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Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 5 de dezembro de 2015

Concurso

Prêmio de Desenvolvimento e Inovação da Aviação Civil


Idealizado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República –SAC/PR, o concurso tem por finalidade fomentar a pesquisa na área da aviação civil, além de estimular, reconhecer, valorizar e disseminar a implantação de boas práticas na operação e gestão dos aeroportos brasileiros. Poderão concorrer trabalhos individuais e em grupo (de até 3 candidatos) de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica. O Prêmio será concedido em duas categorias: Melhor Monografia e Iniciativas de Inovação.

Inscrições:
Até 26/2/2016

Temas:
· Gestão Aeroportuária;
· Indústria Aeronáutica;
· Gestão da Navegação Aérea;
· Novas Tecnologias na Aviação Civil.

Regulamento/Premiação/Documentos inscrição: Clique aqui

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Esquadrilha da Fumaça

Demonstração marca aniversário de 200 anos da capital alagoana
Será a primeira apresentação no Nordeste com as novas aeronaves 
A-29 Super Tucano

Alagoas será o primeiro estado do Nordeste a assistir a uma demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça com as aeronaves A-29 Super Tucano. Com treze apresentações já realizadas pelo Brasil, agora é a vez da capital Maceió comemorar seus 200 anos com as acrobacias da Fumaça no próximo sábado (5/12), às 15h30, na orla da praia de Pajuçara. O evento irá acontecer da Avenida Dr. Antônio Gouveia, no bairro da Pajuçara, até a Avenida da Paz, em Jaraguá. O público poderá acompanhar um show aéreo de 50 acrobacias durante 35 minutos. As mais esperadas são a Lancevaque e a Chumboide, duas manobras que voltam a ser exibidas pelo Esquadrão, já que o Super Tucano - quinta aeronave adotada na história da Esquadrilha - oferece mais potência e capacidade operacional. A pintura dos aviões apresenta as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

“A Esquadrilha da Fumaça irá engrandecer a festa. Maceió merecia esse presente para abrilhantar ainda mais o aniversário da cidade. As pessoas estão muito alegres e ansiosas desde que a vinda da Fumaça foi confirmada”, conta a assessora de comunicação da Fundação Municipal de Ação Cultural da Prefeitura de Maceió, Clarissa Veiga. "São pilotos extremamente talentosos que fazem shows acrobáticos por todo o Brasil. Certamente a população de Maceió vai lotar a enseada de Pajuçara para ver a apresentação da Esquadrilha na paisagem mais bonita desse país", completa.
Confira a programação completa dos festejos dos 200 anos de Maceió no site http://www.maceio.al.gov.br/200anos

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Imprensa

Seminário aprimora jornalistas para cobertura de acidentes aeronáuticos
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), no dia 30 de novembro de 2015, recebeu jornalistas de diversos órgãos de imprensa para uma série de palestras e visitas técnicas, no I Seminário de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.O objetivo foi capacitar os profissionais a entenderem os processos envolvidos na investigação de um acidente aeronáutico e, assim, possibilitar coberturas jornalísticas mais completas para a sociedade brasileira, devidamente contextualizadas. O evento proporcionou aprofundamento do conhecimento desses profissionais de comunicação nos processos relacionados à investigação de acidentes aeronáuticos. Anualmente, o CENIPA investiga, em média, 150 acidentes aeronáuticos. Segundo o Vice-Chefe do CENIPA, Coronel Marcelo Marques de Azevedo, a atividade é importante para que os jornalistas possam compreender melhor os procedimentos envolvidos na investigação e, assim, informar melhor a sociedade brasileira, já que os acidentes aeronáuticos geram interesse público. “A programação foi montada para mostrar aos jornalistas os fundamentos que seguimos no nosso trabalho, ou seja, por que agimos de determinada forma”, explica o Coronel Azevedo. O jornalista Alan Graça Ferreira, produtor do programa Fantástico, da Rede Globo, acredita que as informações podem ajudar nas próximas coberturas de acidentes. Ele afirma que uma das maiores dificuldades desse tipo de trabalho jornalístico é o excesso de especulações sobre as causas do acidente e o aparecimento de diversos especialistas comentando o caso. O tempo do jornalismo, segundo ele, é diferente do tempo da investigação. “Nosso maior cuidado é procurar fontes fidedignas e oficiais e fugir das especulações”, afirma o jornalista. A palestra do Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck, tratou sobre a importância da prevenção e da identificação de fatores contribuintes dos acidentes aeronáuticos. O oficial-general também explicou que as investigações conduzidas pela Aeronáutica não são realizadas para encontrar culpados ou puni-los. “Nosso objetivo é identificar situações inseguras, de forma a evitar novos acidentes”, afirma o Brigadeiro Schuck. Os jornalistas tiveram palestras sobre aspectos jurídicos da investigação de acidentes aéreos, estatísticas brasileiras e passo a passo do processo investigativo. Conheceram o laboratório onde ocorre a leitura das caixas-pretas das aeronaves e o laboratório de destroços. Segundo explica o Chefe da Assessoria de Imprensa do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Coronel Adolfo Aleixo, a demanda por esse tipo de encontro veio dos próprios jornalistas, que precisam ter clareza dos processos investigativos para realizar as coberturas dos acidentes. “Nosso objetivo é que possamos repetir o evento, ao menos, duas vezes no ano”, afirma.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Datas Especiais

O dia da astronomia

Crédito: Carlos Fairbairn

Hoje, dia 02 de dezembro, celebramos o dia da astronomia, ainda que informalmente. A data existe oficialmente apenas no estado do Rio de Janeiro, mas ano após ano vem sendo encampada no resto do país por toda a comunidade astronômica. A data foi adotada em homenagem a D. Pedro II, pois este é o dia de seu nascimento. D. Pedro II era um grande entusiasta das ciências, em especial da astronomia e foi sob o seu reinado que o Observatório Imperial (hoje Observatório Nacional) teve forte apoio. Com o incentivo do imperador, várias missões internacionais do observatório colocaram o Brasil no cenário astronômico internacional. Para celebrar a data, aqui vai a uma foto da região da Nebulosa da Carina (ao centro) que esconde a fascinante Eta Carina. Essa região é parte do braço de Carina, um dos braços espirais da Via Láctea, onde podemos ver outras nebulosas e alguns aglomerados de estrelas jovens. Também podemos ver o Cruzeiro do Sul deitado sobre o horizonte, junto com a Nebulosa do Saco de Carvão. A foto foi tirada próximo ao Parque Nacional de Itatiaia, RJ, por Carlos Fairbairn no ano passado. Feliz dia da astronomia! Para ser preciso, a data se refere ao dia do astrônomo, mas eu acho injusto excluir as astrônomas brasileiras da celebração. 

