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Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 12 de junho de 2022

Especial de Domingo

Hoje, destacamos uma data especial da aviação brasileira.
Boa leitura.
Bom domingo!

12 de junho: Dia do Correio Aéreo Nacional e Dia da Aviação de Transporte
A Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) é responsável por integrar o território nacional, com conexões, muitas vezes, em todo o mundo. Cumpre missões de transporte de cargas, transfere doentes e feridos que necessitam de atendimento urgente, ajuda no combate a incêndios florestais e está sempre alerta para ser engajada na defesa do território nacional. Recentemente, foi fundamental para as operações Repatriação e COVID-19. No cotidiano, no entanto, atua em diversas outras missões. O dia 12 de junho é dedicado à Aviação de Transporte e também é o Dia do Correio Aéreo Nacional.

1931: A primeira missão do Correio
A data lembra uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Nesse dia, em 1931, os Tenentes Nelson Freire Lavenére Wanderley e Casimiro Montenegro Filho, ainda pertencentes ao Exército Brasileiro e mobilizados na Aviação Militar, inaugurando a primeira linha do CAM (Correio Aéreo Militar) realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo da história do CAN (Correio Aéreo Nacional, designação assumida, em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira).a A bordo de um Curtiss Fledgling, matrícula K-263, saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com duas cartas até São Paulo (SP). Assim, 91 anos depois, a Aviação de Transporte segue ainda mais estratégica para a FAB e para o Brasil devido ao seu papel, pois abrange missões de assalto aeroterrestre, busca e salvamento, evacuação aeromédica, reabastecimento em voo, combate a incêndio, exfiltração e infiltração aérea. A FAB conta com 13 Unidades Aéreas que atuam nessa área, sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF). Para as missões, os esquadrões utilizam as aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, U-100 Phenom e, em futuro próximo, o KC-30.

Esquadrão Gordo com o KC-390
Em março de 2022, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) recebeu as duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium. Na oportunidade, o Comandante do Comando de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que o recebimento dos cargueiros pelo Esquadrão Gordo é uma nova fase da implantação do KC-390 na FAB. "Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e, hoje, já se encontra em operação no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Assim, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente", pontuou.

Operação Repatriação
Eficiência e versatilidade são duas das palavras que definem bem o KC-390. Devido a essa versatilidade, o maior avião militar multimissão do hemisfério sul foi escolhido para repatriar os brasileiros que saíram da Ucrânia por causa da guerra. “Na ida para Varsóvia, na Polônia, onde os passageiros embarcaram, a aeronave levou cerca de 12 toneladas de donativos em ajuda humanitária ao país europeu. Desembarcada a carga, o espaço foi reconfigurado para oferecer um banheiro extra, refeições e condições suficientes para todos voltarem ao Brasil com o máximo conforto possível”, explicou o comandante da aeronave na missão, Major Aviador Anderson Dias Santiago.

Dois KC-30
Visando um salto ainda maior na operação da Aviação de Transporte, a FAB assinou, no dia 18 de abril de 2022, o contrato referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200 (KC-30), compatíveis com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). A empresa Azul S.A. foi declarada vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta de R$ 375 milhões de reais, na cotação atual. A aquisição tem como objetivo ampliar as capacidades operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes. Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade. Assim, com a junção das potencialidades operacionais das aeronaves que já estão em atuação e das que serão incorporadas em breve aos esquadrões, a FAB garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da pátria.

