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pesquisas que marcaram diretamente a vida da população e tiveram origem no DCTA, como a urna eletrônica e o motor a álcool. Complementam ainda o acervo do MAB o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil, e um painel dedicado ao Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Victor da Silva, considerado um dos precursores da indústria aeronáutica brasileira. Além disso, há uma réplica em tamanho natural do Veículo Lançador de Satélites (VLS). A abertura do MAB para visitação à comunidade no "Portões Abertos 2012" complementa uma série de atrações. O evento contará com uma infraestrutura completa para receber a comunidade, como áreas para estacionamento e praça de alimentação. No que tange às atividades aéreas, haverá apresentação da Esquadrilha da Fumaça, voo de aeromodelismo e exposição estática de aviões e de helicópteros. 

Saiba mais: www.cta.br