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Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Primeiro milhão

Blog do NINJA atinge um milhão de visualizações
Para divulgar as ações do Núcleo Infantojuvenil de Aviação e viabilizar atividades a distância foi criado, em 17 de abril de 2010, o Blog do NINJA, que hoje atingiu um milhão de visualizações. Os leitores, além de conferir publicações sobre aviação, passaram a conhecer as estratégias e objetivos do NINJA, podendo enriquecer o projeto com novas ideias, colaborando para levar a cultura aeronáutica para mais crianças e jovens. Naquele distante 17/4/2010 publicávamos as primeiras postagens, que hoje reproduzimos para brindar a marca de 1 milhão de visualizações, rememorar os primeiros passos e reafirmar o compromisso de novos voos!! Vamos juntos, rumo ao segundo milhão!!!

Nuvem vulcânica
Olá amigos Ninjas! Para tentar esclarecer um pouco o porque de não se voar devido a nuvem formada por um vulcão na Islândia, lembro que ela contém pedra, vidro, entre outos materiais em forma de pó que podem resultar na parada total dos motores além de, literalmente, "lixar" os parabrisas, deixando o piloto sem visibilidade para o pouso. Já houve 2 casos de aviões grandes que passaram perto destas nuvens e perderam os 4 motores. Um foi em 1982 com um Jumbo da British Airways e um outro com a KLM (empresa Holandesa). Em ambos os pilotos conseguiram reacender os motores a baixa altura, mas os danos foram muitos, quase ocasionando um acidente. Façam pesquisa. Estudem sempre!
Tiago
Tiago Tabarro Rizzi é aviador e colaborador do Ninja


Oshkosh
 
Oshkosh é uma cidade localizada no estado norte-americano de Wisconsin. Lá ocorre o maior evento de aviação do mundo, com exibições de aviões militares, raridades, fóruns, exposições, exibições especiais da Nasa e da Força Aérea Americana, além de shows espetaculares.
Em 2010, o evento vai de 25 de julho a 1 de agosto.
No vídeo, acrobacias para tirar o folego.
Nas fotos, um espaço dedicado a garotada, que é apresentada ao fantástico mundo da aviação desde cedo. Um bom exemplo para os Ninjas, certo?


Casa no ar
Nossos Ninjas gostariam de uma casa destas...


NINJA - Detalhes do Projeto
NÚCLEO INFANTOJUVENIL DE AVIAÇÃO

www.ninja-brasil.blogspot.com
Contato: ninja.aero@gmail.com

Introdução:
“O Brasil é um país de dimensões continentais!”
Quantas vezes já ouvimos essa afirmação?
Ela tem um significado real que nos apresenta um grande desafio.
Foi com muito esforço que aumentamos nossas fronteiras e conseguimos manter, sob uma mesma língua, esse imenso território.
Como estratégia para interligar o país, a opção brasileira foi o transporte rodoviário.
Entretanto, temos comunidades instaladas nos mais distantes pontos, algumas completamente isoladas, com limitada infra-estrutura de comunicação, auxílio médico e outras atividades essenciais.
Vale registrar que nosso transporte fluvial e marítimo ainda não conquistou um papel preponderante e a malha ferroviária ainda está distante de atingir a qualidade estrutural que merece.
Devemos considerar, também, que a frota de carros, ônibus e caminhões tem causado grandes congestionamentos em cidades e rodovias, estas com visíveis problemas de conservação.
Por essas e outras razões, estamos presenciando o fortalecimento do transporte aéreo brasileiro, com uma nova postura do governo e um maior investimento das companhias aéreas.
Isso indica que o mercado precisará de mão de obra qualificada e, para tanto, queremos dar a nossa contribuição, difundindo a cultura aeronáutica entre crianças e jovens, preparando o caminho para os profissionais do amanhã.