Fonte: Cássio Barbosa - Observatório - G1

Concurso para médicos, dentistas e farmacêuticos

A FAB tem inscrições, até 09/12/15, para profissionais de saúde como oficiais temporários

A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu processo seletivo para contratação de médicos, farmacêuticos e dentistas para prestação de serviço militar como oficiais temporários convocados. As inscrições estão abertas até o dia 09 de dezembro de 2015. O processo de seleção é conduzido pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), com sede no Rio de Janeiro, e as vagas serão destinadas para organizações militares nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. As vagas podem ser preenchidas por brasileiros de ambos os sexos, desde que atendidas as seguintes condições: ter menos de 45 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2015. O curso e a instituição de ensino de formação do candidato devem ser reconhecidos, oficialmente, pelo Ministério da Educação (MEC), na forma da Legislação que regula a matéria. O processo é composto por seis etapas: Inscrição, Avaliação Documental, Concentração Inicial, Inspeção de Saúde (INSPSAU), Concentração Final e Incorporação e Início do Estágio. O candidato selecionado fará o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) que se destina a adaptar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário no âmbito do Comando da Aeronáutica. O EAS terá duração total de doze meses, a contar da data de incorporação, divididos em três fases.

Fases
A primeira fase tem como objetivo adaptar os convocados à atividade militar por meio da instrução militar. A segunda e a terceira fases serão realizadas na Organização Militar para a qual venha a ser designado. Os incorporados para a realização do EAS serão declarados Aspirantes-a-Oficial, sendo promovidos a Segundo-Tenente do Quadro de Oficiais Convocados (QOCon) após a conclusão da segunda fase, na respectiva especialidade, fazendo jus à remuneração correspondente. Os integrantes do QOCon poderão obter, ano a ano, prorrogações de tempo de serviço até o limite de oito anos. Para a divulgação e acompanhamento das informações referentes ao presente certame, será utilizado o site do III COMAR, por intermédio da guia SERMOB.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Espaço

Jornada Espacial reúne alunos em pólo tecnológico
A 13ª Jornada Espacial reúne, em São José dos Campos (SP), 45 alunos e 33 professores de ensino médio de várias regiões do Brasil para uma semana de palestras e visitas a laboratórios e oficinas no pólo tecnológico e espacial de São José dos Campos (SP), que engloba organizações da Força Aérea Brasileira, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O evento segue até 4 de dezembro de 2015 e é uma promoção do projeto AEB Escola (da AEB - Agência Espacial Brasileira) e conta com apoio de diversas instituições públicas e privadas. Os participantes foram selecionados a partir do seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que aconteceu no dia 15 de maio e envolveu mais de 800 mil alunos e 60 mil professores de todo o País. Segundo o engenheiro do IAE José Bezerra Pessoa Filho, o objetivo é mostrar aos alunos e professores um Brasil que eles não conhecem. “O trabalho na área espacial é muito pouco divulgado no Brasil; queremos demonstrar a importância do que vem sendo feito e tentar sensibilizar os jovens para que trilhem caminhos profissionais e desenvolvam conhecimento”, afirma. Um dos jovens sensibilizados pela atividade é Danilo José Franzim Miranda. Em 2004, ele participou da I Jornada e hoje, 11 anos depois, é engenheiro formado pelo ITA e trabalha na Visiona, holding brasileira responsável pela coordenação com empresas estrangeiras para o desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O profissional conta que a Jornada o incentivou a acreditar que é possível construir uma carreira na área espacial no País. “Quando participei da atividade, tudo me encantou muito. Foi importante saber que nós tínhamos um pólo aeroespacial brasileiro, com institutos de pesquisa e indústrias. Isso amadureceu em mim a decisão de trabalhar com espaço”, conta Danilo. Os alunos e professores visitarão laboratórios, instituições e observatório espacial; terão oficinas de construção de foguetes de garrafas PET e a possibilidade de ouvir o astronauta brasileiro Marcos Pontes. A programação de palestras é o que deixa mais ansiosa a estudante Maria Eduarda Araújo, de 16 anos. “Todos os palestrantes são muito qualificados”, conta ela. A aluna, que mora na cidade de Laranjal do Jari, no interior do Amapá, viajou seis horas de ônibus até a capital e mais sete horas de voo até São Paulo. Maria Eduarda, que participa da OBA, ininterruptamente, desde o 5º ano do ensino fundamental, afirma que estuda ciências aeroespaciais nas horas vagas contando com ajuda de professores, pois a matéria não faz parte do currículo. “Estar na Jornada é a realização de um sonho”, afirma.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Espaço

Visiona, do grupo Embraer, lança serviço de análise de imagens satelitais
A Visiona Tecnologia Espacial lançou um serviço de fornecimento e análise de imagens de satélites, com o objetivo de desenvolver projetos de sensoriamento remoto no Brasil e países vizinhos. A empresa firmou acordos de distribuição com alguns dos principais operadores de satélites de observação da Terra: Airbus, DigitalGlobe, Restec e SI Imaging Services. Por meio destes acordos a Visiona estabeleceu uma constelação virtual com características únicas, capaz de coletar grandes volumes de imagens com altas taxas de revisita. A grande diversidade dos sensores presentes nessa constelação permitirá à empresa fornecer soluções superiores para as mais variadas aplicações de sensoriamento remoto, em áreas como defesa, proteção ambiental, prevenção de desastres naturais, energia e planejamento territorial. A Visiona Tecnologia Espacial S.A. é uma empresa dos grupos Embraer e Telebras, constituída com o objetivo inicial de atuar na integração do sistema brasileiro do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

domingo, 29 de novembro de 2015

Especial de Domingo

Do Aero Magazine, selecionamos o texto de hoje.
Uma justa homenagem à Dimitri Sensaud de Lavaud.
Boa leitura.
Bom domingo!