Fonte e Fotos: Agência Força Aérea

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sábado, 11 de junho de 2022

KC-390 Millennium

Embraer e Aeroplex assinam memorando para manutenção dos KC-390 da Hungria
A Embraer e a Aeroplex assinaram, dia 03 de junho de 2022, um Memorando de Entendimento, para cooperação em um projeto para qualificar a Aeroplex como Centro de Serviço Autorizado da Embraer na Hungria. O objetivo é apoiar e permitir que a Aeroplex forneça manutenção das aeronaves KC-390 Millennium das Forças de Defesa da Hungria. O governo húngaro assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão C-390 Millennium, em sua configuração de reabastecimento em voo, designada KC-390. A aquisição faz parte do processo de fortalecimento das capacidades das Forças de Defesa da Hungria. A primeira aeronave está programada para ser entregue em 2024. O KC-390 para as Forças de Defesa da Hungria será o primeiro no mundo com uma Unidade de Terapia Intensiva em sua configuração, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. A aeronave é capaz de realizar diferentes tipos de missões militares e civis, incluindo Evacuação Médica, Transporte de Carga e Tropas, Lançamento de Carga de Precisão, Operações de Paraquedistas e Abastecimento em voo. Os KC-390 da Hungria serão compatíveis com as operações da OTAN, em termos de hardware, configuração de aviônica e comunicações. Além disso, o sistema de reabastecimento do KC-390, de sonda e cesto, permite à aeronave reabastecer o JAS 39 Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia. Em agosto de 2021, a Embraer anunciou a abertura de um escritório em Budapeste, capital da Hungria, com o objetivo de fomentar a cooperação no país.

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sexta-feira, 10 de junho de 2022

Aeronaves

FAB se prepara para operar o Airbus 330 em missões estratégicas
Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram, dia 06 de junho de 2022, o curso de formação operacional para operarem Airbus 330-200. A instrução ocorre na Universidade Azul (UniAzul), em Campinas (SP), ligada à Azul Linhas Aéreas, responsável pela venda de dois aparelhos para a FAB. Em abril de 2022, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou o contrato de aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, designadas na força como KC-30, com o objetivo de aumentar as capacidades operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo, Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária.

KC-30
As aeronaves KC-30 serão operadas por militares do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, que é sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. De acordo com o Comandante do 2º/2º GT, Major Aviador Marcos Fassarella Olivieri, “a aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas. Nesse contexto, oito pilotos, oito mecânicos e 16 comissários de bordo têm a importante missão de trazer para a FAB o conhecimento e a doutrina adquiridos na Universidade da Azul”, ressaltou. Na sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir a variedade de missões estratégicas destinadas ao KC-30: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Em 2022, as maiores aeronaves da FAB são os KC-390 Millennium, que têm um papel importante nas missões de transporte aéreo de carga e pessoal, lançamento de paraquedistas, assalto aeroterrestre, dentre outras, em um cenário tático. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

Defesa da Pátria
Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO como o KC-30 se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade. Assim, com a junção das potencialidades das duas aeronaves, a Força Aérea Brasileira realiza um salto operacional extraordinário na Aviação de Transporte e garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da Pátria.

Fonte: FAB

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quinta-feira, 9 de junho de 2022

Transporte Aéreo

Companhia dominicana Sky High recebe seu primeiro jato Embraer E190
A Sky High Aviation, companhia aérea com sede na República Dominicana, recebeu, dia 1° de junho de 2022, seu primeiro jato de passageiros Embraer E190, tornando-se a única operadora de E-Jets com sede no Caribe. O primeiro dos dois E190, fornecidos pela empresa de leasing de aeronaves regionais TrueNoord, chegou ao aeroporto Las Americas José Francisco Peña Gómez, após a preparação da aeronave ser concluída no centro de serviços da Embraer em Macon, estado da Geórgia, nos Estados Unidos. O segundo E190 será entregue à Sky High ainda em junho de 2022. A chegada dos jatos E190 traz um novo nível de conforto para os passageiros e abrirá novas rotas internacionais na região. A Sky High opera atualmente uma frota de dois jatos Embraer ERJ 145, de 50 lugares, voando para 10 destinos no Caribe. As aeronaves E190 foram configuradas para 98 lugares, divididos em duas classes, e servirão aos destinos existentes da Sky High, bem como para a abertura de novas rotas internacionais para os Estados Unidos, América Central e do Sul.

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quarta-feira, 8 de junho de 2022

Risco Baloeiro

FAB alerta sobre o risco de soltar balões que podem colidir com aviões
As ocorrências com balões são um perigo constante para os aviões, no ar ou em solo. As campanhas educativas são uma das ferramentas utilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) para conscientizar a população sobre o problema. Faz parte da campanha, o vídeo educativo, inspirado na literatura de cordel, que alerta para os riscos de soltura de balões em festas juninas.

