Aumenta o transporte aéreo de órgãos para transplante
O número de órgãos, tecidos e equipes médicas transportados gratuitamente pelas companhias aéreas associadas da ABEAR no primeiro trimestre passou de 1106 para 1980, um crescimento de 79% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo foram 2113 órgãos, tecidos e equipes transportados gratuitamente pelas Força Aérea, Companhias e pelo modal rodoviário – em comparação com primeiro trimestre de 2013, o crescimento foi de 86% no volume.
Em relação ao aproveitamento de voos comerciais para o transporte, o crescimento foi de 13% – no ano passado foram 1134 viagens entre janeiro e março contra 1279 realizadas este ano. Mas o número que mais chama a atenção é o transporte de equipes. Enquanto no primeiro trimestre do ano passado 21 profissionais da saúde responsáveis por procedimentos relacionados aos transplantes viajaram gratuitamente, neste ano foram 182 pessoas transportadas com o mesmo objetivo, um aumento de 767%.
Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, lembra que a via aérea é a melhor solução para o transporte de órgãos, tecidos e equipes de transplante em um país com as dimensões continentais do Brasil. “Aproximadamente 95% dos transportes de órgãos acontecem pela aviação comercial regular e o número de voos que levam itens e equipes mais do que dobrou no ano passado”, contabiliza.
Fonte: www.segs.com.br