O primeiro voo na América Latina aconteceu em Osasco

Façanha esquecida, o inventor franco-brasileiro Dimitri Sensaud de Lavaud projetou, construiu e voou em 1910
o aeroplano DSL “São Paulo”

A historiografia aeronáutica costuma creditar ao mexicano Alberto Braniff o primeiro voo na América Latina, em 8 de janeiro de 1910, sobre a planície La Hacienda de Balbuena, perto da Cidade do México. A bordo de um aparelho Voisin adquirido na França, Braniff percorreu cerca 1,5 km a uma velocidade de 56 km/h e uma altura estimada de 25 m. Para os padrões da época, um feito memorável, digno de ser bem noticiado pelos jornais do mundo todo. Porém, um personagem quase ignorado merece o devido crédito. Um dia antes de Braniff, em 7 de janeiro, em Osasco, então um bairro da cidade de São Paulo, o engenheiro francês – que depois se naturalizaria brasileiro – Dimitri Sensaud de Lavaud conduziu, de fato, o primeiro voo na América Latina. Façanha menos conhecida, mas também registrada pelos jornais da época. Realizado quatro anos após Santos Dumont sobrevoar o campo de Bagatelle, em Paris, seu voo acabou caindo no esquecimento por infortúnios do destino e pela falta de memória histórica no Brasil.


Este episódio sensacional, com toques de arrojo, engenho e, posteriormente, tragédia pessoal, foi resgatado por pesquisadores dedicados no documentário “O piloto invisível”, produzido e dirigido por Tamer de Oliveira. Em 2010, ano do centenário do feito, foi publicado “1910 – O primeiro voo do Brasil”, de Salvador Nogueira e Suzana Alexandria. Mesmo assim, ainda falta reconhecimento ao pioneiro franco-brasileiro. Basta dizer que sua história está registrada no Museu de Osasco, instalado no antigo Chalé Brícola, onde sua família viveu, mas pouca gente parece se importar. A réplica de seu aeroplano instalada no museu acabou furtada. O aparelho, o DSL (suas iniciais) “São Paulo”, sobrevive em uma réplica instalada no Museu da TAM, em São Carlos, interior de São Paulo.

Pouso desajeitado do DSL resultou em danos

105 metros
O voo foi sensacional, mas menos importante que a capacidade técnica e a inventividade de seu autor. Foram apenas 105 metros – menos que um campo de futebol – percorridos em 6 segundos e 18 décimos a uma altura entre três e quatro metros sobre onde hoje corre a Avenida dos Autonomistas. Santos Dumont voou 220 metros. O pouso do DSL foi desajeitado, resultando em danos. Como não possuía amortecedores, o trem de pouso acabou cedendo, provavelmente por culpa de algumas alterações de última hora. “Dimitri construiu em um ano um avião em São Paulo, enquanto Blériot demorou seis meses para fazer o mesmo na França”, diz o diretor Tamer de Oliveira. O que ele fez antes e depois também foi extraordinário. Com 1,2 mil invenções patenteadas, suas ideias ainda fazem parte do cotidiano moderno (ver box abaixo). Desde a virada do século, quando tinha pouco mais de 18 anos, o jovem Dimitri estudava a arte de voar, recebendo os periódicos do Aeroclube da França enviados por parentes. Nascido em Valladolid, Espanha, em 1882, era filho do empreendedor barão francês Evaristhe Sensaud de Lavaud (no Brasil, o comendador Lavaud) e da russa Alexandrina Bognadoff. Após um período na Turquia, a família mudou-se para o Brasil, onde o pai instalou uma olaria em Osasco, em 1885. Dimitri ficou na Europa até 15 anos, estudando em um internato onde aprendeu francês e latim (em casa falava russo com a mãe). Conhecedor precoce de maquinários, no Brasil trabalhou ao lado do pai e de dezenas de operários, geralmente imigrantes italianos. Mesmo sem falar português nos primeiros tempos, compreendia bem a língua. Em 1903, casou com a descendente de franceses Bertha Rachoud. Em 1916, adquiriu a cidadania brasileira, porém, em busca de oportunidades, foi para o Canadá e trabalhou nos Estados Unidos, mudando em definitivo para a França em 1920.

Um inventor e tanto

Algumas das principais patentes de Dimitri de Lavaud

- Em 1912, patenteou uma máquina para usinagem de tubos metálicos centrifugados sem emendas. Reza a lenda que descobriu o processo quando tentou reconstruir um de seus aviões.

- Modernizou, em 1921, um gravador-topográfico.

- Inventou, em 1927, o primeiro sistema de câmbio automático para automóveis, ganhando o prêmio Montyon de Engenharia da Academia de Ciências de Paris.

- Adaptou uma turbina a gás para automóveis.

- Em 1930, criou um mecanismo automático para hélices de passo variável que acabou adaptado nos caças da Luftwaffe.

- Desenvolveu o automóvel STL (para provar a viabilidade de seu câmbio automático). O STL foi exibido no Salão do Automóvel de Paris de 1930. Sua patente foi vendida para a Citroën em 1934 e instalada no famoso Traction Avant 7.

- Projetou um diferencial para tração independente usado em blindados leves 8x8.

- Estudou uma primeira turbina de fluxo axial em um período em que os pesquisadores trabalhavam com turbinas centrífugas, menos eficientes.

- Seu motor-foguete inspirou, em parte, as “bombas voadoras” V-1 nazistas.

- Sua última invenção, em 1946, foi uma embreagem elétrica.

