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Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 20 de junho de 2020

KC-390 Millennium

Primeira turma de pilotos do KC-390 concluem capacitação
Os 12 primeiros pilotos da nova aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390 Millennium, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis (GO), concluíram, dia 16 de junho de 2020, o curso de formação na aeronave. Com isto, estão aptos a realizarem missões operacionais de Transporte Aéreo Logístico.A fase inicial do curso aconteceu em 2019 na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP). As três primeiras semanas, chamadas de Ground School (curso teórico da aeronave), foram seguidas de uma semana no simulador de voo da Embraer, para adaptação aos comandos de voo do tipo fly-by-wire. Encerrando a primeira fase, os pilotos, na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO),  iniciaram os voos de formação.

Voos
A fase de voos foi dividida em duas partes: EBFT (Extended Basic Fly Training), com os pilotos treinando o voo básico na aeronave, e o ALST (Aero Logistic Supervision Training), com missões de voos logísticos, nas quais operaram em diversas localidades e transportaram diferentes tipos de cargas, muitas delas em apoio à Operação COVID-19. Nas duas partes do treinamento, os pilotos do 1° GTT voaram com instrutores da Embraer. O Comandante do 1° GTT, um dos pilotos formados, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, ressalta a operacionalidade que a Força Aérea ganha com a formação, uma vez que são os primeiros 12 pilotos militares operacionais de KC-390 no mundo. “Saímos da esfera de treinamento e passamos para o emprego militar da aeronave, o que nos permitirá explorar cada vez mais as suas capacidades. É um salto muito importante não só para o projeto desenvolvido pela Embraer, como também para a FAB e para o Brasil”, disse.

Transição
A novidade para a maioria dos pilotos foi a transição de voar aviões a hélice para aviões a jato. “A adaptação, porém, não foi difícil. Nossa maior surpresa foi a superfície de comando, as regras de controle do KC-390, o comando fly-by-wire, que é diferente do que todos os 12 pilotos já voavam antes”, comentou o Major Aviador Rafael Portella Santos, um dos pilotos formados no KC-390.Os pilotos que participaram do curso são oriundos de diferentes Esquadrões e já voaram aeronaves como E/R-99, C-130, C-105 e P-3.

Fotos: Sargento Johnson Barros/CECOMSAER e
Cabo Leonardo/Ala 2

Fonte: FAB


Portugal define a cidade de Beja como base dos KC-390
O ministro da Defesa de Portugal, João Gomes Cravinho, revelou que a Base Aérea N.º 11 de Beja (BA11) será a “sede” dos cinco aviões KC-390 Milennium, que Portugal comprou da fabricante brasileira Embraer. "Beja, no Alentejo, é uma cidade que se beneficiará bastante do investimento da Força Aérea Portuguesa durante os próximos anos”, destacou o ministro, durante uma visita à BA11. Cravinho lembrou que “há vários meios que estão sendo transferidos para Beja”, como o Esquadrão dos aviões Épsilon, usados para instrução elementar e básica de pilotagem, cuja mudança da Base Aérea Nº 1 de Sintra para a BA11 já tinha sido anunciada. Todavia, como novidade, o ministro da Defesa anunciou, no dia 16 de junho de 2020, que “também os grandes KC-390”, que Portugal comprará da fabricante aeronáutica brasileira Embraer, para substituir os Hércules C-130, vão “pousar” em Beja. “É uma decisão recente por parte da Força Aérea, de alterar a base pensada inicialmente do Montijo, a Base Aérea N.º6, para Beja ser sede dos KC-390”, adiantou. O primeiro KC-390 “chegará a Portugal em fevereiro de 2023, mas muito trabalho vai acontecer antes disso”, ou seja, já vão sentir a presença dos militares ligados a esta aeronave mais cedo, na unidade militar e na cidade. 

Fonte: Lusíadas