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Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 7 de dezembro de 2014

Especial de Domingo

Mais uma vez, divulgamos o belo trabalho do casal Gérard e Margi Moss em prol da preservação de nossos recursos naturais.
Acompanhe e saiba mais em Mundo Moss.
Boa leitura.
Bom domingo!

RIOS VOADORES

Você já se perguntou alguma vez de onde vem a chuva que cai sobre sua cidade? Ela vem do norte, ou do sul? Da Antártica ou da Amazônia? Por que, em alguns anos, cai muita chuva e em outros, muito pouca? As mudanças climáticas podem ter algum impacto sobre o volume de água doce que cai literalmente do céu? E porque é importante entender tudo isso? Você parou para pensar de onde vem a água que sai quando você abre a torneira? A gente tende a pensar que é um direito nosso, mas aquela água vem de longe e ela passa por um monte de tubulações e estações de tratamento antes de sair na sua pia. É um milagre ela estar ali, limpinha e fresquinha, quando você quer escovar os dentes! Também é um milagre que ela cai do céu, de graça, resultado de uma sequência de processos climatológicos regidos não pelo homem, mas pela natureza. Vale refletir o que poderá acontecer no futuro, se o homem continuar impactando – com a poluição e o desmatamento – estes antiquíssimos processos naturais. A gente vai dar conta do recado quando não tem mais água limpa para sair da torneira?

Fenômeno dos Rios Voadores
Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Essa umidade, nas condições meteorológicas propícias como uma frente fria vinda do sul, por exemplo, se transforma em chuva. É essa ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores – um termo que descreve perfeitamente, mas em termos poéticos, um fenômeno real que tem um impacto significante em nossas vidas. A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e carregada pelos ventos alíseos. Ao seguir terra adentro, a umidade cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua sendo transportada rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante. Propelidos em direção ao oeste, os rios voadores (massas de ar) recarregados de umidade – boa parte dela proveniente da evapotranspiração da floresta – encontram a barreira natural formada pela Cordilheira dos Andes. Eles se precipitam parcialmente nas encostas leste da cadeia de montanhas, formando as cabeceiras dos rios amazônicos. Porém, barrados pelo paredão de 4.000 metros de altura, os rios voadores, ainda transportando vapor de água, fazem a curva e partem em direção ao sul, rumo às regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e aos países vizinhos. É assim que o regime de chuva e o clima do Brasil se deve muito a um acidente geográfico localizado fora do país! A chuva, claro, é de suma importância para nossa vida, nosso bem-estar e para a economia do país. Ela irriga as lavouras, enche os rios terrestres e as represas que fornecem nossa energia.

O caminho dos rios voadores.
Fonte: Projeto Rios Voadores

O diagrama acima mostra os caminhos dos rios voadores. Clique aqui e abra em tamanho maior, para melhor visualização. Na página dos Vídeos e das Animações Didáticas, há outros recursos que explicam os processos de formação dos rios voadores. Por incrível que pareça, a quantidade de vapor de água evaporada pelas árvores da floresta amazônica pode ter a mesma ordem de grandeza, ou mais, que a vazão do rio Amazonas (200.000 m3/s), tudo isso graças aos serviços prestados da floresta. Estudos promovidos pelo INPA já mostraram que uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água, em forma de vapor, em um único dia – ou seja, mais que o dobro da água que um brasileiro usa diariamente! Uma árvore maior, com copa de 20 metros de diâmetro, por exemplo, pode evapotranspirar bem mais de 1.000 litros por dia. Estima-se que haja 600 bilhões de árvores na Amazônia: imagine então quanta água a floresta toda está bombeando a cada 24 horas! Todas as previsões indicam alterações importantes no clima da América do Sul em decorrência da substituição de florestas por agricultura ou pastos. Ao avançar cada vez mais por dentro da floresta, o agronegócio pode dar um tiro no próprio pé com a eventual perda de chuva imprescindível para as plantações. O Brasil tem uma posição privilegiada no que diz respeito aos recursos hídricos. Porém, com o aquecimento global e as mudanças climáticas que ameaçam alterar regimes de chuva em escala mundial, é hora de analisarmos melhor os serviços ambientais prestados pela floresta amazônica antes que seja tarde demais.


Obs. O termo “rios voadores” foi popularizada pelo prof. José Marengo do CPTEC.