Mais inventor que aviador
O jornal O Estado de São Paulo registrou o segundo voo de Dimitri de Lavaud em 1911 A diferença entre De Lavaud e os pioneiros de sua época está justamente aí. Enquanto alguns, como Braniff e Roland Garros, buscavam fama e aventura, ele investia em soluções que também lhe trouxessem fortuna. Seu espírito era mais próximo do em preendedorismo de Blériot e dos irmãos Wright. Enquanto Braniff adquiriu um Voisin na França, De Lavaud estudou os projetos de Blériot e Farman para criar seu próprio aeroplano. Algo extraordinário para as condições do Brasil de então. Projetado por ele e usinado no país, seu motor de 45 hp com seis cilindros em estrela foi um produto genuinamente brasileiro. “Com certeza ele era muito mais um inventor do que um aviador. Mesmo na questão aeronáutica, desconfio que o que mais atraía era o problema do voo e não o desejo de voar”, afirma Salvador Nogueira, jornalista científico e um dos autores de “O primeiro voo do Brasil”.

O jornal O Estado de São Paulo
registrou o segundo voo de Dimitri de Lavaud em 1911

O DSL era um aeroplano bem diferente dos que seriam construídos anos depois, daí a dificuldade em voá-lo. No lugar de ailerons, a asa se movia por inteiro ao redor de um eixo, enquanto o leme de profundidade era fixo. Um desafio. “Os sistemas de comando eram falhos, mas mesmo assim ele conseguiu. O monoplano de Blériot que ele testou [tempos depois] tinha sistemas de comando diferentes”, conta Pierre Camps, sobrinho-neto do pioneiro e responsável pela construção das réplicas do DSL. “Como a barra do trem batia na asa, ele deve ter mandado cortá-la, o que causou a quebra na hora do pouso”, estima. Reconhecido então como o primeiro a voar na América Latina, Dimitri Sensaud de Lavaud decidiu encarar os céus novamente, mesmo diante da reprovação de sua esposa. Com o acidente que matou o piloto italiano Julio Piccolo durante o reide aéreo promovido pelo recém-criado Aeroclube de São Paulo, em 24 de dezembro de 1910, De Lavaud comprou seu Blériot para ajudar a viúva. O aeronauta e inventor levou o avião para Osasco, onde fez algumas modificações. Seu voo, em 19 de fevereiro de 1911, teve venda de ingressos e tudo. A bordo do modelo reformado, dotado de novo motor e rebatizado Blériot de Lavaud No 2, decolou do Parque Antarctica, onde hoje está localizada Arena Palestra Itália. Uma pane no motor fez com que o aparelho caísse sobre um bambuzal no final da pista. Mesmo sem sair ferido, foi o suficiente para Bertha, que o obrigou a parar. Uma tentativa anterior já havia fracassado. Dali em diante, o primeiro homem a voar na América Latina cuidaria, com grande sucesso, só dos negócios e de suas invenções. Diante da preocupação de sua esposa com a vida de aeronauta, De Lavaud desistiu de voar. É provável que o mundo tenha ganhado com isso. Dono de mais 1.200 patentes registradas na Europa e nos Estados Unidos, a evolução das ideias desse francês fazem parte da vida cotidiana. Já o esquecimento que se abateu sobre seu voo tem explicações plausíveis para Salvador Nogueira. De Lavaud abandonou a aviação no Brasil sem deixar “herdeiros intelectuais” que seguissem adiante. Outro fator seria a figura de Santos Dumont, uma referência insuperável. “É importante lembrar que Santos Dumont é um produto francês, mais que brasileiro. Se estivesse no Brasil, jamais poderia ter realizado suas façanhas”, acredita.

Réplica do DSL construída pelo sobrinho-neto Pierre Camps


Percalços históricos
Pena que o destino não lhe seria tão bondoso no final, com a ruína e a desconfiança sobre sua atitude diante dos nazistas durante a ocupação da França na Segunda Guerra. A ocupação nazista da França, entre 1940 e 1944, foi um período complicado para os franceses em geral e para Dimitri Sensaud de Lavaud em particular. Houve quem escolhesse resistir, enquanto outros colaboraram com os invasores, porém, para a maioria não foram apresentadas opções. Essa parece ter sido a ruína pessoal do inventor franco-brasileiro. Preso por uma temporada em 1940 pelos nazistas, que desejavam seu mecanismo automático para hélices de passo variável, voltou à prisão, em Lyon, diante da desconfiança de que sabotou os planos. Seu diferencial para veículos 8x8 também foi roubado pelos alemães, assim como os estudos para turbinas de fluxo axial e motores-foguete. Como De Lavaud tinha dupla cidadania desde 1916, o governo brasileiro tentou soltá-lo por meio de esforços do embaixador Souza Dantas. Após a libertação da França pelos Aliados, aos 63 anos, ele voltou ao cárcere sob a suspeita de ter colaborado com os inimigos. Inocentado em 1946, ganhou a liberdade já com a saúde debilitada. Empobrecido e desgostoso, morreu em 25 de abril de 1947, aos 64 anos. Um final triste para um inventor milionário que 21 anos antes havia se tornado Cavaleiro da Legião de Honra da França.

Ficha técnica

DSL São Paulo

Motor: 45 hp, com seis cilindros em estrela
Hélice: 2,1 metros, de jequitibá
Velocidade: 54 km/h
Envergadura: 10 metros
Comprimento: 10,2 metros
Superfície alar: 18 m²
Superfície do leme horizontal: 4 m²
Estrutura: madeira (pinho e peroba) recoberta por cretone envernizado com fixadores e eixos de aço e trem de pouso triciclo (com rodas reforçadas de bicicleta)    

Fonte: AeroMagazine

Saiba mais: Blog do Ninja de 28/8/2010, 08/01/2012 e 18/03/2012.