Implantação:
A estratégia adotada foi criar o Ninja – Núcleo Infantojuvenil de Aviação, que conta atualmente com o incentivo do Instituto Salerno-Chieus (Colégio Dominique), da EACT - Escola de Aviação Civil de Taubaté (Aeroclube Regional de Taubaté-SP), da Icomunic Produtora e da BCA Consultoria.
Continuamos na prospecção de novos parceiros.
Se você for um deles, entre em contato: ninja.aero@gmail.com
O Ninja é instalado em escolas de ensino fundamental e médio, mediante convênio.

Projeto Piloto:
Em 2010 o Ninja está implantado no Colégio Dominique, em Ubatuba-SP.
Trata-se da primeira experiência prática, que servirá como referência para a criação de novos Ninjas em outras escolas brasileiras.

Programação:
►Para as crianças do 3º até o 5º ano do ensino fundamental a atividade está prevista para o horário letivo normal, procurando integrar o conteúdo às disciplinas do núcleo comum do estabelecimento de ensino conveniado.

►Para os estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental, os encontros ocorrem uma vez por semana, no contra-turno ao horário escolar, sendo dois tempos de 50 minutos, separados por um intervalo de 10 minutos.

►O conteúdo é organizado em módulos. Cada módulo tem a duração de seis meses (abril/maio/junho/agosto/setembro/outubro). O Coordenador poderá montar as turmas seguindo outros critérios.

►Em 23 de outubro, Dia do Aviador, ocorre a solenidade de conclusão do módulo, com a entrega de certificados.

►Para as crianças de até 12 anos há muita atividade lúdica; iniciação ao aeromodelismo e apresentação de filmes.

►Para os jovens dos 13 aos 17 anos a programação prevê:
curso teórico; palestras com especialistas; apresentação de filmes; distribuição de clippings; simulação de voo em computador; organização de visitas monitoradas a instituições aeronáuticas; grupos de estudos avançados.

Custos:
Todas as ações são voluntárias.

A escola conveniada deverá apresentar um professor monitor, que será treinado por coordenadores do Ninja.

Todas as atividades teóricas aplicadas ocorrem através de vídeo aulas, cedidas às escolas conveniadas.

Não é cobrada mensalidade do aluno para integrar o Ninja. É recomendado, porém, que as instituições de ensino conveniadas exijam bom comportamento e desempenho escolar satisfatório.

Em alguns módulos são previstas visitas monitoradas a instituições aeronáuticas. Nesse caso há, obviamente, despesas de viagem.

Planejamento básico:
O conteúdo é dividido em módulos, de acordo com a faixa etária dos alunos, obedecendo, em linhas gerais, ao seguinte plano:

→ Dos 8 aos 12 anos – Esquadrão Saint-Exupéry:
Atividades lúdicas / Iniciação ao Aeromodelismo.

→ Dos 13 aos 15 anos – Esquadrão Santos-Dumont:
Primeiros conceitos teóricos / Experimentação / Visitas a instituições aeronáuticas.

Estes alunos seguirão um roteiro elementar de atividades, de acordo com a faixa etária:

1) Familiarização com os comandos de um avião e de um helicóptero.

2) História da Aviação
Ícaro (Mitologia).
Aeronaves mais leves que o ar.
Balões –Pe. Bartolomeu de Gusmão.
Santos Dumont
Irmãos Wright.

3) Gravidade
Experiências.
Massa e peso: a ação da gravidade sobre os corpos.
Gravidade na Terra e na Lua.

4) Transformações físicas e químicas.
Lavoisier.
Experiências - Transformações físicas (evaporação da água, formação de gelo, liquefação do gelo).
Transformações químicas (queima de papel).
Lavoisier e a conservação da matéria.

5) Pressão dos fluidos, líquidos e gasosos.
Princípio de Pascal.
A prensa hidráulica.
Vasos comunicantes.
O Princípio da Ação e Reação.
O motor a jato.

6) Pressão atmosférica.
Barômetro.