É crime
Essa prática coloca em perigo a segurança da navegação aérea, a vida de milhares de pessoas e o meio ambiente. Por isso, é considerado crime conforme estabelecido no art. 261 do Código Penal. Mas a despeito de todos esses perigos, muitas pessoas ainda continuam insistindo nesse tipo de ação. As consequências de um impacto entre uma aeronave e um balão são imprevisíveis, pois aspectos como tamanho e peso do balão, velocidade no momento do impacto, área da aeronave atingida (asa, fuselagem, motor) irão influenciar diretamente no dano provocado. Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o impacto da colisão de um balão de cerca de 15 kg, considerado um balão pequeno, com um avião voando a uma velocidade de 300 km/h, será da ordem de 3 toneladas e meia. No entanto, se o balão tiver um peso de 50 kg e a colisão ocorrer com um avião a 400 ou 450 km/h, o impacto já sobe para cerca de 100 toneladas. Na luta contra a soltura de balões, a conscientização da população é tão fundamental quanto seu engajamento contra essa irregularidade. Qualquer cidadão pode requisitar o auxílio da força policial (telefone 190) para a detenção dos infratores.

Fonte: DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)

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terça-feira, 7 de junho de 2022

Seleção para os Colégios Embraer

Colégios Embraer abrem 240 vagas para o Ensino Médio

Inscrições até 30/06/2022

O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa abriu, desde 1º de junho de 2022, o processo seletivo para as turmas 2023 dos Colégios Embraer. São 240 vagas para cursar o Ensino Médio, disponíveis aos estudantes nascidos após 31 de março de 2006 e que estejam frequentando, em 2022, o 9º ano do Ensino Fundamental. As inscrições ocorrem de forma online, até o dia 30 de junho de 2022, pelo site https://www.vunesp.com.br/EMBR2201. O edital está disponível para consulta. O processo seletivo é realizado pela Fundação Vunesp e a taxa para inscrição é R$ 60,00. 

São José dos Campos e Botucatu
Em São José dos Campos (SP), o Colégio Embraer Juarez Wanderley tem 128 vagas sociais destinadas a alunos de baixa renda e vindos da rede pública (municipal, estadual ou federal). Outras 32 vagas são para alunos pagantes. Para se candidatar às vagas sociais, é preciso que o estudante resida e estude nas cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos ou Taubaté. Já o Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho, localizado em Botucatu, disponibiliza 64 vagas sociais e outras 16 vagas para alunos pagantes. Nesse caso, as vagas sociais estão disponíveis para residentes e estudantes das cidades de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

Treineiros
Estudantes de anos anteriores do ensino fundamental, e que desejem conhecer a prova, podem participar por meio da modalidade “treineiro”. O processo seletivo para todos os candidatos e/ou “treineiros” é feito pela aplicação de uma prova de conhecimentos, na forma de teste de múltipla escolha, e uma redação. A prova será realizada em fase única, nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, no dia 21 de agosto de 2022 e os resultados serão divulgados no dia 23 de setembro de 2022. A comunicação oficial do processo seletivo é feita por meio do site da Vunesp.

Educação de qualidade
A principal missão dos Colégios Embraer é oferecer educação da mais alta qualidade, em período integral, a estudantes do Ensino Médio. Para isso, possui professores experientes, treinados e com modernos recursos à disposição. Além disso, os Colégios oferecem alimentação, uniforme, transporte e material didático. Os estudantes são preparados para entrarem nas melhores universidades do país. Somadas, as taxas de aprovação em universidades públicas dos Colégios estão acima de 80%. O Instituto Embraer foi criado em 2001.Nasceu com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente para a educação. Além de manter os dois colégios de ensino médio em período integral nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, interior de São Paulo, o Instituto investe recursos financeiros e humanos em projetos que impactam positivamente a sociedade.

Inscrições: Clique aqui 

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segunda-feira, 6 de junho de 2022

FAB em Destaque

As notícias da FAB na última semana
A edição da revista eletrônica FAB EM DESTAQUE, do dia 3 de junho de 2022, apresenta as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB), no período de 27 de maio a 02 de junho. Entre elas, a atuação dos militares da FAB nas missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e o apoio na ação interministerial após fortes chuvas no Recife (PE). Outra matéria de destaque é a respeito do transporte do bebê com problemas de saúde em UTI aérea e a campanha de doação de sangue do IV COMAR.

