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Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 5 de agosto de 2017

Aeronaves

Esquadrão Pelicano recebe nova aeronave SAR
Ocorreu na última quinta-feira, 03 de agosto de 2017, a incorporação da nova aeronave de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB). O novo avião FAB 6550, conhecido como SC-105 SAR, sigla do inglês Search and Rescue, será operado pelo Esquadrão Pelicano (2º/10º Grupo de Aviação), sediado na Ala 5, em Campo Grande (MS), de onde poderá deslocar para qualquer parte do território nacional.A nova aeronave traz tecnologias que exigiram treinamento prévio da tripulação. Com um sistema eletro-óptico de busca de imagem e por espectro infravermelho, o novo avião permitirá realizar buscar pelo calor, podendo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.

Fonte: CECOMSAER

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

NOTAER

50 anos do Projeto Rondon é destaque do Notaer
O Jornal NOTAER de agosto traz como destaque a matéria sobre os 50 anos do Projeto Rondon. Ao encurtar distâncias entre rondonistas e as comunidades carentes, a Força Aérea Brasileira (FAB) ajuda a levar cidadania aos quatro cantos do País. Esta edição traz os currículos dos Oficiais-Generais promovidos, o Projeto do Pequeno Profissional, realizado pela Ala 5, e a história do Tenente Leão, que começou a carreira como recruta e hoje é oficial. Saiba mais, também, sobre o treinamento necessário para o gerenciamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e a chegada das aeronaves H-36 Caracal e SC-105 Amazonas que vão ampliar a capacidade operacional da Aviação de Busca e Salvamento no Esquadrão Pelicano. Você confere, ainda, reportagens sobre a reestruturação da FAB, esclarecendo a criação dos Grupamentos de Apoio (GAP), que buscam profissionalizar a gestão administrativa na instituição e a série especial sobre as Alas que mostra o trabalho realizado em cada unidade.

Leia essas e outras reportagens no NOTAER de agosto: clique aqui

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

H-60L Black Hawk

Black Hawk chega a 30 mil horas de voo na FAB
Para homenagear o helicóptero H-60L Black Hawk, que completou 30 mil horas de voo na Força Aérea Brasileira no dia 30 de julho, foi produzido pelo Centro de Comunicação Social da FAB um videoclipe das principais missões executadas pela aeronave. Devido à alta capacidade operacional, o helicóptero já foi empregado em diversas missões, como reconhecimento armado, transporte aerologístico, busca e salvamento, infiltração e exfiltração de tropas, entre outras.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Aerodesporto

Aerodesportistas e autoridades debatem segurança do tráfego aéreo
O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), sediou a Reunião Participativa para Regulação de Aerodesportos promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Durante o evento, que aconteceu no dia 19 de julho de 2017, cerca de 50 praticantes de aerodesportos das áreas de voo livre, balonismo, voo a vela, paraquedismo, acrobacias aéreas, além de operadores de aeronaves desportivas e veículos ultraleves puderam expor e discutir com representantes da ANAC e da FAB as suas demandas. A iniciativa da ANAC é motivada pela criação de um grupo de trabalho que visa regular as atividades aerodesportivas no Brasil com vistas à manutenção da segurança operacional. Segundo o diretor da ANAC, Ricardo Sérgio Maia Bezerra, trata-se de um projeto prioritário para a Agência. “A regulamentação é difícil, pois há um limiar entre a liberdade dos esportistas e a preocupação com a segurança da aviação e, para isso, contamos com o apoio de toda a comunidade aeronáutica”, afirmou Bezerra na abertura do evento. Representando o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, apresentou a necessidade de uma formação mínima aos aerodesportistas. “Para uma boa convivência entre a aviação e os aerodesportos, há necessidade de um treinamento voltado aos praticantes para que tenham conhecimento e atuem com segurança. Essa é uma preocupação do DECEA e é muito importante que seja desenvolvida uma cultura aeronáutica voltada principalmente para a segurança”, ressaltou o Oficial-General.

Fonte: FAB

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Conexão FAB

Esquadrilha da Fumaça e SGDC são destaques de revista eletrônica
A edição do último mês de julho de 2017, da revista eletrônica Conexão FAB - editada pela Comunicação Social da Aeronáutica - apresentou os destaques das atividades da Força Aérea Brasileira (FAB). O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, se apresentou na cidade de Rionegro, na Colômbia. No Exercício Amazonas I, a FAB realizou treinamentos e assistência médica em conjunto com as Forças Aéreas do Peru e da Colômbia na Tríplice Fronteira entre os países. O aniversário de Alberto Santos-Dumont foi celebrado em diversas unidades do País com entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont. Ainda, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica (SGDC) passou a ser totalmente operado e controlado pelo Brasil.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Aeroportos

Concessionária devolverá Viracopos para relicitação
Os acionistas da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) autorizaram, em 28 de julho de 2017, o início do processo de entrega da concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ao governo federal. Em nota, a ABV disse acreditar que esta “é a alternativa mais adequada para que o aeroporto mantenha a qualidade e a continuidade dos serviços prestados aos usuários” e que “a escolha dessa alternativa visa garantir a atuação dos funcionários e também o relacionamento com fornecedores e parceiros”. A ABV esperava receber 17,9 milhões de passageiros em 2016, mas a circulação efetiva foi de 9,3 milhões (52% da projeção inicial). A movimentação de cargas também ficou abaixo do esperado (projetou-se 409 mil toneladas no ano passado, mas teve apenas 166 mil toneladas). A concessionária disse que esse cenário foi impactado “pelos efeitos da grave crise macroeconômica pela qual o Brasil tem passado”. O grupo afirmou ainda que continuará a operar Viracopos até que seja concluído o processo de relicitação, que foi construída em conjunto com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A previsão é que esse processo tenha uma duração de 24 meses. A iniciativa privada assumiu a administração de Viracopos no fim de 2012. Foi o primeiro aeroporto de grande porte do Brasil que passou a ser operado por empresas após um leilão realizado pelo governo federal. O contrato era válido por 30 anos. Viracopos foi a primeira concessão a conter a cláusula de devolução amigável ao governo. De acordo com o grupo, esse processo “busca garantir a adequada continuidade da prestação dos serviços aos usuários”.

