Instituto Tecnológico de Aeronáutica ampliará número de vagas
Foi publicado, no Diário Oficial da União, o aviso da licitação para a expansão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP). Com investimento de R$ 49 milhões, o novo prédio terá 16 mil m², envolvendo biblioteca com capacidade para 320 mil volumes, um auditório de 1.200 lugares e alojamentos para graduandos e pós-graduandos.
No vestibular de 2014 já houve um aumento do número de vagas nos cursos de graduação, de 120 para 170. O planejamento é, em cinco anos, chegar a 240 vagas anuais.
Também haverá um aumento de 50% nas vagas de Mestrado e de Doutorado. Para isso, a previsão é de investimentos totais de R$ 300 milhões até 2019.
Em 2015 deve ser lançado um edital para a contratação de 60 novos professores para compor a equipe hoje formada por 147 profissionais. A seleção já foi autorizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e está em fase de definição dos requisitos e especialidades.
O planejamento é de que até 2019 o número de professores do ITA chegue a 300.
Criado em 1950, o Instituto está em fase de modificação do currículo dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação.
Entre os ex-alunos do ITA estão o astronauta Marcos Pontes e o engenheiro Ozires Silva, fundador da Embraer, empresa que reúne muitos profissionais formados no Instituto.
Subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica, o ITA é uma escola militar onde os alunos podem optar por seguir a carreira na Aeronáutica ou permanecerem como civis.
O vestibular é considerado um dos mais difíceis do País: em 2015, serão 7.792 inscritos para as 170 vagas.