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domingo, 5 de junho de 2022

Especial de Domingo

Saiba mais sobre os primeiros movimentos pela expansão da aviação militar brasileira e o centenário de criação do Grupo de Esquadrilhas de Aviação do Rio Grande do Sul, completado hoje, 5 de junho de 2022.
Boa leitura.
Bom domingo!

Exército celebra o centenário de criação das Esquadrilhas de Aviação no Sul
A Escola de Aviação Militar, criada em 1919, foi a primeira Unidade de Aviação do Exército Brasileiro. Em suas instalações localizadas no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, então Capital Federal e principal região a ser defendida militarmente, estabeleceram-se sob a influência técnica dos franceses, as bases para o início do desenvolvimento de uma cultura aviatória ainda inexistente no âmbito da Força Terrestre. Apesar das preocupações com a proteção da Capital Federal, eram as fronteiras do sul do Brasil, principalmente aquelas com a Argentina, os locais que despertavam grandes inquietações na época. Estudos apontavam que dali poderia partir um ataque invasor. Na análise estratégica brasileira, a Argentina era sempre considerada como potencial invasora em uma hipótese de guerra. Especulava-se quanto a uma possível mobilização de suas tropas na fronteira com o Rio Grande do Sul. A partir de Corrientes, os argentinos poderiam lançar ataques sobre as cidades de Uruguaiana, Itaqui e São Borja. 

1922: um plano de defesa
Um plano de defesa contra os supostos invasores deveria prever a proteção de Santa Maria, importante entroncamento ferroviário por onde se deslocariam reforços do Exército, além das cidades por onde viriam o hipotético ataque: Uruguaiana, Itaqui e São Borja. Em 1922, ano em que as atenções do Brasil se voltavam para as comemorações de seu primeiro centenário de independência, o Exército Brasileiro preocupado com a fragilidade das fronteiras do País, tomou diversas medidas que elevaram não só a sua capacidade de ação como também a de dissuasão. Uma dessas medidas veio por meio do Decreto n° 15.235, de 31 de dezembro de 1921, publicado em 02 de fevereiro de 1922. Neste Decreto, marco inicial dos planos de desdobramento da Aviação Militar para fora do Rio de Janeiro, era prevista a criação de doze esquadrilhas de aviação que se distribuiriam pelos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e atual Mato Grosso do Sul.

5 de junho de 1922: Esquadrilhas no Sul
A primeira região escolhida para receber esse apoio aéreo foi justamente o extremo sul do País. Na prática, a cidade de Santa Maria recebeu um parque de aviação, uma esquadrilha de caça e uma esquadrilha de bombardeio e Alegrete recebeu uma esquadrilha de observação. Para as missões de observação e bombardeio foram alocadas aeronaves tipo Breguet XIV.
Dessa forma, as cidades de Uruguaiana, Itaqui e São Borja ficavam a uma distância inferior a 130 Km do apoio aéreo de Alegrete e o importante entroncamento ferroviário contaria com o apoio aéreo de Santa Maria. Embora as amplas e modernas instalações do Parque tenham sido inauguradas em 02 de abril de 1922, o ato que marca a criação do Grupo de Esquadrilhas de Aviação do Rio Grande do Sul aconteceu em 5 de junho de 1922. O Grupo de Esquadrilhas de Aviação do Rio Grande do Sul foi o embrião, dentro do setor aeronáutico, de um audacioso projeto de reestruturação do Exército Brasileiro, que buscava corrigir vulnerabilidades quanto à segurança de nossas fronteiras, no início do século XX.

100 anos depois
Em 2022, ano em que as atenções do Brasil se voltam para as comemorações de seu bicentenário de independência, não podemos deixar de assinalar o centenário de criação do Grupo de Esquadrilhas de Aviação do Rio Grande do Sul e relembrar os feitos e contribuições da Aviação do Exército, em prol da defesa de nosso território e desenvolvimento aeronáutico do País.

Texto: Subtenente Fábio César Santos de Assunção, do Espaço Cultural da Aviação do Exército (Taubaté, SP)

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sábado, 4 de junho de 2022

Ensaios em Voo

O trabalho do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo para a FAB operar os caças Gripen F-39 
Para o recebimento dos caças multimissão F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) foi preciso uma série de ações. Desde os projetos iniciais, financeiros, até a assinatura do contrato, além do adestramento dos pilotos por meio de aulas teóricas, simuladores de voo e de ejeção, com treinamentos de sobrevivência no mar simulado e em centrífuga, dentre outros.
Em todas as fases, a atuação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), ambos situados em São José dos Campos (SP), foi imprescindível para o sucesso do projeto.