Fonte: Veja

domingo, 30 de julho de 2017

Especial de Domingo

Nos Especiais de Domingo deste mês, repetindo prática de anos anteriores, fizemos diversas postagens em homenagem ao gênio Alberto Santos Dumont, nascido e falecido em julho (20/7/1873 - 23/7/1932). 

Este querido brasileiro deu diversos exemplos de inteligência, coragem, generosidade, determinação, persistência, criatividade...
Teve, porém, como todos nós, as suas fraquezas. 
Infelizmente, em sua época, não pode contar com as conquistas da medicina, que outros gênios da humanidade lutaram para tornar real.
Assim, tirou a própria vida em decorrência destes males, um gesto trágico que não combina com o Santos Dumont herói.
Devemos lembrar, entretanto, que o Pai da Aviação, como todo ser humano, é uma extraordinária criação que vive acertos e falhas, alegrias e tristezas.
A última etapa de sua vida, registrada no Especial de Domingo de hoje, texto selecionado do excelente site Cabangu, revela, além dos sofrimentos intensos, a sua extraordinária sensibilidade. 
Boa leitura, bom domingo!


Entre o Brasil e a Europa
A despedida dos voos e a retirada de cena dos grandes acontecimentos deixaram o inventor brasileiro triste, sentindo-se esquecido e - com o tempo - em depressão. Esta enfermidade está relacionada, também, com a doença que desenvolveu após os 40 anos de idade: possivelmente esclerose múltipla.
Dumont veio algumas vezes ao Brasil, depois que se tornou uma celebridade. Na primeira delas, em 1914, ficou por pouco tempo.
Volta à França, porém, é tempo de guerra.
Ele havia construído uma casa de estruturas modestas em Benérville, apelidada de La Boîte por sua forma quadrada para se refugiar. Dada a saúde comprometida, Santos Dumont procurava fazer esportes e ocupar sua mente com prazeres científicos, construindo um observatório no teto desta casa com um potente telescópio Zeiss.
Passando a observar os astros, é confundido pela polícia francesa, que o considera espião dos alemães. A confusão deixou o aeronauta apavorado e ele, então, queima diversos papéis e anotações pessoais, que hoje poderiam ser excelentes fontes de pesquisa.

Santos Dumont retornou ao Brasil, após passagens pelos EUA, Chile e Argentina. Em 1917, começa a construir a casa de Petrópolis: "A Encantada".


Entre idas a Paris e retorno ao Brasil, vai percebendo o agravamento de sua doença. Em 1926, interna-se em um sanatório na Suíça. Em 3 de dezembro de 1928, Santos Dumont retornava ao Brasil à bordo do navio Cap Arcona, e vários intelectuais e amigos do inventor planejaram prestar-lhe uma homenagem.


Os amigos, alunos e professores da Escola Politécnica, prepararam ao herói nacional uma recepção com um hidroavião batizado com o nome do Pai da Aviação, que jogaria flores sobre o navio e uma mensagem de boas vindas em um paraquedas, assim que a embarcação com Dumont a bordo entrasse na Baía de Guanabara.

Mas, um imprevisto: na manobra de contorno, uma das asas do avião toca nas águas e o aparelho some no fundo da baía, matando todos os seus tripulantes, entre eles vários amigos de Santos Dumont, tais como Tobias Moscoso, Amauri de Medeiros, Ferdinando Laboriau, Frederico de Oliveira Coutinho, Amoroso Costa e Paulo de Castro Maia.
A depressão do inventor só faz aumentar.
Santos Dumont fez questão de acompanhar por vários dias as buscas pelos corpos, após o que recolheu-se, primeiro a seu quarto no Hotel Copacabana Palace, depois a sua casa em Petrópolis, onde entrou em profunda depressão.
Após algum tempo, voltou a Paris, internando-se em um sanatório nos Pirineus, indo a seguir para Biarritz.
Santos Dumont continuou na Europa as suas pesquisas e invenções, únicas distrações que ainda conseguiam desviar-lhe a atenção dos desastres aéreos.
Em 1931, Antonio Prado Júnior, exilado em Paris, foi visitar o amigo Santos Dumont em Biarritz e constatou seu total abatimento, imediatamente telegrafando à família do inventor para que esta tomasse alguma providência.
Jorge Henrique Dumont Villares foi buscar o tio na Europa, trazendo-o definitivamente para o Brasil e passou a ser seu inseparável companheiro nos últimos momentos.