Links de sites relacionados ao tema:

CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos:
www.cptec.inpe.br

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:
www.inpe.br

INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia:
www.inpa.gov.br

LBA – Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia :
lba.inpa.gov.br/lba/

IMAZON – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia:
www.imazon.org.br 

Visite: Blog do Ninja de 20/5/12 

Saiba mais: Mundo Moss

sábado, 6 de dezembro de 2014

Aeroportos

Grupo planeja aeroporto na região de Ponta Grossa (PR)
Uma empresa paranaense planeja a construção e exploração de um grande aeroporto privado próximo a Ponta Grossa, no interior do Paraná (a 75 km de Curitiba). Com foco na movimentação de cargas, o empreendimento da Companhia Aeroportuária Campos Gerais (CACG) teria investimentos totais calculados em R$ 3,5 bilhões. Mas o projeto já encontra entraves. Nos planos dos controladores, o aeroporto seria construído em uma área de 50 quilômetros quadrados e integraria os sistemas rodoviário e ferroviário. Ficaria na divisa dos municípios de Palmeira e Ponta Grossa e ainda abrigaria uma área alfandegária. A ideia do grupo é que as empresas instaladas na área do terminal importem componentes sem impostos. De acordo com informações da CACG, o empreendimento está em fase de licenciamento ambiental. A localização do empreendimento será a cidade de Palmeira, a 74 quilômetros de São Mateus do Sul. na região de Colônia do Lago, próximo à divisa com Ponta Grossa. Estão previstas pelos idealizadores do projeto quatro etapas de obras. Na primeira, seriam construídas duas pistas de pousos e decolagens e instalação dos sistemas de segurança, pátios de estacionamentos de aeronaves, armazéns e hangares para cargas, além de um terminal de passageiros “para atender à demanda inicial”. O terminal, em longo prazo, teria quatro pistas de operação simultânea para pousos e decolagens, com 3,5 quilômetros de extensão cada, com capacidades para receber as maiores aeronaves comerciais do mundo, como o Airbus A380. Os planejadores apresentam o projeto dizendo que ele será o maior terminal de cargas e passageiros da América Latina e que pode alcançar um tráfego de 750 mil pousos e decolagens por ano. O aeroporto de Guarulhos (SP), atualmente o maior do país, tem cerca de 300 mil pousos e decolagens anuais. Mas transformar o projeto em realidade pode não ser uma tarefa fácil. Os idealizadores do aeroporto fizeram a solicitação à Secretaria de Aviação Civil (SAC) em agosto na modalidade “outorga de aeródromo civil público por meio de autorização”. Nesses moldes, o empreendimento é liberado apenas para certos voos, como os executivos e de táxi aéreo. Em agosto, a documentação começou a ser analisada pela SAC. Neste mês, o procurador federal Moises Rubbioli Cordeiro, chefe adjunto da assessoria jurídica junto à SAC, emitiu parecer afirmando que o plano de negócios está baseado na operação de uma atividade (voos regulares de cargas e passageiros) não permitida para aeroportos privados sob regime de autorização. A regulamentação para aeroportos que operem voos regulares está sendo discutida na esfera federal, com envolvimento tanto do Palácio do Planalto como de parlamentares do Congresso. Por enquanto, aeroportos privados que movimentem voos comerciais regulares não podem ser liberados. Os grupos Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa também estão interessados na nova regulamentação. Ele têm planos para construir o Novo Aeroporto de São Paulo (Nasp), empreendimento de R$ 5 bilhões, com capacidade para 50 milhões de passageiros ao ano (mais que Guarulhos, que atualmente comporta 42 milhões). Além do problema da legislação, o parecer emitido pelo procurador federal sobre o aeroporto dos Campos Gerais apontou problemas na apresentação de documentos sobre a propriedade do terreno onde o empreendimento seria erguido.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Aeroportos

Galeão liberado para o Airbus 380, o maior avião de passageiros
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autoriza o Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, a receber aeronaves Boeing 747-8 e Airbus A380, o maior avião de passageiros. Com o ato, o aeroporto do Galeão será o primeiro do Brasil autorizado a receber os dois tipos de jatos, que são as maiores aeronaves de passageiros do mundo em operação. Para receber essas aeronaves, o aeroporto cumpriu requisitos como alterações na pista de pouso e decolagem e elevação do nível de proteção contra incêndio.

Fonte: Anac

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Carreiras na Aviação

FAB abre vagas para bacharéis de cinco áreas
A partir do dia 02 de Dezembro de 2014 serão abertas as inscrições para a seleção de profissionais de nível superior voluntários à prestação do serviço militar temporário. O processo seletivo tem por objetivo preencher, em caráter temporário, em tempo de paz, necessidades operacionais da Força Aérea, porventura não atendidas pelos Quadros regulares de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER). Os profissionais devem possuir graduação (bacharelado) nos seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estatística.

Para se inscrever e consultar o aviso de convocação o candidato deve acessar o endereço eletrônico:  www.qocon2015.aer.mil.br.

Atenção ao prazo: até sexta-feira, 05/12/2014, nos Comandos Aéreos Regionais.