sábado, 28 de novembro de 2015

Carreiras na Aviação

EEAR forma 556 novos sargentos especialistas
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), realizou ontem, 27 de novembro de 2015, a solenidade de formatura de três turmas de sargentos, totalizando 556 formandos. A cerimônia marcou o encerramento da formação da 241ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS), da 25ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) e da 3ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento – Modalidade Especial (EAGS-ME). Para o primeiro colocado do estágio do EAGS-ME, Sargento Antônio Glenson de Souza Marcos, a felicidade é o sentimento principal ao concluir o curso. "Estou muito honrado de poder dar essa alegria para minha família. Ainda mais porque meus pais têm pouca instrução e foi muito difícil chegar até aqui", conta o militar, que saiu do interior do Pará em busca da profissão. "Estou muito feliz em servir ao meu País", completa. Do total de 23 especialidades dos formandos, duas se destacam por terem, pela primeira vez, mulheres em suas turmas: Eletromecânica e Bombeiro de Aeronáutica. “Não houve diferenciação nenhuma entre as alunas e os colegas. Elas absorveram muito bem os conhecimentos. Mesmo o que poderia ser problema, como movimentar uma peça mais pesada, não representou obstáculo para nenhuma delas”, explica o Sargento Alan Kardec Reis Leal, um dos instrutores da especialidade de Eletromecânica. Para o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Omar Juan Wara, a formatura representa mais uma missão cumprida. "A Escola veste-se de festa neste momento em que entregamos mais de 500 novos sargentos à Força Aérea Brasileira", ressalta.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Esquadrilha da Fumaça

Dois novos pilotos habilitados para o EDA
Após realizarem cerca de 80 missões de instrução e treinamento, dois aviadores concluíram o “Curso de Piloto de Demonstração Aérea” da Esquadrilha da Fumaça, como é conhecido o EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea. O Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas realizou seu voo solo na posição de Líder (#1), e o Capitão Gasparelo, como Ala Esquerda Externa (#5). O “voo solo” é a primeira vez em que o piloto realiza uma missão completa na sua posição sem a presença do instrutor, finalizando assim o ciclo de aprendizagem que o aviador teve que superar no período de instrução. Para chegar a esse momento, ambos assistiram às aulas do “Ground School” da aeronave A-29 Super Tucano, terminaram o curso básico - voando as horas necessárias para atingir a experiência mínima no avião - e partiram para a fase avançada em que executaram toda a demonstração realizada com suas manobras e encaixes. O Tenente-Coronel Caldas considerou peculiar e muito marcante o término do seu curso. “Vejo como extremamente vantajoso poder iniciar o comando da Esquadrilha da Fumaça no ano de 2016 já com a formação de liderança concluída. Acredito que essa vantagem aconteceu pela facilidade de já estar trabalhando na Academia da Força Aérea (AFA), unidade em que a Fumaça está baseada. Dessa forma, pude iniciar o curso o quanto antes para efetivá-lo. Isso foi muito interessante e positivo para a Fumaça”. Muito feliz com o resultado, o Capitão Gasparelo também comentou sobre o momento, assim que pousou de seu voo solo. “É mais um objetivo alcançado na minha carreira. E considero um dos mais importantes, pois ingressei na Força Aérea Brasileira motivado por uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça quando eu era mais novo. A partir desse momento, terei a honra de servir de inspiração a novos jovens que também poderão sonhar com a carreira de piloto”, comentou.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Videoteca NINJA

A caça no céu do Brasil

O vídeo "A caça no céu do Brasil - Parte 3" exibe imagens dos caças F-5M Tiger, A-1M AMX e A-29 Super Tucano utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) . É uma produção da Terceira Força Aérea (III FAE) com apoio do CECOMSAER - Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. 

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Fokker 100

Fokker 100 se despede do Brasil

Por THIAGO VINHOLES. Publicado em AIRWAY

Importante aeronave na expansão da aviação brasileira nos últimos anos se aposenta com as cores da Avianca com uma história de sucesso e assombração

Os Fokker 100 da Avianca transportou mais de 14 milhões de passageiros em 10 anos (Thiago Vinholes)

A companhia Avianca encerrou nesta terça-feira (24/11/15) o ciclo de uma das aeronaves mais importantes e polêmicas dos últimos anos na aviação brasileira, o Fokker 100. Considerado um excelente jato por pilotos, o avião holandês foi crucial para a popularização das viagens aéreas no Brasil nos anos 1990, especialmente com a proibição da operação de grandes aviões nos aeroportos centrais de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), no final da década de 1980. Em serviço com a Avianca desde 2005, o Fokker 100 iniciou seus voos com a empresa quando ela ainda se chamava OceanAir. O grupo que controlava a companhia comprou a Avianca em 2004, então maior empresa aérea da Colômbia e com uma divisão no Peru, e decidiu integrar todas as companhias com um mesmo nome. Outra mudança foi o nome do avião, que passou a se chamar “Fokker MK-28” – o nome “técnico” do modelo é “F.28 MK 0100”, popularmente abreviado como Fokker 100. “O avião é meu, eu coloco o nome que eu quiser! Brincadeiras à parte, a alteração no nome foi um pedido do nosso departamento de marketing. E como podemos ver após esses 10 anos, parece que deu certo”, brincou José Efromovich, presidente da Avianca Brasil que atuou como “chefe de cabine” durante o último voo comemorativo do Fokker 100 com a empresa. “Esse voo parte de São Paulo, faz conexão em São Paulo e o destino final é São Paulo”, anunciou o “presidente-comissário” antes da decolagem no aeroporto de Congonhas. Embora nunca tenha assumido, a escolha pelo nome diferente é um tentativa de afastar o jato de seu passado sombrio com a Tam. Os aparelhos da OceanAir e depois Avianca foram comprados da American Airlines. Com a Tam, o Fokker 100 ficou marcado por uma série de incidentes, alguns fatais. O mais conhecido é o terrível acidente com o modelo “Number One”, que caiu sobre o bairro do Jabaquara em São Paulo (SP) momentos após decolar de Congonhas. A queda matou 99 pessoas, entre passageiros e pessoas que estavam no local.

O Fokker MK-28 pode voar a mais de 700 km/h e tem alcance superior a 3.000 km (Thiago Vinholes)   

Com a Avianca, o Fokker MK-28 registrou apenas um incidente grave, quando um aparelho precisou pousar de barriga no Aeroporto de Brasília, em Brasília (DF). Nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido nesse ocorrido e a aeronave ainda pode ser recuperada.