Em São Paulo
Em São Paulo, Alberto ia à Sociedade Hípica Paulista e ao Clube Atlético Paulistano. Passava muitas tardes também na redação do jornal "O Estado de São Paulo". Recebia a visita quase diária do médico Sinésio Rangel Pestana, que recomendou ao inventor uma temporada no Guarujá, litoral paulista, para tratar de sua delicada saúde.
No Guarujá descansa, olhando o mar daquela praia tão formosa e o infinito do céu, enquanto as crianças brincam na areia. Não é mais aquele rapaz esperto que conquistara Paris aos 28 anos. Agora rareiam-lhe os cabelos, e faltam-lhe as forças. Seu sobrinho, receoso, está sempre em sua companhia, vigiando-o, temendo que algo possa acontecer.

Santos Dumont nunca aceitou o fato de que sua invenção fosse utilizada para fins bélicos, tão bem demonstrado durante a Primeira Guerra Mundial de 1914 a 1918.


Ele acreditava que o avião deveria servir para unir as pessoas, como meio de transporte e, por que não, de lazer, como ele mesmo havia demonstrado, ao deslocar-se em suas aeronaves em Paris para assistir à ópera ou visitar amigos.

Em 1932 irrompe o Movimento Constitucionalista de São Paulo, e a luta entre os rebeldes e o governo desencadeia-se, provocando rivalidades e conflitos entre irmãos brasileiros. Nesta altura manda uma mensagem aos brasileiros, posicionando-se contra a luta fratricida.
Santos Dumont era uma pessoa sentimental e sensível aos acontecimentos, e não lhe passava despercebido o uso de aviões na revolução constitucionalista de 1932.
O acidente com o avião no Rio de Janeiro também o magoou muito.

Alberto Santos Dumont, em seus últimos dias, passeava pela praia, conversando com crianças, entre elas Marina Villares da Silva e Christian Von Bulow, que moravam no balneário. Christian conta ter presenciado Santos Dumont chorando na praia em frente ao Grand Hotel, após ver o bombardeio do cruzador Bahia, por três aviões “vermelhinhos”, leais ao Governo Federal, na ilha da Moela.


Ele podia ouvir o ronco dos aviões do governo, indo em direção a capital paulista para missões de bombardeio, minando-lhe os nervos, obrigando-o a tapar os ouvidos.

O ruído, aquele ruído, aquela perseguição...
E agora o aeroplano, seu invento, fruto de pesquisas e trabalho árduo de toda sua vida, empregado para a destruição e luta entre irmãos.
Aquele som o enlouquecia, e muito agravou seu estado de saúde. É este ambiente que leva-o à cometer suicídio em 23 de Julho de 1932, aos 59 anos, envolto na sua tragédia e na sua tortura.

Fonte: Cabangu

Pesquise: Blog do Ninja em 03/7/11, 10/7/11, 17/7/11 e 24/7/11

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sábado, 29 de julho de 2017

Tecnologia

Dirigível brasileiro faz primeiro voo
O Brasil entrou em um seleto grupo de cinco países que possuem o ciclo completo da tecnologia de produção de um dirigível. O voo inaugural do modelo experimental da empresa Airship do Brasil foi realizado no dia 24 de julho de 2017, em São Carlos (SP). O dirigível projetado com 49 metros de comprimento e 17 metros de altura tem capacidade de carga em torno de uma tonelada e espaço para um piloto e até cinco outros ocupantes. Possui um motor de potência 300 HP, atingindo velocidades de até 85 km/h. De acordo com a empresa, o modelo final terá diversas aplicações, entre elas vigilância e monitoramento para segurança, proteção do meio ambiente, prevenção de queimadas, controle de fronteiras, voos de reconhecimento e busca e salvamento e o transporte de pequenas cargas ou passageiros para áreas de difícil acesso e sem infraestrutura aeroportuária. A empresa Airship possui objetivos ainda maiores, projetando um dirigível cargueiro a ser concluído em 2019 com capacidade de carga para até 30 toneladas, 330 m3, 125 km/h e autonomia customizada.

Saiba mais: Blog do NINJA de 02/07/2013 e 30/10/14

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Cultura Aeronáutica

Protótipo do Bandeirante é preservado em São José dos Campos (SP)
O terceiro protótipo do avião turbo-hélice Embraer 110 Bandeirante, matrícula PP-ZDF, voltou a ser exibido, após completa reforma, no parque Santos Dumont, em São José dos Campos (SP). A reinauguração da aeronave-monumento ocorreu ontem, 27 de julho de 2017, e fez parte das festividades dos 250 anos da cidade. O aparelho foi restaurado num dos hangares do DCTA –Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, mesmo local de sua construção há 40 anos e berço da moderna indústria aeronáutica brasileira. Os trabalhos, em três meses, envolveram 63 voluntários, entre veteranos da Embraer e alunos dos cursos de aeronáutica do Centro de Educação Profissional Hélio Augusto (CEPHAS). Houve desmontagem das partes, recuperação do interior, como bancos e painel, além de restauro na fuselagem e pintura, com as cores originais do projeto. O avião possui um sistema especial de iluminação interna e externa que funcionará diariamente das 18h30 às 22h30, destacando-o no parque que homenageia o Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, no centro da cidade.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Aeroportos

Campo de Marte completa 97 anos
O Aeroporto Campo de Marte (SP) completou, no dia 26 de julho de 2017, 97 anos de operações. Suas atividades se iniciaram em 1920, ano em que foi construída uma pista para pousos e decolagens e um hangar no local onde a Força Pública do Estado de São Paulo mantinha sua escola de aviação. Sob a administração da Infraero desde 1979, o aeródromo foi a primeira infraestrutura aeroportuária da capital paulista. Embora o Aeroporto Campo de Marte não possua linhas aéreas regulares, ele é o 5º em movimento operacional no Brasil. De acordo com os dados da Infraero, no ano de 2016 foram realizados 71.527 pousos e decolagens, cerca de 200 operações diárias. As 71.527 aeronaves que pousaram no terminal no ano passado transportaram 125.395 passageiros. A média mensal de pouso e decolagem de 2016 foi de 5.960 movimentos, sendo que 56,2% referem-se às operações com helicópteros. O aeroporto possui infraestrutura que permite pouso e decolagem noturnos em uma pista de 1.600 metros, e um heliponto.