Ingresso
Através de Seleção Pública, na qual consta de Avaliação Curricular e Inspeção de Saúde, conduzida pelos Comandos Aéreos Regionais (COMAR), com o objetivo de selecionar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário, graduados em nível superior e habilitados ao desempenho da profissão em uma das especialidades de interesse do COMAER, e que atendam às condições e às normas estabelecidas em Aviso de Convocação a ser publicado oportunamente. Os candidatos selecionados serão incorporados como Aspirantes-a-Oficial e, caso sejam aprovados no Estágio de Adaptação Técnico (EAT), integrarão o Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados (QOCon) durante o período de um ano. Caso demonstrem interesse em permanecerem na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente, a critério do Comando da Aeronáutica (COMAER), mediante apresentação de requerimento ao Diretor de Administração do Pessoal, cuja prorrogação dependerá de análise de oportunidade e conveniência da Administração Militar. As prorrogações do tempo de serviço dos Oficiais do QOCon serão concedidas por períodos de um ano. O tempo máximo de permanência na ativa será de oito anos.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Espaço

Lançamento do satélite sino-brasileiro Cbers-4 será dia 07/12/14
Vídeos, imagens e demais seções compõem a página online do satélite Cbers-4. O equipamento, a ser lançado em 7 de dezembro de 2014, é fruto do programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, desenvolvido em parceria com a China. A página online também traz uma contagem regressiva para o lançamento do satélite, previsto para 7 de dezembro. A “Linha do Tempo” traça um histórico do Programa Espacial Brasileiro, a partir da Missão Espacial Completa Brasileira (1979), que estabeleceu o desenvolvimento de satélites pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e o de veículos lançadores e de centro de lançamentos pelo então CTA, hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A cronologia passa pelo desenvolvimento da infraestrutura do programa espacial; pelo início da cooperação internacional com a China; pelo desenvolvimento e lançamento dos Satélites de Coleta de Dados Ambientais (SCDs); pelo lançamento dos satélites da família CBers; e pela política pioneira de distribuição gratuita de imagens de satélites. Na página também é possível identificar as partes do satélite que ficaram sob responsabilidade do Brasil e da China. Na seção “O Brasil visto do espaço” o visitante terá acesso a seleção de imagens produzidas pelos satélites CBers, mostrando as capitais brasileiras. Na área “Multimídia” estão disponíveis vídeos, animações e sistemas interativos sobre o desenvolvimento, a construção e o funcionamento de satélites de recursos terrestres. Uma “animação” que mescla imagens reais com efeitos de computação gráfica mostra o lançamento do CBers pelo foguete chinês Longa Marcha-4, da contagem regressiva à abertura do painel solar do satélite. O site comemorativo também traz um link para a página oficial do Programa CBERS, onde estão disponíveis informações detalhadas sobre o satélite e os 26 anos de cooperação internacional China-Brasil.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Carreiras na Aviação

Aeronáutica forma 643 novos sargentos especialistas
“Sempre foi meu sonho servir à Força Aérea Brasileira. Desde pequeno, eu gostava muito de aviões. E, agora, me tornei o primeiro militar da minha família”. Essa declaração é do Terceiro Sargento Arinaldo da Silva Martins. Ele e mais 642 militares de 28 especialidades se formaram, no dia 28 de novembro de 2014, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP). Os 643 novos sargentos pertencem a três turmas:
336 foram alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS);
191, do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS);
e 116, do Curso de Formação de Sargentos – Modalidade Especial – Básico em Controle de Tráfego Aéreo e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento – Modalidade Especial – Básico em Eletrônica.
O aluno Roni Petson Batista Mathias, que se formou Especialista em Guarda e Segurança, já era militar. Ele entrou na FAB em 2007, como recruta. Em 2009, tornou-se Soldado. Dois anos depois, passou no concurso para Cabo e, no início do ano passado, começou o curso na Escola. “Agora estou pronto para cumprir mais esta missão, servindo à Força Aérea como Sargento Especialista”, afirma ele. Já a formanda Marcela Garcia teve no pai, o Subtenente do Exército Márcio José dos Santos Garcia, sua grande referência. “Ele é o meu maior exemplo”, diz a formanda. “Agora vou passar para ela tudo o que eu vivi na carreira”, conta o pai. O primeiro colocado de cada turma recebeu das mãos do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o Prêmio Força Aérea Brasileira; e das mãos do Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, o Prêmio Honra ao Mérito, do Ministério da Defesa. Daniel Lincoln dos Santos Gonçalves foi o primeiro colocado do CFS. “Nunca pensei que eu tiraria a nota mais alta. Para mim, é uma alegria muito grande representar todos os militares com quem eu convivi por dois anos”, diz. E, para a família, é um orgulho. “É muita felicidade, uma emoção muito forte”, resume a mãe, a dona de casa Eunice Aparecida dos Santos Gonçalves. Os Sargentos serão distribuídos para trabalhar em todas as regiões do País. “Espero contribuir muito para a Força Aérea exercendo a minha função como Sargento”, ressalta o Especialista em Enfermagem Anderson Luiz Sobral Capela, que vai atuar em Fortaleza (CE). Militares estrangeiros também concluíram o curso na EEAR. Faustino Javier Arrua Torres é do Paraguai e se formou na especialidade de Equipamentos de Voo. “Eu agora me sinto mais preparado para atuar no meu país porque o ensino na Escola é muito bom, os professores são muito bons”, afirma ele. Desde que foi fundada há 73 anos a Escola de Especialistas já formou mais de 70 mil sargentos. “Eles são a Espinha dorsal da Força Aérea Brasileira. Esperamos contribuir muito com o progresso e o crescimento da FAB e do País”, ressaltou o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado.

