Um piloto norte-americano decolou do aeroporto de Recife, PE no dia 16 de março de 2013, onde havia pousado depois de ter passado quase um dia inteiro voando em uma aeronave experimental. Bill Harrelson saiu da cidade de Bangor, no estado do Maine, Estados Unidos, no dia 14 e fez a primeira parada na capital pernambucana no dia 15. Ele quer quebrar o recorde mundial de velocidade indo de um polo ao outro do planeta.
O objetivo é fazer em duas semanas o trajeto que, segundo ele, o atual recordista fez em quatro meses. O americano espera manter uma velocidade dez vezes maior e com menos pausas no caminho. “Depende de quanto terei que esperar, do tempo, das condições meteorológicas, se eu tiver algum problema, um atraso mecânico, se eu estiver cansado...”, enumerou.
A aeronave tem 7m de comprimento e foi construída por Harrelson e pela mulher dele, que também pilota, mas que não pôde participar da viagem. Isso porque não há espaço para ela no avião, tomado por depósitos de combustível. Segundo o piloto, a aeronave pode voar 39 horas sem parar para abastecer. Bill Harrelson deixou o Recife e seguindo para o Chile, Nova Zelândia, Havaí, Alasca e volta para o ponto de partida, nos Estados Unidos.