Os primeiros testes
Em 2021, a primeira aeronave fabricada pela Saab (empresa com sede na Suécia) chegou ao Brasil, para início das Campanhas de Ensaios em Voo. Desde então, seguem sendo realizados os voos de teste da aeronave no aeroporto de Gavião Peixoto (SP), no Centro de Ensaios em Voo da Embraer, com participação intensa do DCTA. Em abril de 2022, mês em que tradicionalmente a FAB celebra as conquistas da Aviação de Caça, as duas primeiras unidades de série brasileiras foram recebidas. Estas aeronaves se encontram em fase final de testes para compor a frota operacional da Força Aérea. Também, com destino a Gavião Peixoto, as aeronaves foram comandadas por dois pilotos do IPEV, Organização Militar responsável por testar os produtos aeronáuticos da Força Aérea e assegurar aderência aos requisitos contratados junto à Saab, inclusive os relacionados à segurança na operação do vetor de combate.

Avaliação operacional
De acordo com o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, um dos pilotos envolvidos no recebimento e testes da aeronave, já foram realizados ensaios tipo Spray de Água (do inglês, Waterspray), quando a aeronave passa por uma pista alagada e água é pulverizada nos motores e é testada a eficiência destes na condição agressiva de uma tempestade, ensaios de sistemas e voos de maturidade, nos quais são verificados a plena operação e os sistemas da aeronave. Além disso, estão previstos mais de 900 voos como o de avaliação operacional, com verificação de requisitos previstos em contrato e mais ensaios de sistemas, quando irão testar o Receptor de Aviso de Radar (RWR, do inglês Radar Warning Receiver), entre outros. “Todos os dados coletados dos voos de ensaio compõem uma base de informações conjunta utilizada pelo Brasil e pela Suécia para o aprimoramento contínuo do projeto. O envolvimento do IPEV, ao longo dos oito anos de desenvolvimento da aeronave e nos testes remanescentes, permitirá integração do projeto às Unidades Operacionais da Força Aérea e a utilização do pleno potencial da plataforma com 100% de segurança”, destaca o Diretor do IPEV, Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari.

Recordando Santos Dumont
Os avanços operacionais da Força Aérea são conquistas que recordam os feitos de Santos-Dumont, o Pai da Aviação e inventor do 14-bis. O histórico Distintivo de Organização Militar do IPEV, utilizado nos macacões de voo dos pilotos e engenheiros de ensaio, destaca de forma perene o primeiro voo de ensaio feito por Santos-Dumont. Antes do dia 23 de outubro, desde o dia 19 de julho de 1906, Santos-Dumont previu, testou e comparou dados para que o sucesso fosse garantido no primeiro voo do mais pesado que o ar. A atividade do IPEV repete os métodos em cada campanha de ensaios em voo realizada, seja em aviões ou helicópteros, em que homens e mulheres militares da Força Aérea, com criatividade e coragem, chegam antes para prever, testar e comparar, garantindo a operação segura e o sucesso contínuo das aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Fonte: FAB, em 30/05/2022.

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sexta-feira, 3 de junho de 2022

Tráfego Aéreo

DECEA adota aplicativo para monitorar tráfego aéreo em tempo real
Foram entregues ao CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), no dia 25 de maio de 2022, os primeiros aplicativos de monitoramento do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (ATFM) em tempo real, no Sistema Integrador de Dados Operacionais (ODIN –Operational Data Integrator): esperas em voo e projeção de demanda no formato de mapa de calor. O aplicativo de monitoramento de esperas em voo executa processos de validação nos dados de síntese radar gerados nos órgãos de controle e permite a visualização dessas esperas e das informações básicas das aeronaves envolvidas. O monitoramento já era utilizado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea em versão teste.

CGNA e ICEA
O Sistema ODIN é fruto de uma parceria entre o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), organizações subordinadas ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). O benefício na utilização da ferramenta será a estruturação dos processos, de diversas origens, sendo tratados por evento, permitindo ao CGNA maior agilidade nas consultas e precisão nas informações com base nas equivalências das informações contidas na base. 