A Formatura
A cerimônia de formatura foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, e contou com a presença de autoridades civis e militares. Inicialmente, o Comandante da Aeronáutica e o Comandante da EEAR passaram em revista a tropa. Logo depois, o aluno Daniel Lincoln dos Santos Gonçalves entregou o Estandarte da Escola ao aluno Pablo Camilo Xavier Medeiros, primeiro colocado da terceira para a quarta série. Em seguida, os promovidos formaram, no pátio, o dispositivo de uma divisa de Terceiro Sargento. Na sequência, as madrinhas e os padrinhos colocaram as insígnias nos militares. Posteriormente, a Bandeira Nacional, acompanhada pelo grupamento de bandeiras históricas, foi conduzida pelo Segundo Tenente Marcos Vicente da Silva Guimarães para a posição de destaque. Os formandos prestaram, então, o juramento. Durante a cerimônia, houve, também, a apresentação do Grupo de Ordem Unida “Elite Especialista”. Depois, a Guarda de Honra e o Grupamento dos Novos Sargentos desfilaram, entoando a Canção do Especialista. No final, os novos Terceiros-Sargentos retornaram ao pátio, cantando a Canção da Despedida; formaram o dispositivo de um Gládio Alado e, por último, procederam ao fora de forma, jogando o quepe para o alto.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Carreiras na Aviação

Exposição na Helibras comemora primeira turma do HeliAsas
Os mecânicos de aeronaves da primeira turma do HeliAsas – projeto criado pelo Instituto Helibras e que conta com o apoio do Centro de Treinamento da empresa – forma-se neste mês de dezembro de 2014, em Itajubá (MG). Durante três anos e meio, os bolsistas se dedicaram ao curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica, em três habilitações: célula, grupo motopropulsor e aviônicos. Para comemorar a conclusão dos estudos, os 27 alunos realizaram uma exposição em Itajubá (MG), no dia 29 de novembro. A intenção foi compartilhar com a comunidade alguns conhecimentos das 3 habilitações. Sobre a criação do projeto, a gerente do Instituto Helibras declara que “o objetivo era dar aos candidatos a possibilidade de uma carreira, a perspectiva de uma nova vida profissional." O Projeto HeliAsas é voltado para atender a demanda de mão de obra qualificada no setor da aviação, dando oportunidade a pessoas de baixa renda a uma formação de qualificação profissional. Para participar, os interessados passaram por um processo seletivo e análise socioeconômica para então ocupar as 30 vagas disponíveis entre 2 mil inscritos. A grade curricular foi desenvolvida pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e tornou os alunos do HeliAsas aptos a atuarem na execução e supervisão de manutenção de aviões, helicópteros, planadores ou outras aeronaves. Após o término de cada habilitação os alunos realizaram o exame de proficiência da ANAC para obterem a CCT, a carteira que possibilita a atuação no mercado aeronáutico. O curso cumpre também uma grade social, contando com profissionais com orientações sobre ética, cidadania, metas, liderança, respeito e compromisso, dentre outros temas, como também a orientação para inclusão social de profissionais no mercado de trabalho. E foi na própria Helibras que alguns deste alunos conseguiram se estabelecer. A exemplo do Jairo Duarte, formando e funcionário da empresa. “O projeto HeliAsas significa muito para mim, pois mudou minha vida. Eu não tinha uma formação profissional e o curso me proporcionou esse conhecimento e me ensinou uma profissão." 

domingo, 30 de novembro de 2014

Especial de Domingo

Um dos objetivos do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - é colaborar para divulgar as ações do Escotismo. Hoje, contamos um pouco da experiência de Lucas Fonseca, que foi escoteiro por 13 anos.
Boa leitura.
Bom domingo!

Missão Espacial Europeia teve Escoteiro do Brasil envolvido

Você já deve ter ouvido falar na missão Rosetta, que enviou uma sonda ao espaço, ou no pouso do robô Philae em um cometa, certo? Desde o lançamento da sonda, já são dez anos de pesquisas, estudos e muita gente envolvida para tentar descobrir a origem da vida humana na Terra.

Um desses envolvidos é o brasileiro Lucas Fonseca, que acompanhou de perto toda essa história: por três anos, ele foi engenheiro de dinâmica de voo do Philae, o robozinho que está preso ao cometa. Junto a uma equipe, ele fazia simulações de diversas situações que o módulo poderia enfrentar durante o pouso, para que tudo acontecesse da melhor maneira mesmo nos piores cenários possíveis.

Quer saber o que é ainda mais legal do que ter um brasileiro em um projeto que vai ficar para a história? É ter um brasileiro que foi escoteiro em um projeto que vai ficar para a história.

Lucas foi escoteiro por 13 anos - entrou ainda Lobinho, no Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo (55°/SP), e ficou até pouco depois de sua passagem para o Ramo Pioneiro. Na época, ele se mudou para o interior de São Paulo para cursar engenharia, o que fez com que ele deixasse de frequentar o Movimento Escoteiro.

Mesmo assim, Lucas garante que esse tempo foi suficiente para que as influências ficassem em sua vida:

“O Escotismo desenvolve diversas virtudes e habilidades, desde conceitos de cidadania até aptidão para lidar com o inesperado. Desde cedo me acostumei com a sensação de aventura proporcionada por diversas atividades dentro do Movimento Escoteiro. Essa vontade de me aventurar, com a disciplina necessária para o êxito, me levou onde cheguei. Ainda hoje sou grande entusiasta com aventuras em meio à natureza, principalmente nas montanhas, e que envolvam o mínimo de conforto possível. No fim das contas, acredito que há uma similaridade muito grande com a exploração espacial”.

Lucas se formou em engenharia pela USP e, algum tempo depois, foi para a França fazer mestrado em Engenharia Espacial. Para desenvolver o trabalho de conclusão – e pela falta de profissionais com esse tipo de formação -, ele entrou no projeto Rosetta, na Agência Espacial Alemã (DLR).

Há algumas semanas, quando o módulo Philae pousou no cometa, o brasileiro já não trabalhava mais na Agência Espacial, e acompanhou tudo como um espectador remoto. Nem todas as experiências e habilidades desenvolvidas ajudaram a acalmar o nervosismo de Lucas, que veria o resultado de um trabalho de três anos em poucas horas.

“Foi um bom teste cardíaco. O interessante é consolidar três anos de trabalho num resultado de poucas horas, realmente muito emocionante”.

Exemplo de que perseguir os sonhos com determinação, ter coragem e disciplina podem levar os jovens a qualquer lugar, Lucas é motivo de orgulho para os Escoteiros do Brasil, que compartilham o sucesso de um escoteiro mundo afora.

“O mesmo orgulho que tenho de ter feito parte de uma missão tão relevante, compartilho com a oportunidade de ter crescido como um escoteiro. Sempre Alerta!”

sábado, 29 de novembro de 2014

Azul Linhas Aéreas / Airbus

Azul anuncia compra do Airbus 320neo
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou ontem, dia 28 de novembro de 2014, que terá um novo modelo de aeronave em sua frota a partir de 2016: o Airbus A320neo. A companhia pretende utilizar os novos aviões para aumentar sua oferta de assentos em rotas de longas distâncias e de alta demanda de clientes. Os A320neo serão configurados com capacidade para 174 assentos e equipados com a nova geração de motores CFM International LEAP-1A. O acordo prevê a introdução de 63 aviões, dos quais 35 serão adquiridos pela Azul e os outros 28 serão por meio de leasing . Todas as aeronaves serão gradativamente introduzidas à frota da companhia entre 2016 e 2023. Os A320neo consumem até 20% menos combustível por assento/km em relação ao modelo atual.

Transporte Aéreo

Demanda de outubro cresce em relação ao mesmo mês em 2013
A demanda de passageiros do transporte aéreo, no mês de outubro de 2014, teve alta de 6,4% em relação a outubro de 2013 e fica acima da média ano, afirma Associação Brasileira das Empresas Aéreas. (Abear) , que representa as empresas Avianca, Azul, TAM e Gol. O número fica acima do acumulado do ano, que registra elevação de 5,5%. A oferta também apresentou alta, pelo segundo mês consecutivo, avançando 2,6%. Com a demanda crescendo a uma taxa mais alta que a da oferta na comparação mensal, mais uma vez o fator de aproveitamento da indústria apresentou melhora: subiu 2,9 pontos percentuais, atingindo 80,8%. Os passageiros embarcados pelas associadas Abear em voos domésticos em outubro somaram 7,3 milhões, 6,7% a mais que em 2013. De janeiro a outubro já chega a 66,4 milhões o total de viagens de avião dentro do Brasil (+4%).

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Boeing

Boeing instalará unidade de pesquisa no DF
A empresa Boeing pretende instalar, em Brasília, a sétima base desse tipo fora dos Estados Unidos. O protocolo de intenções foi assinado com o governo do Distrito Federal e envolve a participação de universidades e empresas brasileiras Maior fabricante de aeronaves, a norte-americana Boeing pretende investir pesado no Distrito Federal. A multinacional visa instalar na capital brasileira um centro de pesquisa. Se concretizada, será a sétima unidade da companhia fora dos Estados Unidos. A ideia, no entanto, começa pela realização de projetos nas áreas da aviação civil, por meio de intercâmbio de conhecimento. Entre eles, se destacam os das áreas de engenharia aeroportuária e logística, segurança cibernética, operações com drones e biocombustíveis. Não houve divulgação de valores a serem investidos nem prazos para início dos trabalhos. A Boeing havia assinado um protocolo parecido com os governos de São Paulo e de Pernambuco.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Embraer

Embraer amplia centro de tecnologia em Minas Gerais
A Embraer inaugurou oficialmente, dia 21 de novembro de 2014, a expansão do Centro de Engenharia e Tecnologia de Minas Gerais (CETE-MG), localizado nas instalações do Centro de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte. Com as obras, a área útil do escritório aumenta de 700 metros quadrados para 1.550 m² e o número total de postos de trabalho cresce de 100 para 200. Hoje, já são 150 profissionais empregados, entre engenheiros, técnicos e pessoal administrativo, sendo que os últimos 50 contratados ficaram quatro meses em treinamento em São Jose dos Campos (SP) e estão se juntando ao grupo após a expansão. “A expansão da Embraer em Minas Gerais faz parte do projeto que visa a consolidação do Pólo Aeronáutico do Estado”, diz Mario Lott, Gerente Geral do CETE-MG. “A Empresa se mobilizou para participar desse movimento a fim de explorar sinergias e oportunidades com outras organizações que estão se instalando em Minas Gerais, bem como com instituições de ensino da região. Entendemos que a presença da Embraer contribui para a criação e consolidação de uma indústria de base tecnológica de relevância para a economia do estado.” A Embraer está instalada em Belo Horizonte desde o final de 2011. A equipe alocada no CETE-MG faz parte da força de engenharia da Empresa, atuando em atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos, produtos e serviços para o setor aeronáutico e de defesa e segurança. Inicialmente instalado no Centro de Inovação e Tecnologia SENAI / FIEMG, localizado no bairro do Horto, em Belo Horizonte, o CETE-MG deverá se transferir para o complexo do Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA), em Lagoa Santa, assim que esse for concluído.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

VANT

Proposta de regulamentação de Vants
A regulamentação sobre o uso civil, no Brasil, de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) ou drones deverá ganhar impulso a partir de dezembro de 2014. É quando está prevista a proposição de uma minuta de instrução do Comando da Aeronáutica a respeito do tema. Com aplicação crescente em setores como construção civil, agronegócio e meio ambiente – onde contribui no levantamento de imagens para detectar áreas de desmatamento –, o emprego de vants no País carece de legislação que regule não só o voo seguro das aeronaves não tripuladas, mas a própria estrutura de controle em solo. A minuta do documento deve contemplar diversos aspectos associados à operação desses equipamentos por empresas interessadas. Atualmente, a legislação prevista para emprego de aeronaves remotamente pilotadas é regida pela Circular de Informação Aeronáutica nº 21/10, de 23 de setembro de 2010. O novo documento deverá conter, inicialmente, as áreas para testes de certificações de aeronaves, além da catalogação de empresas, produtos e serviços a serem prestados.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Aeroportos

Obras permitem aumento de voos em Brasília
As obras realizadas no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF), permitiram ampliar a capacidade do sistema de pistas, que poderá operar com até 52 aeronaves por hora. A média será de um voo a cada um minuto e nove segundos. Isto significa que poderá ter até oito mil passageiros a mais por dia. Com a convenção, o aeroporto do distrito federal passa a ser o de maior capacidade de pista do país, seguida por Guarulhos (47 voos) e Galeão (40). De acordo com a Inframérica, administradora do aeroporto, estão registrados 33 pedidos de novos voos a partir de Brasília. Alguns destinos nacionais serão contemplados, especialmente das regiões Sudeste, Norte e Nordeste. Outros deverão começar a operar até o final de 2014.

domingo, 23 de novembro de 2014

Especial de Domingo

Do site da AMAB - Associação Memória da Aéropostale selecionamos o conteúdo de hoje. É a página de abertura deste belo trabalho que merece uma visita especial.
Confira: AMAB.
Boa leitura.
Bom domingo!

A AÉROPOSTALE

Epopeia do século XX

A empresa francesa de correio aéreo, Aéropostale, como ficou conhecida, nasceu de uma empreitada sem paralelo no século XX. Em 1918, o empresário Pierre-George Latécoère resolve transformar uma fábrica de vagões em Montaudran, a 7 km de Toulouse, na sede de uma empresa de aviação. O momento é o fim da Primeira Guerra Mundial, quando muitos jovens pilotos militares e mecânicos ficaram desempregados e buscavam trabalho. A aviação, até então, era de domínio militar. E os aparelhos, ainda rudimentares. O próprio Latécoère, ao desejar fazer a entrega do correio da França (Toulouse) às suas colônias africanas por via aérea, reconhece tratar-se de algo arriscado. A frase que o tornou célebre é “Refiz todos os cálculos. Nossa ideia é irrealizável, só nos resta uma coisa a fazer: realizá-la”. E, de fato, surgiu a Compagnie Générale d’Entreprises Aéronautiques, numa época em que ainda não havia a comunicação por rádio e era preciso atravessar o deserto do Saara. À custa de vida humanas, mas também de atos inomináveis de bravura, a empreitada se impôs. Em 1927, o empresário francês radicado no Brasil, Marcel Bouilloux-Lafont, compra 94% das ações de Latécoère e rebatiza a linha como Aéropostale, estendendo-a até a América do Sul. Somente no Brasil, Lafont instalará 11 escalas, todas equipadas com hangar, casa de pilotos, transmissão sem fio e aeródromos.
As escalas eram etapas imprescindíveis, pois eram tempos em que um voo do Rio de Janeiro a Buenos Aires levava de 13 a 15 horas. A companhia, desde seus primeiros tempos, empregou pilotos que se tornaram verdadeiros heróis por seus feitos indizíveis naqueles aparelhos precários. Entre eles estavam os ases Jean Mermoz, Henri Guillaumet, Paul Vachet, Marcel Reine etc. Um nome, entre todos, tornaria a história daquela aventura imortal: Antoine de Saint-Euxpéry, dito “poeta da aviação”, cujas obras narram o cotidiano e os feitos dos pilotos da Aéropostale e culminam com o conto mais lido e traduzido do mundo, que ele próprio ilustrou: O Pequeno Príncipe (1943).
Aos personagens e cenários dessa aventura – por sua preservação – e à memória daqueles que os ajudaram a ter êxito é dedicada esta página, cujo objetivo é avivar a história de uma façanha que, embora efêmera (1918-1933), deixou atrás de si marcas indeléveis sobre os valores humanos, sem suspeitar que abria as portas da globalização.

Saiba mais: AMAB

sábado, 22 de novembro de 2014

Tráfego Aéreo

Animação mostra rotas sobre o Reino Unido


Ou clique aqui: Animação NATS - BBC

Uma animação feita pela National Air Traffic Services, a empresa provedora de informações sobre voos ao governo britânico e às empresas aéreas, mostra os trajetos de 6.000 pousos e decolagens no Reino Unido. O vídeo também projeta o ziguezague de helicópteros sobre a área de treinamento da Força Aérea britânica no País de Gales. O vídeo tem como objetivo ilustrar a movimentação no espaço aéreo britânico e a complexidade de administrá-lo.

Fonte: BBC/UOL

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Gripen

Teste de gravidade & primeiro voo
Pilotos brasileiros passam por teste de gravidade na Suécia
Os dois pilotos brasileiros que estão na Suécia para treinar com o caça supersônico Gripen, a nova aeronave de combate do Brasil, foram aprovados, no dia 11 de novembro de 2014, no teste da centrífuga, suportando nove vezes a força da gravidade por 15 segundos . O exame é necessário para que os capitães da Aeronáutica Gustavo de Oliveira Pascotto, de 33 anos, e Ramon Santos Fórneas, de 32 anos, possam adaptar o corpo a um caça de alta performance como o Gripen. O caça pode fazer manobras rápidas que exigem maior pressão da força da gravidade sobre o corpo do piloto, que deve estar preparado para tais situações. A aeronave atinge mais de duas vezes a velocidade do som. Os capitães são os primeiros da Força Aérea Brasileira (FAB) a pilotar o Gripen operacionalmente. A previsão é que as aeronaves cheguem ao país entre 2019 e 2025. Fórneas e Pascotto foram escolhidos pela FAB entre mais de 100 pilotos de caça brasileiros e retornarão ao Brasil em abril de 2015, após seis meses de treinamento, para servirem de instrutores. Eles também poderão ser os primeiros pilotos a usar o Gripen no Brasil, já que o governo negocia uma estratégia temporária, que envolveria o aluguel de oito caças Gripen usados pela Aeronáutica sueca a partir de 2016 e até a chegada dos novos aviões. Segundo o capitão Fórneas, a centrífuga é um simulador dinâmico semelhante à cabine de pilotagem (cockpit) do avião. O Brasil não possui este equipamento e foi a primeira vez que pilotos nacionais passaram pelo exame. A finalidade é que ele sirva como parâmetro de preparação para a introdução de uma nova aeronave no Brasil. Antes de irem para a Suécia, Fórneas era piloto do caça F-5, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e Pascotto comandou o caça francês Mirage 2000.

Primeiro voo
Os capitães da Força Aérea Brasileira Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas foram os primeiros pilotos do país a treinar nas aeronaves Gripen disponíveis, antes da versão NG. Na quarta-feira, 19 de novembro de 2014, eles fizeram um voo de 50 minutos sobre a Suécia e o mar Báltico. "Foi melhor do que eu esperava", disse Fórneas. "A aeronave é de pilotagem dócil". Os pilotos também elogiaram a pequena distância necessária para pousar os caças. Eles foram acompanhados por pilotos suecos, responsáveis pelo treinamento. Após a decolagem, foi realizada uma subida até 10.638 metros de altura em um minuto e meio, uma taxa de subida de 118 metros por segundo. Depois do voo, os pilotos foram participar de treinamentos em simuladores em terra. Os dois capitães vão ficar seis meses na Suécia, e se tornarão os primeiros brasileiros instrutores de Gripen. A expectativa é de entrega dos aviões Gripen NG entre 2019 e 2024.

Fontes: G1 e FAB

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Carreiras na Aviação

FAB seleciona Médicos, Dentistas e Farmacêuticos
A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu processo seletivo para Médicos, Farmacêuticos e Dentistas para Prestação de Serviço Militar, como Oficiais temporários convocados. As inscrições estão abertas até o dia 24 de novembro de 2014. O processo de seleção e incorporação é conduzido pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), com sede no Rio de Janeiro, e as vagas serão destinadas para organizações militares nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Poderão voluntariar-se para o preenchimento dessas vagas os brasileiros natos de ambos os sexos, desde que atendidas as seguintes condições: ter menos de 45 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2015; para os cursos de Farmácia e Odontologia, o candidato, quite com os Serviços Militares, deve ter dois anos de formados em 31 de janeiro de 2015 e uma especialidade (será permitida uma Habilitação para Farmacêuticos); O curso e a instituição de ensino de formação do candidato devem ser reconhecidas, oficialmente, pelo Ministério da Educação (MEC), na forma da Legislação que regula a matéria. O processo é composto por seis etapas: Inscrição, Avaliação Documental, Concentração Inicial, Inspeção de Saúde (INSPSAU), Concentração Final e Matrícula. O candidato selecionado fará o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) que se destina a adaptar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário no âmbito do Comando da Aeronáutica. O EAS terá duração total de doze meses, a contar da data de incorporação, divididos em três fases. A primeira fase tem como objetivo adaptar os convocados à atividade militar por meio da instrução militar. A segunda e a terceira fases serão realizadas na Organização Militar para a qual venha a ser designado. Os incorporados para a realização do EAS serão declarados Aspirantes a Oficial, sendo promovidos a Segundo Tenente do Quadro de Oficiais Convocados (QOCon) após a conclusão da segunda fase, na respectiva especialidade, fazendo jus à remuneração correspondente. Os integrantes do QOCon poderão obter, ano a ano, prorrogações de tempo de serviço até o limite de oito anos.

As inscrições devem ser feitas nas seguintes Organizações Militares da FAB:

Para os candidatos do Rio de Janeiro- RJ:
TERCEIRO COMANDO AÉREO REGIONAL – III COMAR
Setor: SERMOB-3
Praça Marechal Âncora, 77 - Castelo CEP 20.021-200
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2101-6024 / (21) 2101-6028
sermob3@gmail.com Fax: (21) 2101-4943

Para os candidatos de Belo Horizonte / Lagoa Santa:
PARQUE DE MATERIAL DE AERONÁUTICA DE LAGOA SANTA – PAMA LS
Setor: SMOB 34
Avenida Salgado Filho s/nº - Vila Asas CEP 36.400-000
Lagoa Santa – MG
Telefone:(31) 3689-3335 (31) 3689-3239 (31) 3689-3388
smob34@ciaar.intraer

Para os candidatos de Barbacena:
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR - EPCAR
Setor: SMOB 35
Rua Santos Dumont, 149 – Bairro: São José CEP 36.200-000
Barbacena – MG
Telefone: (31) 3339-4214
smob-35@hotmail.com

As condições para a participação, as normas aplicáveis a este Processo Seletivo, as informações sobre as inscrições encontram-se na Internet, na página do III COMAR, no link SERMOB.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dia da Bandeira

Força Aérea troca a bandeira no ponto mais alto do Brasil
Um grupo formado por 13 militares da Força Aérea Brasileira, lotados no Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Manaus (BINFAE-MN), partiu no dia 17 de novembro de 2014 de Maturacá (AM) para a jornada de quatro dias de caminhada, três deles no meio da selva. A equipe subirá o Pico da Neblina com a missão de trocar a Bandeira Nacional. A montanha tem altura de 2.994 metros e está situada na Serra do Imeri, próxima à fronteira com a Venezuela, no Norte do Estado do Amazonas. É o ponto mais alto do território brasileiro. Desde 2001, o BINFAE-MN realiza a missão em homenagem ao dia da Bandeira Nacional, celebrado em 19 de novembro. Deteriorada pela chuva e ventos que podem ultrapassar os 50km/h no cume da montanha, a antiga bandeira será incinerada em formatura solene. Cada militar carrega uma mochila com peso entre 20 e 22 quilos. "É o nosso conforto", sintetiza o Sargento Douglas de Moraes, que fará o percurso pelo segundo ano consecutivo. O conforto ao qual o guerreiro de selva se refere são itens considerados extremamente essenciais para cumprir o percurso com segurança, como kit higiene, alimentos, cabana, saco de dormir, fogareiro e algumas roupas. Tudo impermeabilizado individualmente. "Se chover ou cair na água, não vai comprometer meu material", explica. O grupo também conta com a experiência e o conhecimento dos soldados do Exército Florêncio e Macedo, da etnia Yanomami. Nascidos e criados na região, eles já percorreram inúmeras vezes o trajeto. Neste período, a comunicação do grupo é feita por rádio e mensagens via satélite. O contato é com o 5º Pelotão Especial de Fronteira do Exército (PEF) de Maturacá, onde ficará o helicóptero H-60 Black Hawk em alerta com equipe de resgate (SAR).
Com o mesmo propósito de reverenciar o símbolo da Pátria, que representa a nacionalidade brasileira, o pavilhão nacional também é ostentado na nova pintura dos aviões da Esquadrilha da Fumaça (foto A-29 :acervo NINJA).