Sistema de Pouso por Instrumentos – ILS
O Sistema de Pouso por Instrumentos, cuja sigla é ILS (do inglês Instruments Landing System) é um sistema que permite aproximação de precisão para que uma aeronave, devidamente equipada, tenha orientação para obter, de forma segura, o alinhamento para a pista e o ângulo de descida para pouso num determinado aeroporto.
É composto por dois subsistemas: o receptor a bordo da aeronave e o conjunto transmissor existente em terra.
O conjunto transmissor engloba o localizador, o emissor de ângulo de planeio (chamado de glide slope) e até três marcadores que definem o posicionamento da aeronave na aproximação final. Tais marcadores podem ser radiotransmissores ou distâncias obtidas eletronicamente pelo sistema.
O localizador constitui-se de uma antena localizada atrás da cabeceira oposta da pista e fornece o exato alinhamento para o pouso.
O emissor de ângulo de planeio fica ao lado da pista e fornece algo como uma rampa eletrônica para descida do avião e é tecnicamente chamada de superfície eletrônica de planeio.
O ILS pode ter as seguintes categorias: I, II e III A/B/C
Categoria 1: permite aproximações com teto (altura da mais baixa camada de nuvem, que cobre mais da metade do céu) que possibilite altura de decisão de 60 metros e a visibilidade de 800 ou mais metros. A altura de decisão é aquela na qual o piloto deve avistar a pista ou cancelar a aproximação. Este ato no meio aeronáutico é chamado de arremetida, isto é, o piloto abandona a aproximação e ganha altura com a aeronave.
Categoria 2: permite altura de decisão de 30 metros e visibilidade medida eletronicamente (chamada alcance visual da pista) igual ou maior que 350 metros.
No Brasil existem apenas os ILS de categorias 1 e 2.
Categoria 3A: permite altura de decisão inferior a 30 metros de altura e alcance visual da pista igual ou maior que 200 metros.
Categoria 3B: permite altura de decisão inferior a 15 metros de altura e alcance visual da pista entre 50 e 200 metros.
Categoria 3C: permite aproximações sem limitações de altura de decisão e alcance visual da pista.
*Fonte: Cesar Rodrigues