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Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 8 de dezembro de 2012

Tecnologia

FAB terá sistema nacional de datalink para comunicação entre aeronaves
A Força Aérea Brasileira assinou nesta quinta-feira (6/12) o contrato para o desenvolvimento do "Link BR2", tecnologia que vai permitir os aviões trocarem dados entre si em pleno voo. O acordo com a empresa Mectron, de São José dos Campos (SP), prevê que até 2016 o sistema deverá estar instalado em quatro caças F-5M, quatro A-29 e dois E-99, além de estações em solo, inclusive para uso do Exército e da Marinha. O planejamento prevê instalar o Link BR2 futuramente em um maior número de aeronaves, além de outros modelos, como helicópteros, aviões de patrulha e de reabastecimento em voo. "O sistema de datalink é um multiplicador de força para qualquer Força Aérea", afirmou o Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), organização da FAB responsável por projetos de aquisição. O Link BR2 vai integrar mais aeronaves da Força Aérea em uma só rede, diferente dos modelos atualmente em uso, que são restritos a aeronaves específicas. Com o novo datalink será possível, por exemplo, um piloto conseguir visualizar todos os dados captados pelo radar de outro avião. O Brigadeiro Baptista Júnior lembrou ainda que o contrato assinado envolve não apenas a aquisição do sistema, mas o seu desenvolvimento no Brasil. "É uma oportunidade para a indústria nacional, para que a gente traga não somente a fabricação do hardware, do rádio, daquilo que é fabricado, mas principalmente que a gente traga a inteligência que está dentro deste processo do datalink", explicou. Já o presidente da Mectron, Gustavo Ramos, ressaltou que este contrato é importante para assegurar o desenvolvimento do Brasil na área de tecnologia. "É uma condição sine qua non fazer o desenvolvimento no Brasil para que a indústria nacional de defesa possa ter essa competência, atender a essas necessidades, absorver tecnologia com garantia de segurança nacional e depois exportar para outros países e crescer ainda mais", disse.  

SAIBA MAIS - Leia a seguir entrevista com o Coronel-Aviador Francisco Guirado Bernabeu, um dos gerentes do projeto Link BR2, e o Coronel-Aviador Flávio Luis de Oliveira Pinto:  

Agência Força Aérea - Qual a vantagem de uma aeronave utilizar datalink? 
O datalink hoje representa um grande diferencial para uma Força Aérea, especificamente para aeronaves de combate, porque permite que elas troquem informações, por dados, sem a necessidade de comunicação por voz. Isso agiliza a comunicação entre os pilotos e aumenta muito a consciência situacional.  

Agência Força Aérea - Como, na prática, ele pode ser utilizado? 
Por exemplo, a síntese radar do E-99, uma aeronave que tem um radar bastante poderoso, pode ser repassada para um piloto de A-29, de maneira que este tenha condições de visualizar outras aeronaves, mesmo sem ter um radar à bordo Isso evita que o operador do E-99 e o piloto do A-29 tenham que estabelecer comunicação por voz.  

Agência Força Aérea - E o Link BR2 serve para transmitir imagens também? 
Serve. É possível a transmissão de imagens óticas ou de outros tipos de sensores, além de também mandar texto, o que também traz um grande ganho operacional. Uma aeronave pode enviar a imagem de um alvo para outra aeronave ou para um centro de comando e controle, a fim de verificar sua correta identificação e engajamento.Um comandante pode acompanhar visualmente o desenrolar de uma operação.  

Agência Força Aérea - A adoção dessa tecnologia muda a forma de combater? 
Muda. Por exemplo, utilizando o recurso do datalink, você pode enviar uma aeronave na frente, com o radar desligado, mas conhecendo todos os alvos à frente, repassados por uma aeronave que esteja mais atrás, esta sim com o radar ligado. Então, quer dizer, a aeronave da frente ao não utilizar o radar, vai estar mais escondida eletronicamente do que uma aeronave que esteja com o radar ligado. Essa aeronave da frente, portanto, pode se aproximar mais de seu alvo e fazer uso mais eficiente de seu armamento, por meio das informações passadas por outras aeronaves.  

Agência Força Aérea - E é possível atirar utilizando os dados do Link BR2? 
Sim, será possível. Não faz parte do escopo deste projeto, mas já previmos a possibilidade de fazer a escravização e o guiamento de mísseis a partir de alvos captados por sensores de outras aeronaves e transmitidos via data link.  

Agência Força Aérea - Como será a implantação do Link BR2 na FAB? 
Inicialmente nós vamos instalar o datalink em quatro aeronaves F-5M, quatro aeronaves A-29 e duas aeronaves E-99M. Com o datalink instalado nessas aeronaves, vamos fazer uma prova de conceito e testar todas as funcionalidades que foram planejadas. Depois que validarmos a solução, vamos implementar nas demais aeronaves da Força Aérea.  

Agência Força Aérea - E o A-1 modernizado, terá o Link BR2? 
O Link BR2 já está sendo instalado no A-1, só que o A-1 está recebendo a primeira versão do link BR2. Neste contrato que estamos assinando, vamos ter o link BR2 com capacidades adicionais, mas essa nova versão será capaz de trocar dados com a versão instalada no A-1 .  

Agência Força Aérea - Qualquer aeronave pode receber uma tecnologia como essa? 
Sim, mas seu uso depende de como a aeronave vai ser utilizada em um cenário operacional. O equipamento datalink é mais ou menos do tamanho de uma caixa de sapatos. Nessa caixa haverá um rádio e o terminal datalink, com protocolos de comunicação e aplicativos para interagir com os pilotos e os sistemas das aeronaves  

Agência Força Aérea - E que tipos de aeronaves devem receber datalink? 
Depende da missão dessa aeronave. Aeronaves de caça, aeronaves de reconhecimento, aeronaves de patrulha, de reabastecimento, de controle e alerta em voo, helicópteros.... qualquer aeronave que tenha uma função relevante no teatro de operações.  

Agência Força Aérea - A FAB já utiliza algum tipo de datalink? Qual a diferença para o Link BR2? 
Nós já utilizamos alguns datalinks. Nós temos um datalink que permite que apenas aeronaves F-5 conversem entre si; temos outro datalink para as aeronaves A-29, e temos o Link BR1, que permite a comunicação entre as aeronaves E-99 e R-99 com estações em solo. Foi a partir da experiência adquirida com esses datalinks, que conseguimos desenvolver os requisitos para o Link BR2, que vai permitir que todas as aeronaves possam conversar entre si com grande capacidade de transferência de dados. Será possível, com esse novo sistema, incluir mais de 1.000 aeronaves, em diversas redes, trocando dados, simultaneamente, entre si. 