Parque e Museu
Em reunião com o Ministro da Defesa Raul Jungmann, o prefeito de São Paulo, João Doria, resolveu o impasse com o Aeroporto Campo de Marte, famoso por receber aeronaves da aviação geral na grande São Paulo. O aeroporto continuará sendo operado pela Infraero, porém a prefeitura criará um Parque Municipal no local onde existe uma área de mata atlântica, com cerca de 400 mil m². O prefeito reiterou a criação de um museu aeroespacial no futuro, aproveitando o acervo do Museu da TAM, que no momento está fechado em São Carlos. O parque será criado nas proximidades da cabeceira 12, atrás do Hospital de Força Aérea de São Paulo.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

KC-390

Cargueiro da Embraer conclui demonstrações no exterior
Um dos protótipos do novo jato multimissão de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390 produzido pela Embraer encerrou um circuito de demonstração de 40 dias, no qual sobrevoou 19 países e foi apresentado a nove nações na Europa, África, Ásia e Oceania. No total, foram registradas 130 horas de voo sem qualquer ocorrência, incluindo vários voos de demonstração com representantes de potenciais operadores. A aeronave partiu da Unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, em direção à Suécia, onde foi exibida ainda antes de seguir para o aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris. Lá, o KC-390 esteve exposto durante a 52ª edição do Paris Air Show, realizada em junho, e se exibiu pela primeira vez em um show aéreo, tornando-se um dos destaques do evento. Depois da França, o KC-390 seguiu para sua série de demonstrações, antes de retornar ao Brasil. “Este tour permitiu que vários representantes de potenciais operadores tivessem contato com o KC-390 e pudessem conhecer de perto toda sua flexibilidade, que o torna capaz de realizar uma ampla gama de missões”, disse Jackson Schneider, CEO e Presidente da Embraer Defesa & Segurança. “Todos que tiveram oportunidade de voar a aeronave elogiaram suas capacidades operacionais e o avançado projeto que incorpora tecnologias comprovadas de última geração.” A aeronave demonstrou grande robustez e apresentou 100% de disponibilidade durante todo o tour, no qual foram realizados 52 pousos, em 18 países diferentes. No total, o KC-390 percorreu 91.743 km (ou 49.537 milhas náuticas), o equivalente a mais de duas voltas completas na Terra pela linha do Equador. Durante as demonstrações, o avião pôde ser avaliado em decolagens de grandes altitudes e altas temperaturas, em navegação a baixa altura (chegando a voar com 49ºC de temperatura ambiente) e simulando condições operacionais, como o lançamento de paraquedistas.

A 870 Km/h
O KC-390 transporta até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade para operar em ambientes hostis, incluindo pistas não-preparadas ou danificadas. Trata-se de um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. A campanha de testes do KC-390 está avançando de forma extremamente satisfatória, atendendo todos os requisitos da aeronave e validando os objetivos de desempenho e capacidade previstos por meio do uso de avançadas ferramentas de engenharia. Desde o início da campanha de testes em voo, em outubro de 2015, os protótipos do KC-390 têm apresentado uma alta taxa de disponibilidade, acumulando mais de 1.200 horas de voo. A Capacidade Operacional Inicial deve ser atingida até o final deste ano e as entregas estão programadas para começar no primeiro semestre de 2018.

Fonte: Embraer

terça-feira, 25 de julho de 2017

Domingo Aéreo na AFA

Portões Abertos da AFA será dia 16 de agosto
No dia 16 de agosto de 2017, a Academia da Força Aérea (AFA), com sede em Pirassununga (SP) terá o evento “Domingo Aéreo”. Durante todo o dia, das 9h às 17h, a AFA estará com seus portões abertos para os amantes da aviação das mais variadas regiões do país. O público terá a oportunidade de ter contato direto com as aeronaves militares e civis que estarão expostas e estandes vão mostrar o trabalho da Força Aérea Brasileira. O evento tem entrada e estacionamento gratuitos. O visitante terá à sua disposição praça de alimentação. Quem levar 1 kg de alimento não perecível concorrerá a brindes da AFA.