7) Volume dos gases e temperatura.
Volume dos líquidos e temperatura.
Gelo.

8) Ventos, furacão, chuva.
Importância das previsões de tempo.
Institutos de meteorologia.

9) Umidade do ar.
O Higrômetro.

10) Paraquedas.

11) Formas aerodinâmicas.
O fenômeno do voo.
Construções de aviões de papel / pipas.

12) O autogiro. O helicóptero.
Sikorsky.
Construção de hélices verticais.

13) Motores a vapor.
As primeiras locomotivas.
A força do vapor comprimido.
Os primeiros “vapores” (navios).

14) Motores a explosão.

15) Combustão.
O papel do oxigênio.
O motor a jato.
Como realizar a combustão sem o oxigênio do ar atmosférico.
Como são impulsionados os foguetes espaciais.

16) Astronomia.
Como surgiram as primeiras observações.
Medidas da Terra/Distâncias - Terra aos outros astros.
Medidas indiretas.
Paralaxe.

17) O papel do Sol.
O dia e a noite.
A inclinação do eixo da Terra.
As estações. A vida na Terra.

18) A Rosa dos Ventos.
Como surgiu a idéia de orientação.

19) O magnetismo terrestre.
Imantação.
Como construir ímãs.
A invenção da bússola. Como se navegava (ou se orientava) antes disso.

20) Os mecanismos atuais de orientação.
O radar
O GPS
Grupo Especial de Inspeção em Voo(GEIV)


→ Dos 16 aos 17 anos – Esquadrão Severiano Lins:
Enfoque profissionalizante / Síntese de Meteorologia – Conhecimentos Técnicos – Teoria do Voo – Navegação Aérea – Regulamentos de Tráfego Aéreo.

Para estes alunos, o roteiro será um resumo do conteúdo trabalhado nos cursos de piloto privado, garantindo os pré-requisitos mínimos ao estudante que tenha interesse em seguir a carreira de piloto ou de comissário de voo:

Conhecimentos Técnicos
Aula 1
O avião e seus componentes
Estrutura do avião

Aula 2
Controles de voo
Trem de pouso

Aula 3
Motores

Aula 4
Operação do motor
Sistema de alimentação

Aula 5
Sistema de lubrificação
Sistema de resfriamento
Sistema hidráulico

Aula 6
Sistema elétrico
Sistema de ignição

Navegação Aérea
Aula 1
Operações angulares

Aula 2
Instrumentos
Proa / Rumo / Rota

Aula 3
Magnetismo Terrestre
Calunga

Aula 4
Nível de cruzeiro
Perfis subida/descida

Aula 5
Estudo do tempo

Aula 6
Plano de voo

Meteorologia
Aula 1
A terra e o sistema solar
Atmosfera terrestre

Aula 2
Calor e temperatura
Pressão atmosférica

Aula 3
Umidade
Nuvens

Aula 4
Vento
Frentes

Aula 5
Condições adversas
Metar

Aula 6
Metar/Speci

Teoria do Voo:
Aula 1
Física – Leis de Newton
Fluidos e Atmosfera

Aula 2
Geometria do Avião
Vetores

Aula 3
Forças Aerodinâmicas
Escoamento

Aula 4
Voos Horizontais
Voo Planado

Aula 5
Voo Ascendente
Voo em Curva

Aula 6
Cargas Dinâmicas
Decolagem e Pouso

Regulamentos de Tráfego Aéreo:
Aula 1
Alfabeto fonético
Unidades de medida

Aula 2
Aeródromos
Numeração Cabeceira
Circuito

Aula 3
Níveis de voo
Regras de voo visual

Aula 4
Cartas

Aula 5
ATZ/CTA/TMA

Aula 6
TWR/APP/CTA

OPINE SOBRE O PROJETO!
ESCREVA PARA: ninja.aero@gmail.com
AJUDE A DIVULGAR.
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO!