DCTA também recebe um T-27 modernizado
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado em São José dos Campos (SP) recebeu, no dia 15 de setembro de 2022, uma aeronave T-27 modernizada (T-27M), que passa a ser operada pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). Outros aparelhos, de um lote de 42, já estão em uso na AFA (Academia da Força Aérea).
Modernização
O lote de aeronaves T-27 modernizadas é resultado de um trabalho realizado entre o IPEV e o IFI (Instituto de Fomento Industrial) iniciado em 2020. As Organizações contribuem para o processo de modernização do T-27 com ensaios que avaliam a funcionalidade, o desempenho e a confiabilidade dos novos sistemas, que agora se apresentam em Glass Cockpit, tendo como base regulamentos aeronáuticos e técnicas especializadas.
O conceito Glass Cockpit tornou possível, nessa aeronave, voos e aproximações para pouso baseados em posição satelital e em performance, ou seja, mais diretos e precisos, além do envio e recepção de informações para o controle de tráfego aéreo por meio do Sistema de Vigilância Aérea Dependente Automática por Radiofusão (ADS-B), que consiste em uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo controle do espaço aéreo.
Utilizando-se do conhecimento adquirido na Escola de Formação de Ensaios em Voo (EFEV), os profissionais do IPEV amparam o aperfeiçoamento da Força Aérea Brasileira (FAB), seja na incorporação de novas capacidades, seja no aprimoramento das já existentes, contribuindo para a segurança de voo, bem como para o cumprimento da missão institucional.
Século XXI
"Essa modernização do T-27M contribui para elevar o nível da formação dos nossos cadetes e ressalta o alto grau de competência dos integrantes do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), IPEV e IFI. Ratifica, ainda, a excelência que buscamos como instituição, provendo equipamentos de última geração, alinhados com as demandas do século XXI. De forma marcante, o T-27M retorna para o DCTA, local onde foi concebido e desenvolvido para conquistar posição de destaque como aeronave de instrução”, ressaltou o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.
O processo de modernização será aplicado em 42 aeronaves da FAB, principalmente em exemplares da Academia da Força Aérea, com o objetivo de introduzir ou alterar características técnicas e logísticas nos sistemas ou materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los, quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas da atualidade.
Fonte: FAB
Saiba mais: Blog do NINJA de
12/12/2021 (Clique aqui) ; e de 29/01/2022 (Veja aqui).
Ninja-Brasil: versão para a web