Fonte: DECEA

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quinta-feira, 2 de junho de 2022

ITA

Inscrições para o vestibular do ITA seguem até 15/07/2022
O ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), abriu, dia primeiro de junho de 2022, as inscrições para seis cursos de engenharia, com 150 vagas. Os candidatos terão até o dia 15 de julho para efetuar a inscrição, cuja taxa é de R$ 195. Das vagas, 114 são para candidatos que queiram atuar em cargos civis, enquanto 36 serão para os que optarem pela carreira militar na Força Aérea Brasileira. Os cursos são: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica. Os cursos têm a duração de cinco anos.


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quarta-feira, 1 de junho de 2022

Aeronaves

Um avião brasileiro no filme Top Gun
A proximidade do realismo nas imagens captadas para o filme "Top Gun: Maverick" também teve o emprego de um brasileiro: o jato Phenom 300 fabricado pela Embraer.
O aparelho da produtora Team5 Aerial Systems foi empregado nas tomadas mostrando o porta-aviões USS Abraham Lincoln e nas cenas embarcadas dos caças F/A-18F Super Hornet.

Phenom
O jato Phenom equipado com câmeras foi integrado para missões que exigiam mais tempo no ar, incluindo operações estendidas sobre a água. O jato leve Phenom é uma aeronave maior que o L-39 (também utilizado nas filmagens), porém mais rápido e capaz de voos mais longos.
Foi equipado com duas plataformas Shotover F1 Rush - uma no nariz e outra sob a cauda. os cinegrafistas Nowell e FitzMaurice podiam voar confortavelmente no jato simultaneamente, cada um operando uma das duas câmeras Venice, emparelhadas.


Imagens: Kevin LaRosa II

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terça-feira, 31 de maio de 2022

Esquadrilha da Fumaça

Websérie "Fumaça 70 Anos" é produzida para contar a história do EDA
Depois do sucesso da sequência de quatro vídeos "Na Ala da Esquadrilha da Fumaça" elaborados pelo Cecomsaer - Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, publicados na plataforma Youtube, o público tem à disposição mais um trabalho audiovisual, produzido pela Hunter Press, para celebrar os 70 Anos da Esquadrilha da Fumaça. Para apresentar a atração, a Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, no dia 19 de maio de 2022, o lançamento da websérie “Fumaça 70 anos”, produzida pela Produtora Hunter Press. Em evento denominado Avant-première (pré-lançamento), 100 convidados assistiram, com exclusividade, a um episódio especial da série e puderam conhecer a sede da Esquadrilha da Fumaça (EDA) e presenciar um treinamento aéreo. Websérie Estiveram presentes no evento o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, o Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, integrantes do EDA, Instrutores da AFA e Cadetes da Aeronáutica. A Websérie está dividida em quatro capítulos e terá distribuição gratuita na internet. Após quase quatro mil apresentações da Esquadrilha da Fumaça, os expectadores poderão assistir a história e todos os detalhes de bastidores dos espetáculos nos céus. A contextualização histórica da criação da Esquadrilha da Fumaça e muitos depoimentos dos atuais, ex-fumaceiros e pessoas que participaram ativamente da história de sucesso também são destaques.

Trabalho intenso
Para o roteirista e produtor João Paulo Moralez, este foi um dos trabalhos mais intensos e desafiadores da sua carreira, pois é muito mais do que apenas retratar os aviões, mudança de sede e as evoluções ao longo dessas sete décadas. “Significa expressar, por meio de imagens, o espírito e a essência deste Esquadrão, que possui uma missão singular na FAB, a de valorizar e elevar o espírito patriótico, fomentar a Aviação, despertar a vocação Aeronáutica, demonstrar a perícia dos aviadores da FAB e a qualidade da indústria aeronáutica brasileira,” disse. A primeira parte da websérie está disponível ao público, desde o dia 26 de maio de 2022, por meio do site do projeto.