Vende-se: Fokker MK-28
Os Fokker MK-28 da Avianca, que vêm sendo retirados de operação desde o início deste ano, serão substituídos por jatos Airbus A320 “zero km”. Ainda restavam na frota da empresa oito aeronaves desse tipo. Segundo Efromovich, duas delas já foram vendidas ao grupo australiano Qantas e as outras seis estão na fase final de negociação, também com empresas do exterior. “O Fokker MK-28 é igual um velhinho com bastante idade. A cada ano que passa precisa de mais cuidados para continuar operando dentro dos limites estabelecidos e chega um momento que esse custo começa a não valer mais a pena”, contou o Afromovich ao Airway durante o que foi provavelmente o último voo do Fokker 100 no Brasil.

O voo de despedida do Fokker MK-24 passou pela baixada santista (Thiago Vinholes)

Como explicou o presidente da Avianca Brasil, a relação de custo “assento por quilômetro” do Fokker 100 é 29% mais alta que o dos novos jatos Airbus que estão chegando. “É o único motivo pelo qual decididos aposentar o MK-28. Fora isso, continua sendo um ótimo avião”, contou Efromovich, que acredita que as aeronaves ainda podem continuar voando por muitos anos com os próximos operadores. Os Fokker 100 como os usados pela Avianca, fabricados no final da década de 1990, dependendo do quanto somam em horas de voo podem valer entre US$ 1 milhão a US$ 3 milhões. Em boas condições, ainda é um avião interessante para rotas curtas com demanda para 100 passageiros.

Segredo da Avianca
Com a Avianca, que chegou a operar 14 aeronaves desse tipo, o Fokker 100 realizou quase 200 mil voos, acumulou 40 mil horas de voo, transportou 14 milhões de passageiros e percorreu uma distância equivalente a quatro mil voltas ao redor do planeta Terra. E o tempo e multidão de passageiros estão marcados pelo último Fokker MK-28 da Avianca. O tecido dos bancos já é não é mais tão vistoso, as mesinhas e persianas das janelas estão notadamente gastas e o piso já foi trocado algumas vezes. Não só pelo aumento dos custos com combustível, são aviões com interior ultrapassado, embora ainda goze de umas das cabines mais silenciosas da aviação comercial e com ótimo espaço entre os assentos, características que com certeza vão deixar saudades aos que voavam com frequência nos Fokker 100. Ao final do voo, Efromovich promoveu o último e emocionante “speech” do Fokker 100 com a Avianca: “Obrigado Fokker MK-28, avião extraordinário! E agora vamos servir o champanhe!”

Saúde ao Fokker 100!

Texto/Fotos: THIAGO VINHOLES

Fonte: AIRWAY

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Concurso para oficial da FAB

Inscrições, até 27/11/15, para profissionais de nível superior
Vagas para analista de sistemas, psicólogo, padre e professor de magistério superior

O Comando da Aeronáutica abriu inscrições para o processo de Seleção de Profissionais de Nível Superior, destinados ao Quadro de Oficiais Convocados para serviço militar temporário. As vagas são para as especialidades de Análise de Sistemas, Psicologia, Capelães Católicos, Magistério do Ensino Superior em Administração, Relações Internacionais, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Física e Matemática. As inscrições seguem até sexta-feira, dia 27 de novembro de 2015. O candidato deverá ler todo o Aviso de Convocação, observando o calendário de eventos. As 55 vagas previstas estão distribuídas nas cidades de Anápolis (GO), Alcântara (MA), Barbacena (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Pirassununga (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São José dos Campos (SP). O interessado deverá inscrever-se apenas para uma das localidades e especialidades disponíveis, caso contrário, poderá ser excluído do processo seletivo. Para efetivar a inscrição, o candidato deve entregar o requerimento de inscrição, os documentos obrigatórios e os documentos necessários para a Avaliação Curricular - devidamente encadernados, em duas vias - nas organizações militares responsáveis. Os endereços estão disponíveis no Aviso de Convocação. O candidato deverá estar atento aos Requisitos Específicos e aos Parâmetros de Qualificação Profissional (visando à pontuação na Avaliação Curricular) para a vaga que deseja concorrer. A exigência de requisitos e de parâmetros varia de acordo com cada localidade e especialidade.

A seleção será constituída das seguintes etapas:
Inscrição; Avaliação Curricular;
Concentração Inicial; Inspeção de Saúde;
Avaliação Didática (apenas para os candidatos às vagas de Magistério);
Concentração Final e Habilitação à Incorporação.

Veja a relação de especialidades e localidades previstas para o QOCON 2016:
Anápolis (GO): Capelão;
Alcântara (MA): Capelão;
Barbacena (MG): Capelão;
Brasília (DF): Análise de Sistemas;
Florianópolis (SC): Capelão;
Pirassununga (SP): Magistério do Ensino Superior (Língua Espanhola, Língua Inglesa, Administração, Matemática e Física);
Rio de Janeiro (RJ): Magistério do Ensino Superior (Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Relações Internacionais), Análise de Sistemas, Capelão e Psicologia; e
São José dos Campos (SP): Análise de Sistemas.

