NATS publica “Whitepaper” descrevendo um caminho revolucionário para a integração de drones ao espaço aéreo
A NATS Services, empresa fornecedora de serviços de controle de tráfego aéreo do Reino Unido, anunciou nesta semana o lançamento de seu “whitepaper”: Avançando a Aviação através da Integração de Drones no Espaço Aéreo de Baixa Altitude do Reino Unido.
O whitepaper, que descreve os principais aprendizados e recomendações do sucesso da conclusão do Projeto CAELUS – parte do Desafio Future Flight da UKRI – representa um passo crítico para a integração segura e eficiente dos drones no ambiente de gestão de tráfego aéreo existente.
O objetivo central para o projeto foi a criação e validação de um novo Conceito de Operações (CONOPs) revolucionário, que estabelece as bases para operações de rotina de drones no Reino Unido. Inclui o desenvolvimento de uma interface de “Sala de Controle Mestre” como uma ponte entre operações de tráfego aéreo tripuladas e não tripuladas, algo que a NATS considera essencial para alcançar um espaço aéreo totalmente integrado.
Por meio de simulações e testes de voo ao vivo, a NATS conseguiu demonstrar como a tecnologia desenvolvida para a Sala de Controle Mestre poderia ser usada para integrar com segurança o tráfego não tripulado em espaço aéreo controlado e não controlado, enquanto minimizava a interrupção nas operações de tráfego aéreo atuais.
Isso incluiu o uso de ferramentas inteligentes de gerenciamento de espaço aéreo para autorizar planos de voo de drones em baixa altitude além da linha de visão (BVLOS), fornecendo orientações de desvio e instruções aos operadores de drones e monitorando notificações relacionadas a restrições de espaço aéreo e missões específicas. Tudo isso foi alcançado enquanto se mantinha a supervisão para garantir operações seguras e eficientes.
Embora focado na entrega de suprimentos médicos críticos, o progresso alcançado através do Projeto CAELUS ajuda a preparar o terreno para a plena comercialização dos drones no Reino Unido em uma série de outras indústrias, promovendo o desenvolvimento de uma economia de espaço aéreo de baixa altitude segura, econômica e próspera.
Richard Ellis, Diretor de Novos Usuários de Espaço Aéreo da NATS Services, disse:
“Através do Projeto CAELUS, conseguimos demonstrar a integração segura e eficiente dos drones no espaço aéreo do Reino Unido. Ao realizar com sucesso voos BVLOS, validar o CONOPs e nosso conceito de Sala de Controle Mestre, demos um passo significativo para concretizar todo o potencial da tecnologia drone para a saúde e outras indústrias.
Agora estamos ansiosos para continuar a trabalhar com a indústria e reguladores para traduzir esses aprendizados em um caminho claro para operações comerciais de drones no Reino Unido e além.”
Outros achados importantes destacados pela NATS incluem a necessidade crítica de parcerias fortes em todo o ecossistema da aviação. Isso inclui o uso de tecnologia baseada na nuvem para apoiar o compartilhamento de dados de alta fidelidade, permitindo que todas as partes interessadas operem em tempo real com um entendimento comum do espaço aéreo.
Gareth Bowen, Consultor de Soluções de Novos Usuários de Espaço Aéreo da NATS Services, acrescentou:
“Enquanto o Projeto CAELUS demonstrou com sucesso a viabilidade das operações seguras e integradas de drones, reconhecemos a necessidade crítica de pesquisas adicionais em operações inteligentes baseadas em dados. O futuro da integração de drones depende de um sistema capaz de analisar efetivamente grandes volumes de dados, prever e mitigar potenciais conflitos e otimizar operações para acomodar o aumento esperado do tráfego de drones. Essa abordagem será crítica para a escalabilidade e sustentabilidade a longo prazo da indústria de drones.”
O whitepaper, produzido pela NATS Services, está disponível para download no site da NATS, que pode ser acessado clicando aqui.
Fonte: Murilo Basseto / AEROIN com Informações da NATS
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