Assista à Websérie em: www.fumaca70anos.com.br

Foto: Soldado João Oliveira (da AFA)

Fonte: FAB

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segunda-feira, 30 de maio de 2022

FAB em Destaque

As notícias da FAB, de 20 a 26/05/2022, em revista eletrônica
A edição da revista eletrônica FAB EM DESTAQUE, de sexta-27 de maio de 2022, traz as principais notícias da Força Aérea Brasileira (FAB), no período entre 20 e 26 de maio. Entre elas, o Lançamento dos Satélites do Projeto Lessonia-1 Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II auxiliarão no combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras, entre outras capacidades. Nesta edição também é possível conferir o vídeo motivacional da FAB inspirado no trailer do filme Top Gun: Maverick, para estimular jovens a ingressarem na FAB.

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domingo, 29 de maio de 2022

Especial de Domingo

Novamente, selecionamos conteúdo sobre os Spitfire no Brasil.
Boa leitura.
Bom domingo!

Os dois Spitfire que vieram para o Brasil

O avião Spitfire foi projetado em 1936 por Reginald Mitchell e entrou em serviço em agosto de 1938. Seu nome Spitfire significa Cuspidor de Fogo. A fama deste caça afirmou-se com a Batalha da Inglaterra, na Segunda Grande Guerra, quando o seu desempenho nas médias e baixas altitudes (nas quais foram travados os principais combates) superou o do então principal caça alemão, o Messerschmitt BF 109. Entre 1943 e 1944, foi gradualmente substituído por caças com maior autonomia de voo, como os americanos Republic Thunderbolt P-47 e P-51 Mustang e o russo Yak-9. Nos primeiros meses de 1944 o Spitfire Mk.XIV viria a se tornar o caça mais veloz do mundo, com uma velocidade máxima de 720 Km/h. Foi produzido e aprimorado antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Dos 20.351 exemplares produzidos, dois Spitfire vieram para o Brasil. Um, em 1952, para ser a plataforma do convertiplano projetado pelo CTA. O outro, em 2000, para compor o acervo do atualmente desativado Museu Asas de um Sonho, o museu da TAM, em São Carlos-SP.

O primeiro: base para o Convertiplano
O primeiro foi adquirido pelo Ministério da Aeronáutica para o projeto de convertiplano, um híbrido de avião e helicóptero que foi desenvolvido pelo então CTA – Centro Técnico Aeroespacial, em 1952, sob a supervisão do engenheiro alemão Hendrich Focke, com o nome de “Projeto Convertiplano” e batizado de Colibri.

O segundo
O segundo Spitfire MK IX HF/CE é o que ficou em exibição enquanto funcionou o Museu da TAM, em São Carlos-SP. A história deste exemplar começa na fábrica de Castle Bromwich na Inglaterra. Possuia um motor Rolls Royce Merlin 61 com total de 1380 HP/CV e uma autonomia máxima/leve de 1577 Km, alcançando a altitude máxima de 13105 metros. Durante a guerra, o MA793 voou no Norte da África e no Mediterrâneo nas cores da Força Aérea Americana, em seguida retornou para Inglaterra a tempo de participar do Dia D. No início dos anos 50, foi transferido para a Força Aérea da África do Sul. Terminou seus dias em um playground de um hospital de crianças perto de Johannesburg, até ser reconhecido por um piloto que o levou para Santa Monica, Califórnia, Estados Unidos. Em 2000 foi adquirido pela Rolls Royce, do The Museum of Flight em Santa Monica, e trazido para o Brasil, especificamente para Jundiaí onde foi restaurado sob coordenação do Sr. Ian Comber. Após a restauração foi incorporado ao acervo do Museu Asas de um Sonho, o museu da TAM, em São Carlos, SP, atualmente desativado.

Fonte: Jpfour

Pesquise: Blog do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação de 27/06/2010 e 17/10/2010.

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sábado, 28 de maio de 2022

Carreiras na Aviação

Os brasileiros "top guns" da vida real
No momento em que os cinemas exibem o filme "Top Gun: Maverick" , a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibiliza, na internet, um vídeoclipe institucional, com imagens do desempenho da aviação de caça do Brasil.