Aviso de Convocação e informações: Clique aqui

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ipanema 203

Novo avião agrícola da Embraer recebe certificação da ANAC
O avião agrícola Ipanema 203, novo modelo lançado pela Embraer este ano durante a Agrishow, recebeu a certificação de tipo da Agência Nacional de Aviação Civil. A partir de agora, a nova aeronave já poderá ser entregue aos clientes para operar na lavoura. “Essa é mais uma grande conquista para a Embraer na aviação agrícola”, diz Alexandre Solis, diretor da Unidade da Embraer em Botucatu-SP, onde a aeronave é produzida. “Houve um trabalho intenso para projetar um novo modelo que oferecesse ainda mais produtividade para a agricultura brasileira, com o menor custo operacional do mercado e conforto superior para o piloto. A homologação pela autoridade aeronáutica coroa esse trabalho.” A sexta versão da aeronave Ipanema possui dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao modelo anterior, o que permite cobertura 20% maior considerando-se a faixa de aplicação. “Isso garante o máximo de produtividade sem deixar de lado os dois fatores que transformaram o Ipanema no campeão de vendas no Brasil: o baixo custo operacional e a robustez da aeronave”, diz Solis. A campanha de certificação envolveu dois protótipos: o primeiro foi responsável por toda a campanha de ensaios de voo, enquanto o segundo foi utilizado para familiarização da aeronave com os pilotos aeroagrícolas em campo. A produção seriada do Ipanema 203 já começou e a primeira entrega está prevista para acontecer ainda este ano. Trata-se da primeira reformulação do produto desde 2005, quando o Ipanema 202 se tornou a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis. A fonte alternativa de energia renovável, derivada da cana-de-açúcar, reduziu o impacto ambiental e os custos de operação e manutenção e ainda melhorou o desempenho geral da aeronave, tornando-a mais atrativa para o mercado. Hoje, cerca de 40% da frota em operação é movida a etanol e aproximadamente 80% dos novos aviões são vendidos com essa configuração. A aeronave já está credenciada para ter até 90% do seu valor total financiado pelo Finame, linha de crédito fornecida pelo BNDES para maquinário agrícola.

Sobre o Ipanema 203
O Ipanema 203 é uma evolução do produto que é líder em seu segmento, com mais de 60% do market share no Brasil e mais de 1.360 unidades vendidas. O novo modelo possui dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao anterior e hopper com capacidade 16% maior em volume. A nova envergadura da asa permite uma faixa de deposição 20% maior, o que aumenta ainda mais a sua produtividade. No Ipanema 203 os winglets (pontas das asas) foram reprojetados, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização. O avião tem novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com air bag e cabine mais alta, com novo conceito ergonômico. As alavancas de comando e os pedais foram reprojetados, com ângulos mais suaves, que permitem controles ainda mais precisos. Tudo isso para facilitar o dia a dia do operador, permitindo que ele desempenhe seu trabalho com maior conforto e eficiência.

Ipanema 203
Ficha Técnica e Características de Desempenho

Ficha Técnica
Ipanema 203
​Comprimento das asas
​13,30 m
​Envergadura da empenagem
​4,27 m
Altura máxima​
​2,43 m
​Comprimento da aeronave
​8 m
​Diâmetro da hélice
​2,18 m
​Capacidade do hopper
​1.050 litros

Velocidade

Cruzeiro a 75% da PMC:185 km/h ou 115 mph​

Distância de decolagem

Corrida no solo: 254m  (nível do mar , 15°C Motor a etanol)​

Distância de pouso

214m

Consumo de Combustível (melhor potência)​
Regime de 75% da PMC: 98,4 litros/h (26 US gal.) (motor a etanol)


Fonte: Embraer

domingo, 22 de novembro de 2015

Especial de Domingo

Selecionamos hoje um breve texto do Aeromagia, com mensagem bastante impactante, que merece chegar, também, aos jovens do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, estimulando a reflexão.
Boa leitura.
Bom domingo!

UM SEGREDO ENTRE OS MELHORES PILOTOS

Há alguns anos, Bernard Chabbert*, durante o Salão de Le Bourget se surpreendeu com a humildade de alguns pilotos de demonstração, que possuíam carreiras frequentemente extraordinárias e ficavam muitas vezes ofuscados por outros.

Vários artigos aqui já nos evocaram algumas diferenças entre os pilotos menos e os mais fortemente vividos, como por exemplo, a consciência dos riscos, que é proporcional à experiência.

Essa constante não reflete mais do que uma pequena parte de um fenômeno mais importante – o Efeito Dunning-Kruger – que demonstra que as pessoas menos competentes superestimam suas competências, enquanto que as mais competentes tem tendência a subestimar as próprias competências.

Essa reflexão sobre o nosso próprio nível de competência se estende igualmente à percepção das coisas que nos rodeiam.

Em um piloto a experiência é primordial para forjar as competências, e se trocarmos a palavra “incompetência” por “pouco experiente” nós obteremos os seguintes sintomas:

1 – Um piloto pouco experiente tende a superestimar seu nível de competência,

2 – Um piloto pouco experiente não reconhece a competência daqueles que verdadeiramente a possuem,

3 – Um piloto pouco experiente não se dá conta do seu grau de incompetência,

4 – A experiência adquirida por esses pilotos, sinônimo de novas competências, lhes permite reconhecer e aceitar suas lacunas anteriores.

Se você é um piloto pouco experiente, grave a primeira assertiva em seus neurônios.

E diga a você mesmo que seu instrutor ou os pilotos mais experientes que você não falam bobagens. 

Esse efeito é particularmente presente em atividades de risco, e ele se manifesta muito facilmente nos clubes de voo, e mesmo nos cockpits dos aviões de linha aérea.

“Os pilotos menos competentes superestimam suas capacidades, enquanto que os mais competentes tem tendência a subestimá-las.”

Bons Voos!

*Piloto, Jornalista e locutor de shows aéreos na França

Fonte: Aeromagia

sábado, 21 de novembro de 2015

Aeroportos

Aeroportos de Ubatuba e de outras quatro cidades paulistas serão privatizados
O governo do Estado de São Paulo anunciou a licitação, em único lote, para exploração de cinco aeroportos do litoral e do interior, pela iniciativa privada. Sãos os aeroportos Gastão Madeira, em Ubatuba, e mais os de Bragança Paulista, Amarais (Campinas), Jundiaí e Itanhaém. Esses aeródromos são administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes. A licitação deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2016, prevendo investimento de R$ 91,8 milhões ao longo de 30 anos, sendo R$ 34,5 milhões nos quatro primeiros anos de concessão, visando a adequação, operação e manutenção. O Aeroporto da cidade de Ubatuba, sede do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação, homenageia Gastão Madeira, ubatubense pioneiro dos estudos de navegação aérea e contemporâneo de Santos Dumont, na virada dos século XIX para XX. Em 1914, obteve, na França, patentes para um artefato de divertimento que dá a ilusão de voo, um estabilizador automático de aeronaves e um dispositivo de acionamento do profundor de aviões. A pista do aeroporto de Ubatuba mede 940 metros e, em 2014, teve movimento, segundo o Daesp, de 5 mil pousos e decolagens. Estima-se que poderá receber investimento de R$ 17,5 milhões.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Educação

