NASA apresenta nova nave espacial
A Agência Espacial norte-americana (NASA) anunciou o novo sistema que levará o homem para o espaço além da região da órbita terrestre baixa. A nave, chamada Multi-Purpose Crew Vehicle (MPCV) ou Veículo de Tripulação para Diversas Finalidades, tem desenho baseado na nave Orion, planejada como sucessora original dos ônibus espaciais no programa Constellation.
A nave é capaz de transportar quatro astronautas para missões de 21 dias e em seu retorno faria a aterrissagem no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia. Ela também é desenvolvida para ser 10 vezes mais segura que os ônibus espaciais durante o lançamento e o retorno à Terra.
O desenvolvimento do MPCV só é possível, segundo o comunicado da Nasa, pois a agência agora se concentra na exploração além da órbita terrestre baixa, deixando a tarefa de levar as tripulações à Estação Espacial Internacional para a Rússia e para as empresas particulares após a aposentadoria dos ônibus espaciais neste ano.
O plano da NASA, depois do fim do programa de ônibus espaciais, é fazer com que os astronautas americanos sejam transportados até a Estação Espacial Internacional por meio da nave Soyuz, da Rússia, da mesma forma que foi levado ao espaço o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, em 2006. Este procedimento deve se estender até a metade da atual década. O serviço prestado pela Rússia custa US$ 51 milhões por astronauta para os Estados Unidos. Eventualmente eles pretendem contar com naves europeias e japonesas também. Depois, a NASA deve começar a usar os serviços de companhias privadas nas suas viagens para o espaço. Atualmente as empresas particulares cobram US$ 63 milhões por passagens para 2014.