Augusto Severo e a data do primeiro voo de seu balão dirigível no Brasil
Em referência ao texto publicado pelo blog do NINJA, hoje, 14 de fevereiro de 2021, no qual o escritor João Alexandre Viégas, no livro “Vencendo o Azul: história da indústria e tecnologia aeronáuticas no Brasil”, reporta que a primeira ascensão do balão dirigível projetado e construído por Augusto Severo e batizado de Bartholomeu de Gusmão teria ocorrido em 14 de fevereiro de 1894, há que se considerar, para consolidação do registro factual, o cotejamento com a informação do historiador Rodrigo Moura Visoni, segundo o qual o dia da ascensão foi em 07 de março de 1894.
Ascensão a 8 metros
Em artigo na Revista Aeromagazine, número 281, de outubro de 2017, Visoni escreve que “graças ao relato enviado ao jornal A República por uma das testemunhas do acontecimento, o coronel Eduardo de Borja Reis, pôde-se resgatar a data e saber alguns detalhes desse feito memorável da Aeronáutica Brasileira.” A experiência da ascensão do balão dirigível Bartholomeu de Gusmão é assim descrita por Rodrigo Visoni: “No dia 7, finalmente, na presença de militares, fotógrafos e jornalistas, o dirigível saiu do galpão carregando 560 Kg de lastro e elevou-se a 8 m de altura, momento em que os 20 homens responsáveis por segurar as cordas que prendiam o veículo quase foram suspensos no ar! A experiência teve que ser logo interrompida porque a barca, feita de pinho branco, puxada em sentidos opostos pelos operários inexperientes, acabou sofrendo flexão. Devido ao risco de ruptura, o balão foi recolhido.” O historiador também descreve o fim do balão: “Dias depois, o Bartholomeu de Gusmão, embora abrigado, foi destruído por um vendaval.”