Ingressos grátis em site
A entrada será feita pelo Portão Sul da Academia da Força Aérea, no km 39 da rodovia SP-225. A Polícia Militar Rodoviária deverá montar um esquema especial de trabalho para apoiar a circulação nas imediações. O “Domingo Aéreo” oferece exposição de aeronaves civis e militares, shows aéreos, paraquedismo, plastimodelismo e aeromodelismo. Está confirmada a exposição do cargueiro fabricado pela Embraer, o KC-390. O acesso ao evento só será permitido através da reserva de um ingresso emitido gratuitamente pela AFA, pelo site www.domingoaereo.com.br. Não será permitida a entrada sem ingresso. A medida visa evitar a superlotação no evento.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Concurso para a FAB

Aeronáutica tem 210 vagas para níveis superior e técnico
O Comando da Aeronáutica recebe, até 28 de julho de 2017, as inscrições para seleção de voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário para Oficiais e Sargentos. As oportunidades são para profissionais de níveis superior e médio de inúmeras especialidades. São 210 vagas para diversas regiões do País. As inscrições começaram dia 17 e seguem até 28 de julho. A seleção será por avaliação curricular. São 143 para Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Veterinários, em diversas localidades do território nacional. Há também 49 vagas para Oficiais Técnicos, com formação superior em diversas áreas. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, as vagas são nas áreas de Administração, Análise de Sistemas, Arquitetura, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Estatística, Pedagogia, Serviços Jurídicos. Em Pirassununga, no interior paulista, há oportunidade na especialidade de Engenharia Química. Para Oficiais Técnicos, é exigido diploma de ensino superior e, dependendo da especialidade, Registro Profissional. Para Oficiais Médicos, é necessário ter diploma de ensino superior, registro no Conselho Regional de Medicina e Residência Médica na especialidade pleiteada, com exceção da especialidade Clínica Médica. Para Oficiais Médicos da especialidade Clínica Médica, Farmacêuticos e Veterinários, serão exigidos diploma de ensino superior e registro no Conselho Regional da Profissão.  
Sargentos
São 18 oportunidades para o nível médio para Arrumador, Cozinheiro e Motorista-bombeiro. Os interessados nas vagas para arrumador precisam ter diploma de ensino médio e diploma de curso técnico. Dependendo da especialidade, o candidato deverá apresentar o diploma de Curso Técnico em Eventos ou em Restaurante e Bar, conforme Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação – 3ª edição. Para a especialidade de Cozinheiro, será exigido diploma de ensino médio e diploma de curso técnico. Conforme a especialidade, o candidato deverá apresentar diploma de Curso de Formação Inicial e Continuada de Cozinheiro ou de Cozinheiro Industrial, conforme Guia PRONATEC de Cursos de Formação Inicial e Continuada do Ministério da Educação – 4ª edição. Já os interessados na especialidade de Motorista-bombeiro precisarão apresentar diploma de ensino médio, comprovante de realização do curso para condutores de veículos de Emergência (com carga horária mínima de 50 horas) e comprovante de realização do curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, conforme Art. 145 do Código de Trânsito Brasileiro.

Informações: www3.fab.mil.br

Concurso para a EEAR com 288 vagas: Saiba no Blog do NINJA de 15/07/2017

domingo, 23 de julho de 2017

Especial de Domingo

Julho deu e tirou do mundo (20/7/1873 - 23/7/1932) o gênio Alberto Santos Dumont. Neste sétimo mês do ano, novamente, dedicamos os Especiais de Domingo à memória deste querido brasileiro.



DEMOISELLE


Em 1907, de março a junho, Santos Dumont fez experiências com o aeroplano com asa de madeira N°15 e com o dirigível N°16, misto de dirigível e avião, mas desiste desses projetos por não obter bons resultados. O número 17 seria cópia do número 15.

Em setembro, no Rio Sena, faz experiências com o N°18, um deslizador aquático.

Testa o primeiro modelo de um aeroplano em novembro de 1907, um pequeno avião apelidado pelos franceses de Demoiselle, devido a sua graciosidade e semelhança com as libélulas.




Todavia, durante as primeiras experiências, o Nº19 sofreu um acidente, ficando seriamente avariado. Pesando 110 quilos, o Demoiselle era uma aeronave com motor de 35 HP e estrutura de bambu.
Em Dezembro de 1908 exibe um exemplar do Demoiselle na Exposição Aeronáutica, realizada no "Grand Palais" de Paris. Em janeiro de 1909 obtém o primeiro brevê de aviador, fornecido pelo Aeroclube da França.

Aproveitando características e formato do Nº19, foi criado o Demoiselle Nº20. Sua fuselagem era construída de longarinas de bambu com juntas de metal e as asas cobertas de seda japonesa, tornando-o leve, transparente e de grande efeito estético. Em setembro do mesmo ano estabelece o recorde de velocidade voando a 96 km/h num Demoiselle. Faz um voo de 18km, de Saint-Cyr ao castelo de Wideville, considerado o primeiro reide da história da aviação. Com esta pequena aeronave ele ia visitar amigos em seus castelos, batendo recordes de velocidade e de distância de decolagem.



O Demoiselle era um avião pequeno, de tração dianteira, com a hélice girando no bordo de ataque da asa alta de grande diedro, o leme e o estabilizador eram de contorno poliédrico, montados em uma estrutura em forma de cruz e unidos à fuselagem por meio de uma junta que permitia o movimento do conjunto em todas as direções. O piloto ia sentado abaixo da asa logo atrás das rodas.


