Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Datas Especiais

FAB comemora 25 anos de criação do Ministério da Defesa
A Força Aérea Brasileira (FAB) participou ontem, quarta-feira (28/08/2024), da cerimônia militar que comemorou o 25° aniversário do Ministério da Defesa. O evento, que aconteceu no Clube do Exército, em Brasília (DF), contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho e, também, dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de Ministros do Superior Tribunal Militar (STM); de Oficiais-Generais das Forças Armadas; e de outras autoridades civis e militares. Criado em 10 de junho de 1999, para coordenar o esforço integrado de defesa, o Ministério é responsável por garantir o preparo das Forças Armadas, a soberania dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Em seu discurso, o Ministro da Defesa José Mucio Monteiro Filho destacou a importância do trabalho conjunto dos órgãos subordinados ao Ministério. "Retratar a rica história de uma instituição como o Ministério da Defesa, não é uma tarefa fácil. Chegamos aos 25 anos de criação, um quarto de século, onde os esforços do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e da Secretaria-Geral, as duas áreas da nossa pasta, se unem aos trabalhos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, na busca pela sinergia das ações, pela atenção ao nosso povo, e pela Defesa do Brasil", afirmou.
Durante a cerimônia, foram agraciadas com a Ordem do Mérito da Defesa (OMD) 246 personalidades civis e militares e três Organizações Militares. Da Força Aérea Brasileira, a Organização que recebeu a homenagem foi o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), localizado em Canoas (RS), que coordenou a Operação Taquari 2, em prol da população gaúcha que enfrentou enchentes neste ano. "Com grande satisfação que o Quinto COMAR está sendo agraciado com a mais alta comenda do Ministério da Defesa. É um reconhecimento a todos os seus integrantes, de ontem e de hoje, que estão realizando um trabalho abnegado em prol do Brasil e da FAB nesses seus 83 anos de existência", declarou o Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Dang. A medalha Ordem do Mérito da Defesa, criada em junho de 2002, por meio do Decreto nº 4.263, é concedida a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tiveram destaque no exercício da profissão. Também são agraciadas as organizações militares e instituições civis que prestaram relevantes serviços ao MD e às Forças Armadas no desempenho de missões constitucionais.

Alistamento Feminino
Durante a solenidade, o Ministro da Defesa anunciou início do alistamento militar feminino voluntário, medida inédita nas Forças Armadas. “Após estudos em conjunto com representantes das Forças Armadas, temos a certeza de que essa será mais uma porta para o avanço das mulheres em uma área que antes era apenas masculina. Contar com a força da mulher no serviço militar será um ganho para as Forças e para a sociedade brasileira. É mais um passo para a ascensão das mulheres na vida militar, prática já iniciada pelas três Forças”, pontuou. As mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão, pela primeira vez, se alistar nas Forças Armadas. Conforme o decreto n° 12.154 assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, o alistamento feminino será de caráter voluntário e é inédito no país. Inicialmente, serão ofertadas 1.500 vagas, sendo que o recrutamento terá início em 2025 e a incorporação a uma das organizações militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, a partir de 2026. 
Atualmente, as Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Hoje, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, mas também têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), e a Academia da Força Aérea (AFA). Confira aqui a íntegra do Decreto que regulamenta o Alistamento feminino.

Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER

Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Gabrielle Varela

Ninja-Brasil: versão para a web