Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Datas Especiais

03 de fevereiro: Dia da Aviação de Asas Rotativas
O calendário da Aeronáutica registra o dia 03 de fevereiro dedicado ao segmento de operação de helicópteros, denominado de aviação de asas rotativas. A data faz referência à história da FAB, quando apoiou a retirada de civis ameaçados pelo estado de guerra civil na República do Congo. A propósito dessa data especial, o Comandante-Geral de Operações Aéreas da FAB, tenente-brigadeiro-do-ar Gilberto Saboya Burnier, emitiu a seguinte mensagem aos integrantes da aviação de asas rotativas:

“TRÊS DE FEVEREIRO, DATA EXTREMAMENTE SIGNIFICATIVA PARA A AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS, MOMENTO EM QUE FORAM ESCRITAS, NO LONGÍNQUO 1964, NA REPÚBLICA DO CONGO, AS PÁGINAS QUE RETRATARIAM O MARCO HISTÓRICO DESSA TÃO CONSAGRADA AVIAÇÃO. A CRISE ESTAVA INSTAURADA NA REPÚBLICA DO CONGO. O EXÉRCITO, SEM SEUS LÍDERES. AS DIVERSAS ETNIAS OBCECADAS PELA CONQUISTA DO PODER. NAQUELE CENÁRIO, SURGIU A NECESSIDADE DE RESGATE DOS MISSIONÁRIOS QUE SE ENCONTRAVAM ESPALHADOS EM ALGUMAS COMUNIDADES.

PARA O CUMPRIMENTO DA MISSÃO FORAM DESIGNADOS O 1º TEN AV ERCIO BRAGA, O 3º SGT JOÃO MARTINS CAPELA JÚNIOR, O 1º TEN AV MILTON NARANJO E O 3º SGT WILIBALDO MOREIRA SANTOS. TRIPULANDO DOIS HELICÓPTEROS H-19, POUSARAM PARA REALIZAR O RESGATE. OUTROS H-19 PERMANECERAM EM VOO, MANTENDO OS CONGOLESES AFASTADOS. TENDO EMBARCADO OS CIVIS, O HELICÓPTERO TRIPULADO PELO TEN ÉRCIO BRAGA E PELO SGT CAPELA SOFREU UMA PANE IMEDIATAMENTE APÓS A DECOLAGEM, OBRIGANDO-OS A POUSAR EM EMERGÊNCIA EM LOCAL PRÓXIMO. IMEDIATAMENTE, O H-19, TRIPULADO PELO TEN NARANJO E PELO SGT WILIBALDO, A FIM DE AUXILIAR O LÍDER, TAMBÉM POUSOU. NÃO HAVENDO SOLUÇÃO, E COM A PROXIMIDADE DOS CONGOLESES, QUE ESTAVAM SENDO MANTIDOS À DISTÂNCIA COM O EMPREGO DO ARMAMENTO, EM UMA MANOBRA RÁPIDA E EFICAZ, TODOS FORAM EMBARCADOS NO HELICÓPTERO DO TEN NARANJO QUE, COM EXÍMIA PERÍCIA, CONSEGUIU ESCAPAR DO IMINENTE ATAQUE DOS REBELDES QUE JÁ SITIAVAM O LOCAL.

NAQUELE INSTANTE, DE FORMA EMBRIONÁRIA, FOI REALIZADA A PRIMEIRA MISSÃO DE RESGATE EM COMBATE (C-SAR) POR TRIPULANTES DA FAB. DESTA FORMA E EM CONSEQÜÊNCIA DESTES FATOS HERÓICOS, AQUELA DATA PASSOU A SIMBOLIZAR A ESSÊNCIA DA AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS.

NO PRESENTE, FEITOS COMO O DAQUELES TRIPULANTES SÃO REALIZADOS, CONSTANTEMENTE, POR HOMENS E MULHERES (HERÓIS ANÔNIMOS) QUE COMPÕEM OS DIVERSOS ESQUADRÕES DA AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS, DOTADOS DO MESMO ESPÍRITO DE CORAGEM, COMPROMETIMENTO, ABNEGAÇÃO, E, ACIMA DE TUDO, ESPÍRITO DE EQUIPE.