O comando era composto por um volante que controlava, através de cabos, o conjunto leme/estabilizador. Os cabos de sustentação da asa e reforço de estrutura eram cordas de piano. O Demoiselle Nº19 tinha como fuselagem uma única haste de bambu, com seis metros de comprimento e a asa era formada por uma estrutura simples. O motor a explosão, de 20 hp, refrigerado a água, era de dois cilindros opostos e foi projetado pelo próprio Santos Dumont e construído pela fábrica Dutheil & Chalmers. Possuia ainda um estabilizador na frente e embaixo do avião e dois lemes laterais situados logo abaixo da asas. Tais ítens foram logo abandonados, pois não contribuiram em nada para aumentar a estabilidade do aparelho.
Posteriormete, Santos Dumont alterou-o, desenhando novamente a asa para aumentar sua resistência e colocou um motor Antoniette de 24 hp na parte de baixo, entre as pernas do piloto, transmitindo o torque à hélice por meio de uma correia. Este ficou conhecido como Nº20 e foi descrito pela Scientific American de 12 de dezembro de 1908 como: "... de longe a mais leve e possante máquina desse tipo que jamais foi produzida."
E mais: "Um número de pequenos voos foram feitos e não se apresentou nenhuma dificuldade particular em mantê-lo no ar. Por causa do tamanho reduzido de seu monoplano, Santos Dumont foi capaz de transportá-lo de Paris para Sait-Cyr na parte traseira de um automóvel (...) Esta é a primeira vez que temos conhecimento de que um automóvel tenha sido usado para transportar um aeroplano montado, da cidade para um lugar apropriado no campo, onde o aviador pudesse levar adiante seus experimentos."


Ainda apresentando alguns problemas de estrutura e baixa potência, que Santos Dumont tentou compensar, o modelo Nº21 possuia uma fuselagem triangular composta por três hastes de bambu e nova asa, mais resistente e de maior envergadura, além da redução no comprimento do avião. Retorna a solução inicial de motor de dois cilindros contrapostos, instalado sobre as asas, atuando diretamente sobre a hélice.


O projeto do Nº22, era basicamente igual ao Nº21. Santos Dumont apenas experimentou, nos dois modelos, vários motores de cilindros opostos e refrigerados a água, com potências variando entre 20 e 40 hp, constrídos por Dutheil & Chalmers, Clément e Darracq. Assim estes dois modelos demonstraram qualidades bastantes satisfatórias para a época, sendo produzidos em quantidade, uma vez que Santos Dumont, por pincípios, jamais requereu patente por seus inventos.
A 18 de setembro de 1909 realiza seu último voo em uma de suas aeronaves, voando rasante em cima da multidão, sem segurar nos comandos.Com os braços abertos ele segurava um lenço em cada uma das mãos os quais soltou e foram disputados aos pedaços.
Santos Dumont, ao deixar as pessoas livres para fabricar o Demoiselle, permitiu que sua invenção se tranformasse no primeiro avião popular.


Além da França, outros países como Estados Unidos, Alemanha e Holanda também construíram o Demoiselle.
Santos Dumont deixou de voar em 1910 por motivos de saúde, quando foi diagnosticado estar com esclerose múltipla.

Fonte: Cabangu

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sábado, 22 de julho de 2017

Market Place Airlines

Exposição no Shopping Market Place, em São Paulo, conta a história da aviação
Visitas até 8 de agosto

A exposição “Market Place Airlines”, de 20 de julho a 8 de agosto de 2017, é atração do Shopping Market Place, na capital paulista. Narrando a história da aviação, a mostra é composta por dois simuladores de voo com realidade virtual e maquetes de aviões que marcaram momentos importantes da atividade aérea, como o 14-bis e o Demoiselle, de Alberto Santos Dumont. Por intermédio de óculos “Rift”, os visitantes experimentarão nos simuladores o interior do Boeing 737 NG e do Cessna 172 Skyhawk. O cenário do evento é inspirado em aeroportos e, além de painéis, apresenta, miniatura da casa de Santos Dumont, a Encantada, existente em Petrópolis (RJ).

Exposição Market Place Airlines
Período: 20 de Julho a 08 de Agosto
Horários: De segunda a sábado das 12 às 20h; domingo das 14 às 20h.
Local: Piso Superior, ao lado da loja Ri Happy
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 - Vila Cordeiro
Entrada: Gratuita

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Vagas para pilotos na Emirates

Emirates Airlines seleciona pilotos brasileiros
Entrevistas dias 27 e 28/07/17

A companhia aérea Emirates Airlines, dos Emirados Árabes, seleciona pilotos brasileiros para atuarem em sua frota de aviões Airbus A380 e Boeing 777. Há vagas para copilotos e comandantes, com salários que podem chegar a R$ 50,9 mil. Haverá um evento de seleção em São Paulo, nos dias 27 e 28 de julho de 2017, no hotel Bourbon Convention Ibirapuera. Não é necessária inscrição prévia. Os que não puderem participar do evento poderão se inscrever para entrevista de seleção pelo site www.emirates.com/pilots. Após os testes iniciais no Brasil, a seleção continua em Dubai.

Requisitos
Para copiloto, o candidato deve ter experiência em aviões multimotores. São necessárias 2 mil horas em aviões de 20 toneladas ou 3 mil horas de voo para aviões entre 10 e 20 toneladas. Para comandante, são exigidas pelo menos 7 mil horas de voo, sendo 3 mil como comandante de jatos acima de 50 toneladas e mil horas em aviões de fuselagem larga (widebody) e três anos de experiência em voos de longa distância. Os selecionados deverão estabelecer residência em Dubai. 

