Do Aero Entusiasta, selecionamos o conteúdo de hoje. O blog é criação do Luca Simioni que procura ajudar os futuros Pilotos compartilhando informações, dicas e experiências.
Boa leitura.
Bom domingo!
Manutenção de pista: remoção da borracha
As operações de pouso e decolagem nos aeroportos são constantes, são centenas de aeronaves chegando e partindo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para que as operações sejam conduzidas com segurança, uma série de testes e verificações são feitas para garantir que as pistas e taxiways estão livres de objetos (pedras, parafusos) e contaminantes (óleos). As pistas de pousos e decolagens recebem uma atenção especial, pois é ali que as aeronaves estão se deslocando em alta velocidade, tornando qualquer situação anormal mais perigosa ainda.
Uma das verificações mais importantes é a que avalia o nível do coeficiente de atrito da pista. Conforme as aeronaves pousam e se deslocam pelo aeroporto, a borracha dos pneus vai se depositando no pavimento, diminuindo assim a eficiência da frenagem e do atrito entre pneus e solo. Durante os segundos que antecedem o pouso, as rodas da aeronave não estão em movimento, porém assim que o avião toca a pista os pneus aceleram rapidamente para poder acompanhar a velocidade do avião. São nesses milésimos de segundos que a borracha se deposita no pavimento, pois o atrito, a temperatura e a força imposta nos pneus (peso do avião) variam rapidamente. Esse período de tempo em que a borracha se prende à superfície da pista é conhecido como spin up time.
O acúmulo excessivo de borracha na pista pode causar aquaplanagem, redução na eficiência de frenagem das aeronaves e também da capacidade de manobra das aeronaves por consequência do baixo atrito entre os pneus e a superfície. Para evitar esses problemas os aeroportos possuem programas de manutenção exclusivos baseados nos números de pousos e decolagens. A cada X operações a pista passa por uma verificação de coeficiente de atrito e, se necessário, a remoção da borracha é realizada.
O acúmulo excessivo de borracha na pista pode causar aquaplanagem, redução na eficiência de frenagem das aeronaves e também da capacidade de manobra das aeronaves por consequência do baixo atrito entre os pneus e a superfície. Para evitar esses problemas os aeroportos possuem programas de manutenção exclusivos baseados nos números de pousos e decolagens. A cada X operações a pista passa por uma verificação de coeficiente de atrito e, se necessário, a remoção da borracha é realizada.
Verificação do coeficiente de atrito da pista |
Atualmente existem quatro métodos diferentes para o desemborrachamento das pistas:
- Água sob alta pressão: esse processo utiliza água sob alta pressão para remover a borracha do pavimento, pressões que variam de 2.000 PSI até 40.000 PSI são utilizadas. Esse método não utiliza produtos químicos.
- Remoção química: o procedimento envolve o uso de produtos tóxicos e corrosivos (já existem opções mais verdes, porém mais caras). Esses produtos químicos são aplicados no pavimento e depois removidos com jatos de água sob baixa pressão.
- Remoção por impacto de alta velocidade: nessa opção a pista é jateada (areia), fazendo com que a borracha seja removida pelas partículas de areia que a atingem em alta velocidade. Após a remoção da borracha é necessário fazer uma limpeza completa da pista para evitar que os motores das aeronaves ingiram a areia (FOD).
- Remoção mecânica: esse processo utiliza máquinas especiais que removem parte da superfície da pista (lixas).
Após a remoção da borracha, uma limpeza completa é feita na pista para evitar que qualquer objeto seja deixado na superfície ou lateral da mesma. Além disso, inspeções são feitas diariamente para evitar possíveis FODs (Foreign Object Damage), que acontecem quando os motores das aeronaves ingerem algum objeto e sofrem danos.
Para encerrar o post deixo vocês com esse ótimo vídeo que mostra o desemborrachamento de uma pista no Afeganistão:
Runway Rubber Removal