Fonte: Agência Força Aérea

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer

A arquitetura de Niemeyer nas instalações da FAB
Obras de Oscar Niemeyer (1907-2012) também estão presentes em pelo menos duas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Vários prédios que fazem parte do complexo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP, foram criados pelo arquiteto. Ele também projetou o Memorial Senta a Pua, localizado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O anteprojeto de Niemeyer para as construções no CTA, hoje DCTA, foi selecionado em um concurso fechado, em 1946, concorrendo entre cinco projetos. As obras foram iniciadas em 1947, quando o arquiteto tinha 40 anos.
A primeira construção, o prédio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi concluída em 1950. Além do ITA foram construídos o Túnel de Vento, a Biblioteca e Laboratório de Aerodinâmica. O projeto também contemplou o alojamento de estudantes e várias residências da vila militar.
O anteprojeto continha traços da arquitetura e urbanismo modernos, conceituados como um conjunto de movimentos artísticos e arquitetônicos que caracterizaram a arquitetura produzida durante grande parte do século XX, da qual Niemeyer é um expoente. Ele concebeu um projeto para a área que contemplava a proximidade entre os setores de ensino, pesquisa, desenvolvimento e habitação levando em conta uma relação mais equilibrada entre as horas de trabalho/moradia/lazer. A existência entre as áreas de lagos e áreas verdes iam ao encontro da concepção moderna de cidades jardins. A implantação de blocos habitacionais, separados por áreas verdes e entremeados por vias locais curvas (baixa velocidade), deram base para a concepção das futuras superquadras de Brasília. Os prédios chamam atenção pela simplicidade. As obras sofreram poucas mudanças desde a sua construção e estão em processo de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Memorial dos Veteranos da II Guerra
A Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, considerada o berço da aviação de caça, também abriga uma obra de Niemeyer. O Memorial Senta a Pua, inaugurado em 22 de abril 2001 – Dia da Aviação de Caça, é uma homenagem aos militares do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira que atuou no Teatro de Operações Europa durante a II Guerra Mundial. A idéia de Niemeyer era criar uma forma que lembrasse a trajetória e o impacto das bombas lançadas pelos aviões P-47 utilizados pelo esquadrão brasileiro Senta a Pua.
Na parte interna do Memorial há uma longa placa em alumínio com o nome de todos os integrantes do 1º GAVCa que participaram da Campanha da Itália. A bolacha do "Senta a Pua" está colocada à entrada do monumento. 

Fonte: www.fab.mil.br

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ozires Silva

UM SALTO PARA O FUTURO
Os riscos para empreender em direções inovadoras podem ser avaliados como grandes e a certeza do sucesso precisa ser maior. Sempre existirão obstáculos sobre as mudanças, normalmente as que carregam qualquer novo empreendimento. Vencedores são aqueles que os superaram, com coragem e desprendimento, avançando com passos ousados para que, algo imaginado, pudesse ser feito e experimentar sucessos. É claro que, quando começamos a tentar uma nova iniciativa uma quantidade de descrenças pode surgir, trazendo em seu bojo argumentos de impossibilidades. O grande físico Isaac Newton estabeleceu numa das expressões de lei universal da própria Natureza que “uma condição de conforto, de estabilidade somente pode ser modificada por forças externas”. Isto é, nada acontece se um esforço externo não for aplicado! Estamos ingressando em 2013. Do ano novo espera-se sucessos e realizações. Há pouco mais de 60 anos, visionários trouxeram para nossa região um Centro Técnico de Aeronáutica, uma organização de pesquisas e uma nova instituição de ensino superior, o ITA. Poucos poderiam imaginar os impactos daquelas iniciativas. Da vocação agrícola surgiram centros de conhecimento, de cultura, produzindo produtos variados, gerando oportunidades. Da iniciativa inicial, hoje a região produz aviões, aqui criados, voando em mais de 90 países. Nossa cidade e nosso Vale do Paraíba são vistos por todo o mundo como berço da terceira maior empresa fabricante de aviões para uso comercial e corporativo. Fazendo um esforço de imaginação, podemos contabilizar o que foi feito como algo que produziu um futuro muito maior do que os que começaram poderiam ter imaginado. Também podemos nos convidar a pensar! Em 2013, iniciará seu trabalho uma nova administração municipal. É momento de pensar. E pensar grande ou pensar enorme! Pensar em revitalizar um novo Centro, mas bem maior do que o imaginado há 60 anos! Um Centro que seja um Complexo Aeronáutico, o mais importante do Hemisfério Sul e que se nivele, ou supere, os melhores do mundo. Algo que aproveite as bases que temos hoje, criadas pela terceira maior produtora de aviões comerciais do Planeta. E isso não é pouco! Um Centro que congregue uma Feira Internacional de Aeronáutica, uma das mais importantes, que atraia eventos sobre aviação – uma Universidade do Ar, expandindo o ITA, formando e graduando especialistas necessários para trabalhar em todos os campos das atividades que cercam o avião e as dezenas, ou mesmo as centenas, de atividades a ele ligadas. Um centro de atividades aeronáuticas que abrigue tudo o que o avião precisa, conhecimento, negócios, educação, eventos e muito mais! Já temos um aeroporto internacional dotado com todas as condições para atrair um expressivo tráfego de cargas e de passageiros. A lista de atividades que tal iniciativa pode ensejar engloba alternativas quase que não imagináveis e chegar longe, como foram longe as ideias dos visionários, liderados pelo então Coronel Casimiro Montenegro Filho, o grande criador do CTA e do ITA, do qual sempre sentiremos falta. E tudo isso pode ser alojado, geograficamente, numa área disponível irrigada por acessos de superfícies da melhor qualidade, ligando-nos ao maior centro nevrálgico da atividade econômica do país. No século passado, os tradicionais recursos básicos da produção –eleitos pelos economistas como sendo Capital e Recursos Naturais– já foram suplementados pelo Conhecimento, aqui entendido como cultura, nível educacional, etc. As consequências são claras. As nações ricas, ou em processo de enriquecimento, mudaram suas estruturas básicas e fundamentais. São admiradas pelos resultados que conseguiram em razão das mudanças corajosas que fizeram. Coloco nas mãos dos brasileiros da atualidade a enorme responsabilidade de pensar sobre o que temos agora e que tudo isso possa nos impelir para novas iniciativas que, certamente, produzirão importantes impactos, os quais vão contribuir expressivamente para maior qualidade de vida e oportunidades para todos.

Texto: Ozires Silva

Fonte: O Vale

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Biblioteca Ninja

O MENINO DO ESPAÇO
Um livro para crianças escrito e desenhado por um astronauta. Assim é "O menino do espaço". O livro, de autoria de Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir para o espaço, é um presente obrigatório para qualquer criança. A história de vida do primeiro astronauta brasileiro é contada em 41 páginas ilustradas pelo próprio Marcos Pontes e concluídas com as 20 dicas de ouro do astronauta para jovens de sucesso. O livro ainda traz dicas e ideias para pais e professores sobre como utilizar este livro em casa ou na sala de aula, para trabalhar temas como ciências, matemática, geografia, entre outros. Também aborda temas importantes para o desenvolvimento social dos jovens como autoconfiança, medo de avaliações, disciplina, superação, etc. O livro traz ainda uma biografia escrita pelo astronauta para enriquecer as informações à disposição dos pais e professores para contarem a história a seus filhos ou alunos. Também traz informações sobre a estação espacial internacional, experimentos nacionais realizados no espaço e curiosidades sobre a Missão Centenário, a primeira missão espacial do Brasil. Quem já ouviu o Marcos contando sua história de vida, sabe que é emocionante e traz muitas lições. O livro está disponível para reservas no telefone 11-3744-6141 ou chris@mchilliard.com.br 

Fonte: AEROIN

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tráfego Aéreo

1º GCC - Primeiro Grupo de Comunicações e Controle

Atuação 
O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) é a unidade, subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), apta a instalar, operar e manter um escalão avançado de operações aerotáticas em áreas onde a cobertura ordinária não for suficiente. O controle, as comunicações e o alarme aerotático fornecidos pelo 1º GCC, suprem eventuais falhas de detecção e ligam áreas remotas com os usuários dos centros de controle e operações. Dotado de cinco esquadrões, o 1º GCC é uma unidade versátil e de grande mobilidade; apoia operações essenciais para a segurança e eficácia do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Seus esquadrões são grupamentos equipados com modernos sistemas de controle e comunicação, capacitados para - a qualquer tempo e em qualquer local do território brasileiro - apoiar os comandos operacionais. Quando requisitados, instalam e operam centros de controle e bases operacionais em áreas muitas vezes de difícil acesso, fornecendo serviços como: detecção radar para defesa e controle de tráfego aéreo; identificação, localização e designação de alvos; controle de interceptação; designação de alvos para artilharia antiaérea; apoio à navegação aérea; comunicações via satélite, VHF e UHF remotos; RTCAER (TF-1, TF-2, TF-3, TF-4, TF-5); dentre outros. 

Histórico 
O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) foi criado através da Portaria Reservada n.º194/GM3, de 08 de junho de 1982. Ativado, a princípio, como núcleo (Núcleo do Grupo de Comunicações e Controle - NGCC), através da Portaria Reservada n.º 195/GM3, a unidade era então subordinada ao Comando Aerotático (COMAT). Nos três anos em que atuou como um núcleo de operações, o órgão, que ainda não possuía esquadrões, teve a sua atividade voltada para a elaboração das instruções para a organização e o funcionamento do 1º GCC. Em 25 de setembro de 1984, passou à subordinação da Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV), incorporando, em outubro do mesmo ano, os 1º e 2º ECA - Esquadrão de Comunicação e Controle. No ano seguinte, através da Portaria Reservada n.º 062/GM3, de 17 de janeiro de 1985, o NUGCC era, enfim, desativado para dar lugar a uma unidade de maior porte - o 1º GCC. A Portaria também ativou: Um Esquadrão de Controle (ECT). No Centro de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens (CATRE), em Natal/RN; Um Núcleo do Esquadrão de Comunicações do 1º GCC (1º NUECOM). Na Base Aérea de Santa Cruz/ RJ, constituído pelo pessoal e pelo acervo material do 1º ECA. Na época, a denominação dos esquadrões do 1º GCC ganhou a atual nomenclatura - 1º, 2º, 3º e 4º do 1º GCC - bem como foi ativado o último esquadrão do órgão, o 5º/1º GCC, com a finalidade de operar e manter, em nível orgânico, um Sistema de Controle de Aproximação de Precisão no aeródromo de Fortaleza – CE. Desde 2001, com as alterações da denominação do órgão central do SISCEAB, o 1º GCC está subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). 

Estrutura 
Apesar do pequeno efetivo, cerca de 70 pessoas, o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) atua - por meio de seus esquadrões de comunicação, controle e alarme - em todo o território nacional. Sediado no Rio de Janeiro, próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, a unidade dispõe, para o exercício de suas operações em apoio ao SISCEAB, dos seguintes esquadrões: 

Esquadrão de Comunicação 
1º/1º GCC - Base Aérea de Santa Cruz (Rio de Janeiro/RJ) 
Operador de um centro de comunicações fixo, em horário integral, fornece os recursos necessários para compor os postos de comunicações ou outros centros, dando uma enorme flexibilidade aos comandos operacionais. Através de meios criptográficos, o 1º/1º GCC provê uma estrutura de comunicação eficaz e de alta confiabilidade. 

Esquadrões de Controle e Alarme 
2º/1º GCC- Base Aérea de Canoas (Canoas/ RS) 
4º/1º GCC- Base Aérea de Santa Maria (Santa Maria/RS) 
O Controle do Espaço Aéreo pode ser exercido através dos dois Esquadrões de Controle e Alarme do 1º GCC. Por possuírem equipamentos móveis, dão ao comando uma enorme flexibilidade, atuando em áreas que não contam com estes recursos. Além da autonomia na execução de detecções, no acionamento de aeronaves e na condução de todas as fases de interceptação, o esquadrão é capaz de operar como um sítio de detecção, enviando as imagens radar para um Centro de Operações Militares de um CINDACTA. 

Esquadrões de Controle 
3º/1º GCC- Base Aérea de Natal (Natal/RN) 
5º/1º GCC- Base Aérea de Fortaleza (Fortaleza/CE) 
Equipados com radares móveis - Radar Terminal e Radar de Aproximação de Precisão (PAR) - esses esquadrões estão capacitados para receber as aeronaves e conduzi-las até um pouso seguro, sob quaisquer condições meteorológicas. Garantem a segurança ao piloto, por meio de equipamentos de alto desempenho e precisão. 