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Santos Dumont

20 de Julho
Aniversário de Santos-Dumont
20/7/1873
Força Aérea Brasileira
ORDEM DO DIA 
O desenvolvimento de uma sociedade tem um indicador relacionado com a capacidade e dedicação de seus integrantes em implementar novas técnicas, processos e elaborar soluções.
A este processo, que implica em romper com a situação vigente e trazer à realidade um aspecto efetivamente novo, chamamos de inovação.
Ao tratar deste tema, faz-se obrigatório referenciar àquele que homenageamos nesta data, Santos-Dumont.
Este insigne brasileiro inseriu nosso País no exclusivo rol dos que realizaram grandes invenções e permitiu ao mundo conhecer mais profundamente a tecnologia de voo do mais-pesado-que-o-ar.
Uma notável criação, dentre sua vasta lista de inventos, que catalisou o desenvolvimento da aviação mundial e impactou sobremaneira toda a sociedade, de forma que, atualmente, não se pode conceber a humanidade sem os meios aéreos.
Celebrar o nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira é enaltecer sua inventividade e seu destacável conhecimento técnico.
Atributos que, somados, são tão relevantes quanto o legado que seus inventos acrescentaram à humanidade.
Dessa forma, podemos afirmar que o desenvolvimento no campo do conhecimento permite à sociedade evoluir e proporcionar melhores condições para seus integrantes.
Tendo como base estes conceitos, o Comando da Aeronáutica se consolidou como instrumento de fomento tecnológico, que proporcionou destacável incremento no setor científico e produtivo de nosso País.
Ao seguir os passos de nosso Patrono, o Marechal Casimiro Montenegro tornou real seu projeto de construir um centro de tecnologia em um país que mal fabricava veículos automotores.
A criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica proporcionou as condições necessárias para que, hoje, o Brasil seja a sede de uma das maiores empresas aeronáuticas do mundo.
Ao atuar como catalisador da competitividade científica nacional, a Aeronáutica capitaneou, em parceira com o Ministério da Educação, o projeto de expansão do ITA que está em fase final de construção e será inaugurado ainda em 2017.
No final das obras, o Instituto ampliará sua capacidade total de 770 para mais de 1200 alunos, o que representa um incremento diretamente relacionado com a nossa produção científica, com repercussão favorável ao crescimento produtivo e econômico de nossa sociedade.
Neste cenário de vanguarda tecnológica, é necessário exaltar os esforços conjuntos que permitiram a consolidação do projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC.
Foi por meio do empenho de setores do Ministério da Defesa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e, ainda, da Telebrás que o Brasil adquiriu um satélite próprio para comunicações civis e militares.
Decisão estratégica e primordial para fortalecer a soberania do País e integrar as regiões mais distantes de nosso território.
Em um momento de grande relevância para as comunicações militares nosso Ministro da Defesa, Raul Jungmann, realizou , no dia 05 de julho, a primeira comunicação criptografada, utilizando o nosso satélite, em uma operação militar coordenada pela Força Aérea Brasileira.
Uma ação aparentemente simples, mas de extrema relevância para o cumprimento de nossa missão e que comprova a necessária autonomia tecnológica.
Retomando as palavras ao homenageado desta data, Santos-Dumont nos impulsionou aos céus e cabe a nós dar prosseguimento a seu espírito, não aceitando e combatendo qualquer possibilidade de frustração da nossa determinação de sermos um País de vanguarda no desenvolvimento tecnológico. 
Devemos persistir, e ter no trabalho iniciado por aqueles que nos precederam, uma luz que dá vida aos nossos projetos de futuro, em que o principal beneficiário é o povo brasileiro.
É somente por meio da fiel observância dos preceitos que balizam o trabalho independente de nossas Instituições, de nossa resiliência nos objetivos e da constante inovação nos diversos campos do conhecimento, que garantiremos um futuro mais próspero à nossa sociedade.
Nesse cenário, conclamo a todos os integrantes do Comando da Aeronáutica para que sigam os passos de nosso Patrono e busquem continuamente o desenvolvimento profissional em suas áreas de atuação.
Assim sendo, permaneçam com o foco voltado ao cumprimento de suas missões, pois dessa forma, estaremos valorizando toda a confiança depositada nas Forças Armadas e o trabalho do abnegado Patrono da Aeronáutica Brasileira, que dedicou a sua obra ao engrandecimento de toda a sociedade. 
Parabéns Santos-Dumont!
Parabéns Aeronáutica Brasileira!
Parabéns Força Aérea Brasileira!

Brasília, 20 de julho de 2017
Tenente-Brigadeiro do Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO
Comandante da Aeronáutica

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Voa São Paulo

Governador Geraldo Alckmin autoriza início da operação da Voa São Paulo, primeira concessionária de aeroportos paulistas
Concessão garante investimentos para impulsionar o desenvolvimento regional; aeroportos serão modernizados com ampliação na oferta de serviços aos usuários

