Depois que o piloto de um monomotor Cessna 172, matrícula G-BCYR, desmaiou em pleno voo na Inglaterra, na noite do dia 08 de outubro de 2013, a aeronave foi conduzida até o pouso pelo passageiro, praticamente sem experiência de voo. Apenas o piloto e o passageiro estavam no avião de quatro lugares. Eles retornavam ao pequeno campo de pouso de Sandtoft, próximo a Doncaster, norte da Inglaterra, quando o piloto sentiu-se mal e desmaiou.
A aeronave foi direcionada então para um aeroporto maior, de Humberside, onde um instrutor de voo foi chamado e os serviços de emergência alertados, disse um porta-voz do aeroporto.
O instrutor Roy Murray foi levado à Torre de Controle e instruiu o passageiro, identificado apenas como John, por mensagens no rádio. A situação era adversa: estava ficando escuro; o rapaz estava com apenas meia hora de experiência de voo; nunca havia pousado um avião; estava sentado no assento da direita; e, tinha que pousar a aeronave.
Após sobrevoar o aeroporto duas vezes, o passageiro conseguiu pousar a aeronave, na quarta tentativa, com pequenos choques anormais de partes da aeronave com o solo. O instrutor disse que o rapaz realizou um "lindo pouso".
Fonte: http://g1.globo.com