Destaques do desenvolvimento do novo caça Gripen para a FAB
Selecionado no Programa F-X2, o processo licitatório que visava reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com novas aeronaves de caça, o Gripen E/F, denominado F-39, possui
cinco destaques operacionais e tecnológicos.
Ensaios em voo
Desde 26 de agosto de 2019, o Gripen Brasileiro está passando por uma série de ensaios em voo em Linköping, na Suécia, onde deve permanecer até o segundo semestre de 2020, quando virá para o Brasil para dar continuidade à campanha de ensaios.
Decolagem curtíssima
O Gripen foi concebido para ser flexível e utilizar pequena infraestrutura logística. Ele precisa de apenas 500 m de pista para decolar e 600 m de distância para pousar.
Pouco tempo de preparo
O tempo de mudança de configuração do Gripen também é mínimo. São necessários apenas 10 minutos para configurá-lo para missões ar-ar, incluindo o reabastecimento e o remuniciamento das armas.
Transferência de tecnologia
O Programa Gripen Brasileiro inclui mais de 60 projetos de offset – uma compensação de natureza industrial, tecnológica e comercial – a fim de promover a autonomia da Força Aérea Brasileira e da indústria aeronáutica na aquisição de know-how em inteligência de defesa e independência na manutenção dos caças.
Centro de projetos
Desde novembro de 2016, funciona o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN – Gripen Design and Development Network) na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). O GDDN é o hub do desenvolvimento tecnológico do Gripen no Brasil e conta, atualmente, com o trabalho de aproximadamente 190 engenheiros brasileiros e 20 suecos.
Fonte:
www.defesaaereanaval.com.br em 28/02/2020