31 de maio: Dia do Comissário de Voo
Aeroclube Regional de Taubaté faz homenagem
O Dia Internacional do Comissário de Bordo, também conhecido por Comissário de Voo, é comemorado anualmente em 31 de maio. A menção homenageia a criação, em 31 de maio de 1973, da Internacional Flight Attendants Association - IFAA (Associação Internacional dos Comissários de Voo). Com referência à data, o coordenador do curso de formação de comissários do Aeroclube Regional de Taubaté (SP), Geraldo Lage, destaca o trabalho da entidade para suprir o segmento de transporte aéreo com profissionais que possam atuar nos aspectos de segurança durante os voos comerciais e apoio aos passageiros em casos de saúde e eventuais pousos de emergência, além das tarefas relacionadas ao conforto nas viagens. Na preparação de comissários e comissárias, os alunos estudam disciplinas como Sistema de Aviação Civil, Regulamentações da aviação civil e da profissão de aeronauta, Segurança de voo, Conhecimentos sobre aeronaves, Navegação aérea, Meteorologia, Aspectos fisiológicos da atividade, Primeiros socorros, Emergências a bordo, Combate ao fogo e Fatores humanos na aviação civil.
Instrução no Aeroclube de Taubaté
Na fase do curso com instrução de sobrevivência na selva e no mar para os alunos do Aeroclube Regional de Taubaté, conforme o coordenador Lage, que também é especialista em Busca e Salvamento, a prática de sobrevivência envolve deslocamento a pé para local remoto e os futuros comissários realizam tarefas de orientação e navegação terrestres, simulação de socorro e transporte de feridos em macas pelos próprios alunos, construção de abrigos, produção emergencial de fogo, obtenção de água e confecção de armadilhas para caça.
Os alunos fazem um pernoite no acampamento, onde preparam o próprio alimento. No segundo dia praticam exercícios de sobrevivência e flutuação em ambiente aquático. Após a realização do curso, com aproveitamento nas provas, o aluno será submetido a uma avaliação pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Se aprovado, receberá seu Certificado de Habilitação Técnica e poderá participar dos processos de contratação em companhias aéreas.
A primeira comissária
Os serviços de bordo em voos comerciais, até 1930, eram efetuados por copilotos e pilotos da própria viagem. Os aviões daquele tempo não eram pressurizados, voavam baixo, em ar turbulento e eram muito barulhentos. Nessa época surge Ellen Church, mulher americana que tinha o sonho de ser piloto de avião, mas não foi aceita pela empresa Boeing Air Transport, pois não era permitido na época. Todavia ela não era uma pessoa de desistir do sonho de estar presente e trabalhar na aviação, pensou como poderia fazer algo diferente e percebeu que devido à precariedade de estrutura das aeronaves em voo e que por consequência geravam muita insegurança e sofrimento das pessoas quando voavam, ela poderia ser muito útil e também realizar seu sonho. Um dia ao sair do trabalho decidiu novamente passar na Boeing e perguntar se tinha vaga de emprego disponível e foi informada de que seria contratado um funcionário para prestar assistência aos passageiros dentro do avião. Ouvindo isso e por ter a formação de enfermeira, decidiu propor a Steve Simpson da empresa que não aceitou que trabalhasse como pilota, que colocassem enfermeiras a bordo para cuidar dos passageiros e isso seria um fator positivo, traria calma às pessoas que tinham medo de avião. Assim, foi contratada em 1930 como chefe de pessoal navegante comercial. Ellen foi primordial na construção da imagem de mais segurança e conforto na aviação, os passageiros sentiram-se mais amparados e seguros. Ellen abriu as portas da aviação para as mulheres trabalharem e terem uma nova opção de trabalho.
Pioneiras
O primeiro voo das comissárias, com Ellen a bordo, ocorreu em 15 de maio de 1930, de Oakland, Califórnia, para Chicago, com duração de 20 horas em 13 escalas. Na época atendiam aos desconfortos dos passageiros, verificavam pressão arterial, ajudavam a reabastecer a aeronave, conferiam bilhetes de passagem, consertavam assentos quebrados durante o voo e ajudavam os pilotos a empurrar o avião para dentro do hangar, no final da jornada. Com a experiência bem sucedida, outras empresas aéreas adotaram a iniciativa. Homens também foram contratados para a função, especialmente nas empresas europeias. Pouco tempo depois, deixou-se de exigir a qualificação de enfermagem para o exercício da profissão de comissários de bordo. Hoje, cursos como o do Aeroclube Regional de Taubaté, formam esses aeronavegantes, os quais, mediante obtenção da habilitação técnica em provas da Anac, participam das seleções de trabalho nas companhias aéreas.
Informações:
Aeroclube Regional de Taubaté-SP
Fone:(12) 3621-2277
Whatsapp (12) 99785-6887
e-mail: secretaria@aeroclubedetaubate.com.br
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