Fonte: DECEA

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Carreiras na Aviação

Escola de Especialistas de Aeronáutica forma 781 novos sargentos
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na sexta-feira (30/11), a formatura de 781 novos sargentos na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Os novos militares fazem parte da 235ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS), da 6ª Turma do Curso de Formação de Sargentos – Modalidade Especial – Básico de Controle de Tráfego Aéreo (CFS-ME-BCT) e da 19ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS). A cerimônia constou de passagem do estandarte da EEAR ao mais novo líder do Corpo de Alunos, entrega das insígnias de graduação pelas madrinhas e pelos padrinhos aos promovidos, entrega do Prêmio Força Aérea aos primeiros colocados de cada Curso e entrega do prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. A solenidade militar foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, Embaixador Celso Amorim, com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, do Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Terciotti e do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. Os formandos das Turmas CFS, CFS-ME-BCT e EAGS receberam, na quinta-feira (29/11), seus diplomas, distintivos e certificados de conclusão de curso e estágio durante a cerimônia de entrega de distintivos. Na ocasião, os familiares do Patrono, Luiz Gonzaga da Costa e do Paraninfo, Jonas Antonietti Filho, foram homenageados. Ao final do evento, a Banda Sinfônica da EEAR fez uma apresentação para os graduados e familiares. O Curso de Formação de Sargentos (CFS) formou 447 novos profissionais - 283 homens e 164 mulheres - nas especialidades Administração, Comunicações, Cartografia, Controle de Tráfego Aéreo, Desenho, Eletrônica, Eletromecânica, Eletricidade, Eletricidade e Instrumentos, Estrutura e Pintura, Foto-Inteligência, Meteorologia, Equipamento de Voo, Informações Aeronáuticas, Mecânica de Aeronaves, Material Bélico, Obras, Suprimento, Guarda e Segurança, Metalurgia e Enfermagem. No Curso de Formação de Sargentos – Modalidade Especial – Básico em Controle de Tráfego Aéreo (CFS-ME-BCT) foram 69 novos sargentos, sendo 43 homens e 23 mulheres. Já o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) preparou 268 militares, nas especialidades de Administração, Eletrônica, Enfermagem, Sistema de Informação, Laboratório, Música, Obras e Radiologia. O curso formou 207 homens e 61 mulheres.

Fonte: EEAR

domingo, 2 de dezembro de 2012

Especial de Domingo

Mulheres comemoram 30 anos nas fileiras da FAB
As primeiras turmas femininas ingressavam pelos portões das escolas de formação da Força Aérea Brasileira (FAB) em 1982. Compostas por 148 alunas do Estágio de Adaptação ao Quadro Feminino de Graduados da Aeronáutica, no então Centro de Instrução de Graduados da Aeronáutica, hoje Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), e por 154 alunas que realizaram, no Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, o curso de formação para ingresso no quadro feminino de oficiais. Para comemorar esse importante marco, o CIAAR sediou, no dia 23 de novembro de 2012, o evento alusivo aos 30 anos do ingresso da Mulher Militar na FAB. Nestas três décadas, as oficiais e graduadas acumularam muitas vitórias e entraram para história das Forças Armadas, exercendo as mais diversas funções, de aviadora a intendente, passando pelas áreas de saúde e pelo Quadro Complementar. Na cerimônia, presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Terciotti, foram homenageadas as instituições precursoras e as escolas de formação da mulher militar, com a entrega de placas comemorativas às representantes das diversas especialidades: 1º Ten Intendente Danielle de Souza Siqueira, da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), Suboficial Especialista em Enfermagem Diva Barbosa de Moraes Freitas Dantas, da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), 1º Ten Pedagoga Vanusa Braga Cachoeira, do Curso de Formação de Oficiais do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR) e 1º Ten Fisioterapeuta Marcela Thomaz Cristeli de Oliveira, personificando as militares médicas, dentistas, engenheiras, oficiais temporárias e especialistas, bem como as pioneiras do Curso de Formação de Graduados do CIAAR. “Participar desta solenidade foi muito emocionante e gratificante, nós nos sentimos prestigiadas. Tenho certeza de que teremos muito conquistas e vitórias nos próximos anos”, disse a Cadete Aviadora Betina Rauh, de 20 anos, da Academia da Força Aérea (AFA), que também ficou feliz por ter a chance de conhecer algumas das integrantes das primeiras turmas femininas da FAB, como a Suboficial da Reserva Vânia, egressa da segunda turma de graduadas.
“Esta festa me traz muita emoção e muito amor pela minha farda, da qual tenho saudade desde que fui para a reserva no início deste ano. É uma oportunidade de voltar ao passado, me lembrar do momento em que pisei aqui pela primeira vez após o concurso, de tudo que a Força Aérea me proporcionou ao longo de todos esses anos”, explicou a Suboficial Vânia. A execução do Hino dos Aviadores, nas vozes da 3º Sargento Musicista Fernanda Viviane Rabelo Silva, da 3º Sargento Musicista Franciellen Silva Brandão, ambas da Banda de Música do CIAAR, acompanhadas da 1º Sargento da Polícia Militar Luciana Mara da Silva e da Soldado Bombeiro Militar Natália Beatriz Anacleto Martins, foi um dos pontos altos da cerimônia, que contou também com exibição de vídeos comemorativos, uma exposição de painéis alusivos à trajetória da Mulher Militar na FAB, e a apresentação do grupo de ordem unida “Elite Especialista”, sediado em Guaratinguetá (SP), e que executa com habilidade e destreza movimentos diferentes das evoluções da ordem unida tradicional.
 “Vocês merecem a nossa mais pura admiração, pois são mulheres valorosas que, sobretudo, conciliam suas famílias com o abnegado exercício do patriotismo, em proveito das asas que protegem o nosso amado Brasil”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica,Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, em mensagem produzida para o evento.

Fonte: Agência Força Aérea

Saiba mais: Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA, de 15/6/10 , 9/7/10, 26/5/12 e 5/8/12

sábado, 1 de dezembro de 2012

Aeroportos

Iniciativa privada começa gestão do aeroporto de Brasília
O Consórcio Inframerica, vencedor do leilão para operar, reformar e ampliar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, assume oficialmente a gestão do terminal no dia 01 de dezembro de 2012. O investidor privado já começou a implementar mudanças. A promessa dos novos gestores, parceiros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), é dar prioridade à expansão no número de vagas no estacionamento, à reforma de banheiros e à melhoria das áreas de circulação. “Começaremos nos próximos dias a dar um banho de loja no Aeroporto de Brasília e uma campanha de divulgação, mostrando aos usuários que o local está sob nova administração”, informou o vice-presidente do consórcio, Antônio Droghetti. Segundo ele, no fim de semana começarão a ser colocados tapumes em torno das áreas que receberão investimento imediato. Está prevista também para o período de dezembro a março a mobilização de pessoal próprio e temporário no reforço ao atendimento de passageiros durante a alta temporada. 

Fonte: www.correiobraziliense.com.br

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Carreiras na Aviação

Visitas de estudantes à AFA ajudam escolher profissão
Qual profissão seguir? Essa é uma pergunta que aparece cedo na vida dos estudantes e transforma-se em verdadeiro dilema para os alunos do ensino médio quando prestam o vestibular. Na hora de decidir, nada melhor do que pesquisar e conhecer de perto as opções existentes. Ao longo do ano, a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), recebeu a visita de 1.200 estudantes de 30 escolas privadas e públicas (militares e civis) do ensino fundamental e médio, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, e Amazonas. A AFA é o maior complexo de ensino de aviação militar no país, e além dos oficiais aviadores, a escola também forma os oficiais intendentes, responsáveis pela parte administrativa da FAB e apoio às missões operacionais; e oficiais de infantaria, responsáveis pela defesa das unidades da FAB. Segundo a Professora Maria Amélia Alcântara e Oliveira, do Colégio Rousseau, da cidade mineira de Sacramento, a visita à AFA contribui para “orientar os alunos na escolha da profissão futura, levando-os a conhecer a realidade de instituições educacionais que ofereçam cursos de excelência.” Os estudantes conhecem um pouco sobre a rotina do cadete, visitam as instalações da AFA e algumas aeronaves que ficam em exposição estática. A Academia da Força Aérea recebe a visita de escolas de ensino fundamental e médio às quartas-feiras, durante todo o ano letivo. As escolas interessadas devem enviar um ofício ao Comandante da AFA apresentando a escola e solicitando a visita, pelo fax (19) 3565 7001. A confirmação do recebimento da solicitação pode ser feita pelo telefone (19) 3565 7002. 

Fonte: AFA em www.fab.mil.br

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aeronaves

O primeiro voo do Embraer Legacy 500
Voou, pela primeira vez, dia 27 de novembro de 2012, o novo jato executivo produzido pela Embraer. O Legacy 500, com capacidade para 12 passageiros, decolou do aeroporto de São José dos Campos, SP e voou por uma hora e 45 minutos, sob o comando dos pilotos de prova Mozart Louzada e Eduardo Camelier, acompanhados dos engenheiros de ensaios em voo Gustavo Monteiro Paixão e Alexandre Figueiredo. Segundo a Embraer, o voo foi considerado “impecável”, tendo executado todos os testes de sistemas e de características de desempenho e dirigibilidade. O novo avião deve ter suas primeiras entregas em 2014. Um dos diferenciais do Legacy 500 é a nova tecnologia que vai trazer mais segurança à aviação mundial, chamada de fly-by-wire, um sistema de controle de voo eletrônico que diminui a oscilação da aeronave, minimiza as turbulências e torna o voo mais suave e agradável. Especificações do Legacy 500: Alcance 5.556 km; Velocidade máxima de cruzeiro Mach 0,82; Comprimento da cabine 8,17 m; Largura máxima da cabine 2,08 m; Altura máxima da cabine1,82 m. 

Saiba mais: www.embraer.com

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aeromodelismo

Aeromodelistas de Maringá-PR fazem voos até no escuro
Basta o sol se pôr para que misteriosos objetos façam suas aparições no céu de Maringá, PR. Em uma área descampada e afastada do centro, pequenas formas com luzes parecem brotar do chão. Ora se deslocam lentamente, ora disparam em alta velocidade. Após um breve espetáculo, desaparecem em meio à escuridão, deixando muita gente intrigada. Há quem acredite que os objetos sejam satélites ou aparelhos de espionagem. Já outros pensam se tratar de discos voadores. Mas eles nada mais são do que miniaturas de aviões equipadas com lâmpadas de LED. Os responsáveis pelos “contatos imediatos” são os integrantes de Clube Ingá de Modelismo Elétrico (Cime). Batizada de “Night Flying”, a modalidade surgiu como alternativa para que o grupo estenda o tempo de acrobacias aéreas. “Fora do horário de verão, chega 18 horas e já está escuro. Então alguns começaram a colocar lâmpadas nos aeromodelos para brincar até mais tarde”, explicou o ourives Agnaldo Gaigner, um dos 50 membros do grupo. 

Internet
Os voos noturnos começaram há dois anos. Sobrevoando a 300 metros de altura e alcançando até 120 km/hora, o aeromodelo não pode ser visto pelo observador, que no escuro enxerga só o movimento das luzes. Sem saber do que se trata, muita gente já confundiu os aviões com objetos voadores não identificados, os ovnis. As misteriosas luzes de Maringá ganharam destaque no início deste ano, quando um vídeo fez sucesso na internet. O registro foi feito pelo publicitário Ricardo Yoshio. “Vi de três a quatro luzes se movendo de maneira incomum. Fui atrás e gravei. Alguns dizem que é aeromodelo, mas não havia barulho e não consegui ver ninguém por perto”, comenta Yoshio, que disse não duvidar da existência de vida fora da Terra. O vídeo se espalhou por blogs e sites de ufologia, registrando quase 50 mil acessos. Com tamanha repercussão, outros também foram parar na internet. Quando souberam do ocorrido, integrantes do Cime mandaram mensagens aos sites explicando a situação. Mas muitos não acreditaram. “O pessoal duvida das minhas respostas. Não acredita que eu sou de Maringá, duvida que seja aeromodelista e que voe à noite”, contou Gaigner. 

Fonte: www.gazetadopovo.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Espaço

CLA inicia lançamento da Operação Iguaiba
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, inicia a partir desta semana o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte das atividades da Operação Iguaiba. A operação iniciada no último dia 19, em Alcântara (MA), é realizada em conjunto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) com objetivo de lançar e rastrear o foguete de sondagem VS-30/ORION V10. O foguete irá portar uma carga útil científica com experimentos de universidades e institutos de pesquisas. O lançamento do FTI está previsto para ocorrer nesta próxima quinta-feira (29). O foguete de treinamento é o outro modelo do projeto FOGTREIN desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a indústria nacional. Além do FTI, faz parte do projeto iniciado em 2008 o Foguete de Treinamento Básico (FTB), ambos lançados do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte. O projeto tem o propósito de capacitar o pessoal de operações, verificar os meios associados aos lançamentos e obter a certificação e qualificação dos foguetes. O lançamento desta quinta testará também as condições do CLA para o lançamento do VS-30/ORION V10. A expectativa é que o veículo de sondagem carregado com experimentos do IAE, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possa ser lançado na segunda semana de dezembro. O veículo de sondagem, o décimo da série, é fruto de uma parceria com o Centro Espacial Alemão (DLR). Os especialistas alemães poderão discutir com as equipes do DCTA a integração da interface entre o primeiro e segundo estágios do veículo VS-30/ORION V10. Os alemães também participarão da obtenção de dados por telemedidas, por meio de uma Estação Móvel, doada pelo DLR e operada pelo IAE. O CLBI atuará como Estação Remota na Operação Iguaiba, rastreando por telemedidas e radar a parte alta (acima de 90 km) da trajetória do VS-30/ORION V10. 

FOGUETE DE TREINAMENTO INTERMEDIÁRIO
Comprimento total: 5.500 mm
Apogeu: superior a 54 km
Tempo total de voo: 203 s
Distância percorrida relativa ao local de lançamento: 90 km 

VEÍCULO DE SONDAGEM VS-30/ ORION V10
Comprimento total: 8.870 mm
Apogeu: aproximadamente 450 km
Tempo total de voo: 680 s
Distância percorrida relativa ao local de lançamento: da ordem de 35 km (1º estágio) e mais de 300 km (2º estágio com a carga útil)

Fonte: CLA

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Aeroportos

Guarulhos terá reformas nas duas pistas
A obra está prevista para ocorrer entre fevereiro e junho de 2013 e ficará a cargo da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que venceu leilão para administrar o aeroporto pelos próximos 20 anos. O trabalho será feito de madrugada, entre meia-noite e 6h, e resultará em remanejamento de horários de alguns voos. Entre as modificações, está prevista a construção de saídas rápidas, que são acessos em 45 graus que permitem aos aviões que aterrissam deixar as pistas em alta velocidade, liberando-a para outra aeronave que for pousar ou decolar. Atualmente, o avião tem que ir até o final da pista para sair dela; já a saída rápida fica na porção média da pista. A reforma também irá alargar uma das pistas, de 45 para 60 metros, permitindo ao aeroporto receber aeronaves como o Airbus A380 (o maior avião comercial de passageiros do mundo) e a reforma do asfalto das duas pistas. 

Texto: adaptado do original publicado em http://www1.folha.uol.com.br

domingo, 25 de novembro de 2012

Especial de Domingo

O PROJETO BRASIL DAS ÁGUAS

O Brasil representa a maior reserva de água doce da Terra, em torno de 12% do total mundial. Entre outubro de 2003 e dezembro de 2004, o aviador Gérard Moss, junto com a esposa Margi, coletaram 1.160 amostras de água doce de rios e lagos espalhados pelo vasto território brasileiro, utilizando um método inédito: um avião anfíbio. Em 2004, o projeto ganhou o Prêmio Ambiental Von Martius, na categoria Natureza, um belo reconhecimento da abrangência do empreendimento e o desafio de realizar tantos voos ousados. Os resultados das análises das amostras coletadas com tanta dexteridade ajudaram a desenhar um abrangente panorama da qualidade das águas do país para fins de alerta e conscientização.


LEGENDA
ÁGUAS NATURAIS
ÁGUAS COM TEORES MODERADOS DE NITROGÊNIO E FÓSFORO DE ORIGEM NATURAL
Em azul claro vêem-se os corpos de água limpos, onde não ocorrem interferências indesejáveis sobre os usos da água.
ÁGUAS COM BAIXO A MODERADO IMPACTO
Corpos de água com produtividade intermediária, com possíveis implicações sobre a qualidade da água, mas em níveis aceitáveis na maioria dos casos.
ÁGUAS IMPACTADAS
ÁGUAS COM IMPACTO PREDOMINANTEMENTE DE AGRICULTURA
Em laranja estão os corpos de água com alta produtividade em relação às condições naturais, de baixa transparência, em geral afetados por atividades antrópicas, em que ocorrem alterações indesejáveis na qualidade da água e interferências nos seus múltiplos usos.
ÁGUAS DE ALTO IMPACTO HUMANO
Corpos de águas afetados significativamente pelas elevadas concentrações de matéria orgânica e nutrientes, com comprometimento acentuado nos seus usos, podendo inclusive resultar em episódios de mortandade dos animais aquáticos que vivem no ambiente.
Presença de Cianobactérias potencialmente tóxicas

Em 2001, Gérard havia realizado outro desafio aeronáutico - a primeira volta ao mundo de motoplanador (Projeto Asas do Vento). No Brasil das Águas, aproveitou novamente das asas para concluir outro projeto inovador. Preocupado com a degradação dos rios vistos de cima, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, ele idealizou uma forma de coletar amostras de água em voo rasante a bordo de um avião anfíbio. Após meses de consultas com cientistas e especialistas e testes do aparelho, foram acertadas as pesquisas que determinariam a qualidade da água coletada. Os cientistas brasileiros que analisaram, em laboratório, as amostras de água coletadas pelo Projeto Brasil das Águas, trabalham em instituições e universidades em três estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Cada cientista tem sua especialidade e contribuiu com novas informações que complementaram o estudo como um todo.

Amostras para análise de fitoplâncton - Foto:Nicolas Reynard 

AMOSTRAS COLETADAS EM VOO RASANTE

Dr. José Galizia Tundisi e Dr. Donato Seiji Abe
Instituto Internacional de Ecologia, São Carlos, SP. Estudavam a composição iônica e a concentração de carbono, nitrogênio e fósforo na água. Através da concentração de fósforo total, classificaram as amostras em um Índice de Estado Trófico (IET).

Dr. Rodolfo Paranhos
Instituto de Biologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. Determinava a abundância celular do bacterioplâncton e compunha um panorama de sua distribuição em águas continentais brasileiras.

Dra.Vera Huszar
Departamento de Botânica - Museu Nacional do Rio de Janeiro, UFRJ. Estudava a biodiversidade do fitoplâncton nas águas coletadas de rios, lagos e represas de todo o Brasil.

Dr. Raphael Bragança Alves Fernandes e Dr. Maurício Paulo Ferreira Fontes
Departamento de Solos - Universidade Federal de Viçosa, MG. Analisavam as concentrações de alguns metais na água, comparando os resultados com a Legislação Brasileira.

Dr. Jean Valentin
Instituto de Biologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. Auxiliava na aplicação da Estatística nos resultados obtidos com as análises das amostras.

AMOSTRAS COLETADAS EM PARADAS COMPLETAS DENTRO DA ÁGUA

Dr. Abílio Lopes de Oliveira Neto
Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (São Carlos, SP) e Universidade de Santo Amaro, São Paulo, SP.

Dra. Takako Matsumura Tundisi
Instituto Internacional de Ecologia, São Carlos, SP. Pesquisavam a diversidade do zooplâncton, com ênfase nos grupos de rotíferos, copépodos e cladóceros, em amostras de água.

Dra. Ana Luiza Albuquerque e MSc. Doriedson Gomes
Departamento de Geoquímica, Universidade Federal Fluminense, RJ. Estudavam a presença de algas diatomáceas em amostras de água de superfície e de sedimento do fundo de lagos e represas.

Dr. Olaf Malm
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. Avaliou a presença de micropoluentes orgânicos em algumas amostras de sedimento do fundo de lagos remotos para pesquisar o histórico da contaminação destas áreas por mercúrio, analisando as amostras estratificadas do sedimento.

Dra. Maria Olímpia de Oliveira Rezende, Dra. Diva Landgraf e Dr. Claudemir Santana
Universidade de São Paulo, São Carlos, SP Analisaram algumas amostras de água de certas regiões específicas em busca da presença de pesticidas utilizados na agricultura.

Pesquisa e cidadania formam a base do projeto. Apoiado por instituições de ensino, pesquisa e empresas comprometidas com as questões ambientais brasileiras (Confira em Nossos Parceiros), Gérard e Margi Moss voaram 120.000 km – o equivalente a mais de duas voltas em torno da Terra – no avião anfíbio Talha-mar, transformado em laboratório aéreo, para coletar amostras em todas as regiões hidrográficas do país. As 1.160 amostras foram coletadas de 524 rios, lagos e reservatórios diferentes, sendo que mais do que uma amostra foi coletada de um número significante dos rios, devido à sua grande extensão (Amazonas, Paraná, Grande, Tocantins, Araguaia e São Francisco, por exemplo). O laboratório interno foi totalmente desenhado e montado pela própria equipe Brasil das Águas, com tecnologia 100% brasileira. 


Baseado nos resultados obtidos pelas análises realizados por pesquisadores em várias instituições em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerias (veja Pesquisas), foi possível desenhar um mapa mostrando a saúde das águas doces no momento da coleta e identificar ambientes não contaminados para que possam ser conservados. Utilizando a mesma metodologia em todo o país, a comparação dos resultados ajuda a entender a situação atual dos recursos hídricos e contribuir para um extenso banco de dados sobre um dos maiores bens do nosso povo: a água.

Fonte: Mundo Moss

sábado, 24 de novembro de 2012

EMBRAER

Cargueiro KC390 proporcionará mais de 20 mil empregos diretos e indiretos
A Embraer prevê a criação de 20.400 empregos diretos e indiretos durante as fases de desenvolvimento e produção do cargueiro militar KC-390, que está sendo projetado na unidade de São José dos Campos. A produção em série, porém, será na fábrica de Gavião Peixoto, SP. A expectativa da companhia é construir os protótipos e fazer o voo inaugural até o final de 2014. A primeira entrega foi prevista para 2016. O projeto entrará na fase de pico do desenvolvimento no primeiro semestre de 2013, com a geração de 1.300 empregos diretos e 6.500 indiretos. Atualmente, 1.000 engenheiros trabalham no projeto do cargueiro, cuja revisão preliminar foi concluída em agosto deste ano por técnicos da Embraer e militares da FAB (Força Aérea Brasileira). Um modelo em escala 1:6 do avião passou por testes em túneis de vento em empresas da Inglaterra, França, Estados Unidos e Holanda. Com 35,20 metros de comprimento e 35 metros de envergadura, o KC-390 será a maior aeronave construída pela indústria brasileira e já recebeu 60 intenções de compra. 

Fonte: www.ovale.com.br

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Azul e Trip

ANAC aprova compra do capital da Trip pela Azul
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a transferência das ações que representam a totalidade do capital social da empresa Trip Linhas Aéreas para a Azul. A decisão foi publicada no dia 21 de novembro de 2012 no Diário Oficial da União. A fusão, no entanto, depende ainda do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). As duas empresas aéreas continuarão a operar separadamente. Para operação conjunta deverá haver nova solicitação à Anac. 

Texto: adaptado do original em http://veja.abril.com.br

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Recreio

Vencedora de concurso de desenho recebe capacete da Fumaça
A estudante Maria Luiza Lima Neves, de 7 anos, recebeu das mãos do Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves, Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea, um capacete usado pelos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, no dia 17 de novembro de 2012, no evento Portões Abertos da Base Aérea do Recife. Ela foi a vencedora do concurso de desenho promovido pela Força Aérea Brasileira pela internet, com o tema "A Força Aérea na Minha Vida". A família de Maria, que reside na cidade de Campina Grande (PB), veio a Recife especialmente para o recebimento da premiação transportada por uma aeronave do Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA). Estudante está no 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Cândida de Oliveira e ficou sabendo do concurso no último dia, por um primo aficionado pela aviação. "Se tivesse mais tempo, o desenho teria ficado melhor", disse. O concurso, teve caráter exclusivamente cultural, foi aberto a crianças até 12 anos residentes em território nacional brasileiro. Foram considerados vencedores os três desenhos que receberem o maior número de “curtir” até o dia 10/10/2012. 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Centenário do Campo dos Afonsos

A MÚSICA CONTANDO HISTÓRIA
A programação, em andamento, das atividades comemorativas do Centenário da História da Aviação no Campo dos Afonsos, sob o título “Campo dos Afonsos – 100 Anos de Aviação”, enfoca vários eventos culturais artísticos, ligados a apresentações musicais. 

