Avião da Embraer será empregado em testes ambientais
A Boeing e a Embraer anunciaram colaboração para testar tecnologias direcionadas ao meio ambiente em um esforço conjunto para melhorar o desempenho da aviação com relação a aspectos ambientais. Pelo acordo, uma aeronave da Embraer será utilizada para a realização de testes a partir de 2016 através do Programa ecoDemonstrator da Boeing. A iniciativa amplia a cooperação entre duas das maiores fabricantes de aviões do mundo.
A Boeing lançou o Programa ecoDemonstrator em 2011 para acelerar os testes e o emprego de novas tecnologias que podem reduzir o consumo de combustível, as emissões de carbono e o ruído. Até hoje, a empresa testou mais de 50 tecnologias com um Next-Generation 737-800, um 787 Dreamliner e, atualmente está usando um 757 no projeto. Com a plataforma ecoDemonstrator, novas tecnologias sobre impacto ambiental ainda em desenvolvimento podem ser testadas em voo e amadurecem mais rapidamente.
A Boeing tem trabalhado em parceria com fornecedores, companhias aéreas e agências governamentais em testes com modelos de ecoDemonstrator. As tecnologias testadas incluem um novo winglet e revestimentos "anti-inseto" na asa que podem melhorar a eficiência aerodinâmica, aplicativos de software que podem melhorar a eficiência em voo e novos tipos de biocombustível de aviação sustentável.
A Embraer incorpora requisitos ambientais no desenvolvimento de produtos através de seu programa de Desenvolvimento Integrado do Produto Ambientalmente Sustentável (DIPAS). Desde o início, os aviões da Embraer são projetados com ênfase na incorporação de inovações e aderindo às normas ambientais.