Exposição na Helibras comemora primeira turma do HeliAsas
Os mecânicos de aeronaves da primeira turma do HeliAsas – projeto criado pelo Instituto Helibras e que conta com o apoio do Centro de Treinamento da empresa – forma-se neste mês de dezembro de 2014, em Itajubá (MG).
Durante três anos e meio, os bolsistas se dedicaram ao curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica, em três habilitações: célula, grupo motopropulsor e aviônicos.
Para comemorar a conclusão dos estudos, os 27 alunos realizaram uma exposição em Itajubá (MG), no dia 29 de novembro. A intenção foi compartilhar com a comunidade alguns conhecimentos das 3 habilitações.
Sobre a criação do projeto, a gerente do Instituto Helibras declara que “o objetivo era dar aos candidatos a possibilidade de uma carreira, a perspectiva de uma nova vida profissional." O Projeto HeliAsas é voltado para atender a demanda de mão de obra qualificada no setor da aviação, dando oportunidade a pessoas de baixa renda a uma formação de qualificação profissional.
Para participar, os interessados passaram por um processo seletivo e análise socioeconômica para então ocupar as 30 vagas disponíveis entre 2 mil inscritos.
A grade curricular foi desenvolvida pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e tornou os alunos do HeliAsas aptos a atuarem na execução e supervisão de manutenção de aviões, helicópteros, planadores ou outras aeronaves.
Após o término de cada habilitação os alunos realizaram o exame de proficiência da ANAC para obterem a CCT, a carteira que possibilita a atuação no mercado aeronáutico.
O curso cumpre também uma grade social, contando com profissionais com orientações sobre ética, cidadania, metas, liderança, respeito e compromisso, dentre outros temas, como também a orientação para inclusão social de profissionais no mercado de trabalho.
E foi na própria Helibras que alguns deste alunos conseguiram se estabelecer. A exemplo do Jairo Duarte, formando e funcionário da empresa. “O projeto HeliAsas significa muito para mim, pois mudou minha vida. Eu não tinha uma formação profissional e o curso me proporcionou esse conhecimento e me ensinou uma profissão."
Fonte: www.helibras.com.br