Evento 1 - Abertura da Temporada
No dia 19 de setembro foi iniciada a temporada com apresentação do Conjunto Musical do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), realizada no Auditório Marechal Fontenelle, para toda a guarnição do Campo dos Afonsos. Originalmente, criado com o nome de SOMDOC, o conjunto, formado com base em um quinteto de sopros, iniciou a temporada de atividades, durante a celebração do mês de aniversário da UNIFA. Ao interpretar um repertório de música popular brasileira e internacional, emocionou o efetivo da Guarnição dos Afonsos pelo talento de seus músicos e pela beleza sonora da orquestra.
SOMDOC - Abertura da temporada Musical 

Evento 2 - Dia do Aviador no Ano do Centenário do Campo dos Afonsos 
No dia 17 de outubro de 2012 foi realizado um recital do pianista Artur Moreira Lima, no Clube de Aeronáutica, comemorativo do Dia do Aviador no Ano do Centenário do Campo dos Afonsos.O Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito esteve presente no concerto, acompanhado de várias autoridades, entre elas o General de Exército Eron Carlos Marques, presidente da FHE/POUPEX que prestou apoio cultural ao evento. O pianista Arthur Moreira Lima apresentou um programa, inspirado durante a sua apresentação, que incluiu a Cantata 147 de J. S. Bach, “Jesus Alegria dos Homens”, a “Sonata ao Luar” de L. v. Beethoven, a Polonaise op. 53 de F. Chopin, a “Heróica”, além de peças brasileiras que lembraram Ernesto Nazareth, Radamés Gnattali, Luiz Gonzaga, os dois últimos em transcrições especiais que o próprio Arthur criou para homenagear os compositores nacionais. Os agradecimentos, em nome do Comando da Aeronáutica, foram realizados pelo Coronel Aviador Reformado Ubirajara Carvalho da Cruz, também pianista, que enfocou a importância do momento histórico comemorado naquela noite, numa analogia aos elementos artísticos da música, sintetizando a construção espiritual e temporal do homem numa visão teosófica, inspirando-se no privilégio de uma geração contemporânea ao evento do Centenário do Campo dos Afonsos.
Pianista Arthur Moreira Lima 

Evento 3 - Tarde de Choro
A tarde de Choro ocorrida na Base Aérea dos Afonsos foi protagonizada por um de seus ex-comandantes, Major Brigadeiro do Ar Wilson Freitas do Valle, exímio violonista, integrando com os colaboradores, Sr Cícero Roberto dos Santos, violão de 7 cordas e o Sr. Dary Quinhos Passos, no cavaquinho, o conjunto regional que teve a participação de músicos da Banda da Base Aérea dos Afonsos, regida pelo Maestro, Capitão Jair Brito de Oliveira. No programa, várias composições características desse tipo de música, cuja origem se liga ao folclore carioca, lembrando Pixinguinha, Abel Ferreira, Zequinha de Abreu, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e André Victor Corrêa. Na assistência, o Major Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza, Comandante da UNIFA, o Brigadeiro do Ar Stevam Júnior, Comandante da V Força Aérea e o Comandante da Base Aérea, Coronel Aviador Marco Aurélio acompanhado dos Comandantes das Unidades Aéreas sediadas na Base Aérea, além de todo o seu efetivo de civis e militares.
BAAF: Tarde de choro. Da esquerda para a direita: Dary Quinhos Passos, no cavaquinho; Cícero Roberto dos Santos, violão de 7 cordas; Maj Brig Ar Wilson Freitas do Valle, violão de 7 cordas; acompanhados no pandeiro pelo Sargento Condal

Evento 4 - Música no Museu
Para atingir a população estudantil, os organizadores do evento propuseram o engajamento do MUSEU AEROESPACIAL (MUSAL) que, inspirado no projeto “Música no Museu”, fará uma apresentação musical em seus hangares, amanhã, dia 21 de novembro, destinada a grupos de estudantes em visita àquela Instituição. O evento será realizado para jovens do ensino médio e fundamental, prevendo-se a participação do Colégio Newton Braga e escolas da rede pública estabelecidas nas vizinhanças do Campo dos Afonsos, entre elas a que leva o nome de Alberto Santos-Dumont. Estima-se uma plateia de 150 lugares, incluindo alunos, professores, responsáveis e representações da Força Aérea envolvidas no evento. O show musical ficará a cargo do Conjunto do CENDOC, agora composto, também, por talentosos instrumentistas, servindo no INCAER. 

Evento 5 - Recital "A Música que Santos-Dumont Ouviu" e os "Anos Dourados"
Encerrando a temporada, no dia 5 de dezembro, às 20 horas, no Clube de Aeronáutica,haverá um recital de piano, com a participação do CelAvRef Ubirajara Carvalho da Cruz, na condição de solista, e da Banda de Música da BAAF. O evento, em sua I Parte, recebe o título de “A Música que Santos-Dumont Ouviu”, considerando-se o repertório de peças para piano que será executado, evocando as obras dos compositores, precursores do advento do nacionalismo na música brasileira; o movimento ocorreu no final do Século XIX até o início do Século XX, servindo, portanto, de tema para o momento histórico objeto da comemoração do Centenário do Campo dos Afonsos. Na II Parte, a Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos dará continuidade à linha do tempo musical, apresentando repertório que evoca a primeira metade do século XX, desde o período após a Primeira Guerra Mundial até os anos dourados, período de grandes transformações na jornada histórica do Campo dos Afonsos, quando a Escola de Aeronáutica nele sediada é transferida, gradativamente, para a Academia da Força Aérea em Pirassununga. A programação musical, conta, ainda, com a participação do Major Brigadeiro do Ar Refm Wilson Freitas do Valle que executará o choro “Brasileirinho”, em arranjo para violão e Banda de Música. Finalizando, haverá o encerramento do recital com solo de piano, em peça musical, especialmente transcrita para o evento, com a participação da Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos, quando então será executada a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, do compositor Louis MoreauGottschalk (1829-1869)que dedicou essa sua peça à Princesa Isabel. Ainda nessa noite, a UNIFA faz o lançamento do livro “Memória do Campo dos Afonsos”, além da exposição promovida pelo MUSAL alusiva ao “CAMPO DOS AFONSOS – 100 Anos de Aviação”. 

Fonte: INCAER