O governador Geraldo Alckmin participou ontem, 18/7/2017, de evento para a assinatura do contrato do Voa São Paulo, consórcio que inicia hoje a operação assistida de cinco aeroportos paulistas localizados em Campinas, Jundiaí, Bragança Paulista, Itanhaém e Ubatuba. Essa é a primeira vez que aeroportos estaduais serão administrados pela iniciativa privada. A concessão prevê que, ao longo dos 30 anos de contrato, o Voa São Paulo deve investir ao menos R$ 93,6 milhões em melhorias nos aeroportos. Além das atividades aeroportuárias, a concessionária pode explorar a capacidade imobiliária e de oferta de serviços dos aeroportos. Assim, o Voa São Paulo pode implantar centros de convenções, hotéis, café, restaurantes e lojas, por exemplo. Atualmente, esses aeroportos têm perfil para aviação executiva e táxi-aéreo, mas havendo interesse da concessionária e de companhias aéreas, o Voa São Paulo poderá realizar investimentos para capacitá-los para aviação comercial com oferta de voos de linha. “A concessão abre um novo ciclo de desenvolvimento na área da aviação executiva no Estado de São Paulo, com oportunidades de novos serviços para as cidades, com geração de empregos. Cerca de um terço de todo o investimento previsto será realizado nos primeiros anos da concessão”, afirmou o governador. Na licitação realizada no último dia 16 de maio, o consórcio foi vencedor com oferta de outorga de R$ 24.439.590,00, o que representa ágio de 101% sobre o valor mínimo de outorga estipulado para a licitação (R$ 12,159 milhões). Do ponto de vista técnico, o Consórcio Voa São Paulo comprovou sua qualificação em operação, manutenção, segurança e gestão de aeródromos de aviação com movimentação mínima de 60 mil aeronaves por ano, exigida em edital. Os investimentos a serem feitos na infraestrutura aeroportuária potencializam o crescimento regional, atraem novos negócios e impulsionam a geração de empregos, além de proporcionar benefícios diretos aos usuários das aeronaves, que realizam mais de 135 mil pousos e decolagens nesses cinco aeroportos. Do total de R$ 93,6 milhões exigidos por contrato, ao menos R$ 33,6 milhões serão investidos já nos quatro primeiros anos. Ao longo do contrato, R$ 15,8 milhões serão aplicados no Aeroporto de Itanhaém; R$ 20,5 milhões no de Jundiaí; R$ 10,5 milhões no de Bragança Paulista; R$ 18,2 milhões no de Ubatuba; e R$ 28,6 milhões no de Campinas. Esses recursos previstos contemplam, por exemplo, melhorias nos sistemas de pistas, pátios e sinalização, como também reformas nos terminais de passageiros, modernização de hangares e implantação de equipamentos de proteção ao voo. Nos próximos dez dias, a concessionária Voa São Paulo terá que submeter à aprovação da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) – atual administrador dos aeroportos –, seu plano de investimentos com cronograma detalhado para execução das melhorias previstas no edital.

Operação Assistida
Nos primeiros 90 dias de concessão, a equipe do Daesp irá acompanhar os colaboradores do Consórcio nos cinco aeroportos, observando a performance do novo gestor, treinando e orientando quanto à operação dos cinco aeroportos. Neste período de operação assistida, a responsabilidade contratual ainda é do Daesp, que manterá seus serviços e colaboradores atuando nos aeroportos – desde a operação das torres até a limpeza e vigilância, bem como acompanhamento dos contratos administrativos e comerciais vigentes. Ao término desse prazo inicial, o Voa São Paulo passa a operar integralmente os aeroportos e deverá dar início aos investimentos contratuais exigidos sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp.

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terça-feira, 18 de julho de 2017

Carreiras na Aviação

250 mil pilotos serão necessários no mundo, nos próximos 10 anos
Com o intenso crescimento do tráfego aéreo mundial, a demanda por pilotos é cada vez maior. Contudo, o setor dependente da conjuntura econômica não conseguiu se antecipar à necessidade e agora encara falta de mão de obra qualificada. Nos próximos dez anos, a aviação comercial vai precisar contratar cerca de 250 mil pilotos no mundo todo. O dado é de um estudo publicado em junho de 2017, no Salão Aeronáutico Le Bourget (França), pelo CAE, companhia especializada em formação no setor da aviação civil. Para manter o crescimento da indústria do transporte aéreo comercial, o informe recomenda a formação de 180 mil copilotos que, mais tarde, serão promovidos comandantes de bordo, "número superior a todas as décadas anteriores". Diante do robusto tráfego de passageiros, crescendo 4,5% ao ano, as fabricantes Boeing e Airbus estão apostando em dobrar suas frotas de aeronaves nos próximos 20 anos, com a maior parte da demanda vinda da Ásia. Contudo, mais aviões significam mais pilotos. E esse mercado está "tenso" há seis meses ou um ano, garante Philippe Crébassa, diretor adjunto da Enac, maior escola aeronáutica da Europa, em Toulouse, na França. Formar um piloto é algo difícil, custa tempo e dinheiro. A formação de um copiloto leva dois anos e meio. Para virar comandante, um copiloto leva entre cinco e dez anos.

Fontes: G1 e France Press

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Segurança de Voo

Unidade da FAB em Manaus realiza conscientização em escolas
A ideia é disseminar boas práticas ligadas à prevenção de acidentes aeronáuticos

Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as atividades aéreas e sua regulamentação por meio de boas práticas relacionadas à prevenção de acidentes aeronáuticos, o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) tem realizado palestras nas escolas de Manaus (AM). O público-alvo são alunos das redes particular e pública do Ensino Fundamental e Médio, localizados nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. “Aproximar-se da comunidade escolar e levar conhecimento àqueles que são os porta-vozes do processo de ensino e educação é bastante motivador”, ressalta o Chefe do SERIPA VII, Tenente Coronel Aviador André Luiz Mota. Temas como risco de fauna, risco baloeiro, o uso do raio laser e da pipa foram apresentados pela equipe da organização, junto com fotos e vídeos, que contribuíram para a compreensão da importância de boas práticas em favor da segurança de voo. “A atenção e a participação dos alunos são o nosso principal retorno. A dinâmica é muito produtiva”, afirma o Sargento Diogo Martins Matos, encarregado da Subseção de Gerenciamento de Prevenção. A missão faz parte das ações planejadas pela Unidade, que se dedica ao planejamento, gerenciamento, controle e execução de atividades relacionadas com a prevenção e a investigação de acidentes aeronáuticos na aviação civil, no âmbito de sua jurisdição - que abrange os Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.