NUM PASSADO RECENTE, TODAS ESSAS QUALIDADES FORAM RATIFICADAS NO DESBRAVAMENTO DA IMENSIDÃO DA AMAZÔNIA. NA BOLÍVIA, NO RESGATE DE VÍTIMAS DAS ENCHENTES QUE TROUXERAM GRANDES PERDAS PARA AQUELE PAÍS. EM SEGUIDA, NA AMAZÔNIA AZUL, NO RESGATE DAS VÍTIMAS DO ACIDENTE DO AIR FRANCE 447. NO CHILE, RESGATANDO AS VÍTIMAS DE UM TERREMOTO QUE ASSOMBRARA O PAÍS. EM NAVEGANTES/ITAJAÍ, ALAGOAS E PERNAMBUCO, APOIANDO À POPULAÇÃO QUE SOFREU COM AS ENCHENTES OCORRIDAS NAQUELAS LOCALIDADES, BEM COMO NO TRANSPORTE DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS E MEDICAMENTOS E NESTE ANO NO INCOMENSURÁVEL APOIO À POPULAÇÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

PARA FAZER FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS, NOSSA AVIAÇÃO VIVENCIA UM MOMENTO DE TOTAL RENOVAÇÃO. FATO RESULTANTE DO IMENSO TRABALHO E ESFORÇO DAQUELES QUE NOS PRECEDERAM. INICIALMENTE, POSSUÍAMOS A “FERRAMENTA”, OU SEJA, A DOUTRINA; MAS EQUIPAMENTOS OBSOLETOS. HOJE, POSSUÍMOS A EXPERIÊNCIA E O VETOR QUE NOS PERMITE CHEGAR ONDE QUER QUE SEJA. O AH-2 E O BLACK HAWK SÃO UMA REALIDADE AMAZÔNICA. EM BREVE, O H-60 ESTARÁ NOS PAMPAS. O H-36 CARACAL, SUBSTITUTO DO VALENTE H-1H, REALIDADE DO PORTAL DA IMENSA HILÉIA, ALTAMENTE SOFISTICADO, GRANDE AUTONOMIA, PODER BÉLICO, MAIS DO QUE NUNCA O BRASIL E A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, SEJA EM QUALQUER TEMPO, HORA OU LUGAR, TERÃO A CERTEZA DO COMBATE E DO RESGATE.

CAROS MEMBROS DA AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS! INÚMERAS SÃO AS AÇÕES QUE DIARIAMENTE CUMPRIMOS EM PROL DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CERTAMENTE PÁGINAS E PÁGINAS PODERIAM SER ESCRITAS PARA QUE PUDÉSSEMOS RELATAR CADA FEITO, CADA AÇÃO, EXECUTADAS PELAS NOSSAS EQUIPES, SIM DIGO EQUIPES, POIS NUMA TRIPULAÇÃO DE HELICÓPTERO CADA MILITAR TEM FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA EM PROL DO SUCESSO DA MISSÃO. DEPENDEMOS UM DO OUTRO, DO PILOTO PARA FAZER USO DE SUA HABILIDADE NOS COMANDOS E GERENCIAMENTO; DO MECÂNICO PARA SALVAGUARDAR A OPERAÇÃO DA MÁQUINA COM QUALIDADE, ALÉM DE SER OS OLHOS ATENTOS DE TODOS OS PONTOS QUE CIRCUNDAM O HELICÓPTERO; DO OPERADOR DE EQUIPAMENTOS PARA OPERAR COM DESENVOLTURA, PRECISÃO E FRIEZA, AS METRALHADORAS; DO HOMEM SAR PARA LEVAR COM DESTREZA, TÉCNICA, E, POR VEZES, FORÇA, A ESPERANÇA OU CONFORTO ÀS VÍTIMAS QUE ANSIOSAMENTE AGUARDAM POR NOSSA CHEGADA.

NESTE 3 DE FEVEREIRO, FAZ-SE MISTER HONRAR NOSSOS HERÓIS QUE DEIXARAM O LEGADO DE BRAVURA QUE ECOA NAS PÁGINAS DA HISTÓRIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E DEMONSTRARAM O ESPÍRITO DE LUTA E ABNEGAÇÃO FORJADOR DOS COMPONENTES QUE LABUTAM DIARIAMENTE NA AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS.

CONTINUEMOS, POIS, LEVANDO A ESPERANÇA E A FÉ AOS MAIS LONGÍNQUOS E INÓSPITOS PONTOS DO PAÍS, POIS ENQUANTO HOUVER ESPERANÇA, SEMPRE HAVERÁ A CERTEZA DO RESGATE. CONTINUEMOS, TAMBÉM, CONSOLIDANDO A CAPACIDADE DE COMBATER PARA QUE SEJAMOS, MUITO EM BREVE, O PIOR PESADELO PARA AQUELES QUE NOS SEJAM HOSTIS, POIS DE AGORA EM DIANTE O SABRE SEMPRE ESTARÁ COM OS ROTORES!"

“AOS ROTORES...O SABRE!”

Fonte: COMGAR em www.fab.mil.br