ITA capacitará professores de São José dos Campos (SP) em tecnologias de educação
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Prefeitura de São José dos Campos (SP) assinaram um memorando de entendimento no dia 13 de novembro de 2015. O acordo prevê a capacitação de professores e gestores da rede municipal de ensino básico, no uso de novas tecnologias em educação. O instrumento prevê a realização de cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu ministrados por professores do ITA, na sede da instituição e no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), do Programa Escola Interativa, da Prefeitura. Os cursos são dirigidos a professores efetivos e gestores da Rede Municipal de Educação Básica. Para o reitor do ITA, professor doutor Fernando Toshinori Sakane, a integração entre as instituições traz novos benefícios. "A atual parceria inova pelo seu caráter social, já que as anteriores tinham foco na área tecnológica e industrial e, agora, poderemos contribuir na área da educação básica". A rede municipal de ensino de São José dos Campos conta com aproximadamente 61.700 alunos e cerca de 3.800 professores. São 46 escolas de Ensino Fundamental e 103 de Educação Infantil. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária pública, ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos. É especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. Criado em 1950, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de Engenharia. 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Datas Especiais

19 de novembro:
Dia da Bandeira
Desde que chegou à capital federal para servir no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a Sargento da Força Aérea Brasileira Rayla Farias de Lucena já participou três vezes da solenidade de substituição da Bandeira Nacional, em Brasília (DF). Durante a cerimônia, realizada mensalmente na Praça dos Três Poderes, a maior bandeira do País (com uma área de 280 m² e 90 kg de peso) é hasteada. “A Bandeira representa nossa pátria e é importante que as pessoas vejam seu significado”, comenta a Sargento, que também já integrou a tropa de bandeiras históricas na primeira solenidade da qual participou. O grupamento representa as doze bandeiras que o País teve até chegar à atual, instituída após a proclamação da República - em 1889 - quando a comemoração ao Dia da Bandeira passou a fazer parte do País. Todo dia 19 de novembro, as unidades da Força Aérea Brasileira realizam uma cerimônia militar alusiva à data, durante a qual são ressaltados o simbolismo e o culto ao Pavilhão Nacional. Durante essa solenidade, as bandeiras antigas e inservíveis são incineradas ao meio-dia nas organizações militares. Segundo a Tenente Historiadora Regina Celly De Morais Lopes De Souza, do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), a Bandeira Nacional já teve diversas configurações e conforme a sociedade mudou, a Bandeira mudou junto. “É o maior símbolo de uma Nação, representa sua identidade, descreve suas riquezas e particularidades”, destaca. A relação dos militares com a Bandeira do Brasil é habitual. Diariamente são realizadas cerimônias de hasteamento nas organizações. “Para nós militares, a bandeira é o símbolo que representa todos os brasileiros, todas as suas lutas e conquistas”, complementa a Tenente Celly.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Aeronaves

Airbus testa motor de alta compressão no helicóptero H120
A Airbus Helicopters concluiu com sucesso o primeiro teste em voo de uma aeronave H120 equipada com um novo motor de alta compressão. O teste realizado na primeira semana de novembro de 2015, no Aeroporto de Marignane, na França, foi desenvolvido no âmbito do programa European Clean Sky e envolveu um motor leve V8, a pistão e movido a querosene. “O primeiro resultado do voo de 30 minutos confirmou diversas vantagens da nova tecnologia de motores a pistão de alta compressão para helicópteros. Ele oferece emissões reduzidas de poluentes, consumo de combustível até 50% menor, dependendo do ciclo de trabalho, e mostrou capacidade para quase dobrar seu alcance em operações em altas temperaturas e condições extremas”, disse Tomasz Krysinski, Chefe de Pesquisa e Inovação da Airbus Helicopters. O motor a pistão de 4.6 litros de alta compressão integrado ao H120 incorpora tecnologias já aplicadas em motores avançados de autoignição e funciona com querosene, o mesmo combustível utilizado na aviação. Seu design V8 apresenta os dois conjuntos de cilindros dispostos em ângulos de 90 graus, com injeção direta de alta pressão (1800 bar) tipo common-rail (CRDI) e um turbo compressor por bancada de cilindros.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Gigante dos Céus

A380, o maior avião comercial, pousou em Guarulhos
O Airbus 380, o maior avião comercial, fez sua primeira operação no Brasil, pousando em Guarulhos no dia 14 de novembro de 2015 e partindo no dia seguinte. No voo de Dubai para o Brasil, o imenso avião da Emirates foi pilotado pelos comandantes brasileiros Pablo Leite e Glauco Luciano di Giácomo, integrantes de uma equipe de quatro pilotos. Para que o A380 pudesse operar em Guarulhos, a concessionária GRU Airport realizou investimentos no sistema de pistas e estabeleceu uma rota padronizada de taxiamento. O circuito foi adequado visando garantir a segurança da aeronave, sendo alargadas as pistas de taxiamento “A”, “Q”, “H” e “G” e o acostamento da Pista 09L/27R, com 7,5 metros da cada lado, totalizando 75 metros de largura. O Terminal 3 foi concebido com cinco posições para o estacionamento da aeronave A380, cada uma delas conta com duas pontes telescópicas, sendo que uma delas tem capacidade para atender ao deck superior da aeronave, possibilitando maior agilidade e conforto no embarque/desembarque de passageiros. O voo da Emirates comemorou o oitavo ano das operações da companhia no Brasil. O A380 possui quatro motores, 24 metros de altura, 73 de extensão e envergadura de 80. Pode pesar até 580 toneladas.