EPCAR e AFA
O objetivo do vídeo "Faça parte da Força Aérea Brasileira: Aqui os Top Guns são Reais" é incentivar o recrutamento de jovens, mostrando que o Brasil também tem os seus "Top Guns" da vida real e de carne e osso. Para ser um deles, o caminho é prestar concurso público, conforme a faixa de idade exigida, para estudar na EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar ou na AFA - Academia da Força Aérea. Na EPCAR, o aluno estuda o equivalente ao Ensino Médio em tempo integral, durante três anos. Depois, segue para a AFA, juntando-se a outros brasileiros que prestaram o concurso diretamente para a Academia, onde estuda, em tempo integral, por mais quatro anos. Então, após sete anos de estudos, é declarado aspirante a Oficial, obtém o brevê de aviador e dois títulos acadêmicos de graduação em Administração Pública e em Ciências Aeronáuticas.

Como ingressar na FAB: Clique aqui 

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sexta-feira, 27 de maio de 2022

Esquadrilha da Fumaça

"Nos Aplausos" é o quarto episódio do documentário dos 70 anos da Fumaça
Para marcar os 70 anos da Esquadrilha da Fumaça, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) produziu um documentário em vídeo que foi publicado em quatro episódios temáticos. O quarto e último vídeo da série - "Nos Aplausos" - é dedicado à razão de ser do Esquadrão: o público.
Os depoimentos tratam da relação dos integrantes da Fumaça com aqueles que os inspiram e são por eles inspirados.

Episódios anteriores: Blog do NINJA de 16/05/2022 (#1 Clique aqui), de 19/05/2022 (#2 Acesse aqui) e de 24/05/2022 (#3 Veja aqui

NR: Outro trabalho sobre os 70 anos da Esquadrilha da Fumaça foi realizado pela Hunter Press, como websérie, e está disponível no site www.fumaca70anos.com.br

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quinta-feira, 26 de maio de 2022

Espaço

Foguete da SpaceX lançou dois satélites brasileiros em órbita
O foguete Falcon 9, da SpaceX, lançou ontem, 25 de maio de 2022, a missão Transporter-5, levando ao espaço dois satélites-radar da Força Aérea Brasileira (FAB), denominados Carcará I e Carcará II. Os dispositivos de vigilância integram o projeto Lessonia, o qual visa a aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa, para atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, bem como de agências governamentais.
O sistema de imageamento do projeto utiliza um sensor ativo de detecção, capaz de gerar imagens de altíssima resolução, a serem obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo em condições meteorológicas adversas.

Vigilância
As imagens geradas pelas plataformas espaciais Carcará I e II serão empregadas para apoio ao combate ao tráfico de drogas e à mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras.

Transporter-5
A Transporter-5 foi a quinta missão dedicada do programa de compartilhamento de pequenos satélites da SpaceX, do Space Launch Complex 40, na Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. Foi o oitavo lançamento e pouso do booster, como é chamado o primeiro estágio do Falcon 9. Com sucessivos retornos à Terra, anteriormente o impulsionador do Falcon 9 foi empregado no lançamento das missões Crew-1, Crew-2, SXM-8, CRS-23, IXPE, uma missão Starlink e Transporter-4.

Fontes: SpaceX e FAB

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quarta-feira, 25 de maio de 2022

Espaço

Satélites brasileiros serão lançados hoje pela SpaceX
A Força Aérea Brasileira e a SpaceX, empresa de Elon Musk, levarão ao espaço dois satélites brasileiros, por meio do foguete Falcon 9. O lançamento deverá ocorrer hoje, dia 25 de maio de 2022, às 15h25, do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Carcará I e II
Os satélites possuem dimensões de 1 m³ e pesam 100 kg cada. São cinco painéis solares com 3.000 W de potência. Os equipamentos foram batizados de Carcará I e Carcará II. Os satélites-radar de sensoriamento remoto (SRR) são de órbita baixa, uma especialidade da SpaceX, e terão capacidade de visualização entre as nuvens, predominantes na Amazônia ocidental na maior parte do tempo. Os satélites brasileiros têm maior facilidade para identificar metais com precisão, o que poderá colaborar com a fiscalização de garimpos. As imagens captadas servirão para estratégias de inteligência.

Lessonia
O projeto Lessonia consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, bem como de agências governamentais. Segundo fontes da FAB, o sistema de imageamento do projeto utiliza um sensor ativo de detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das condições meteorológicas. As imagens serão utilizadas em apoio ao combate ao tráfico de drogas e à mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras. Buscando cumprir plenamente o programa estratégico de sistemas espaciais, no futuro, também está prevista a implantação de um conjunto de satélites, de fabricação nacional, para obtenção de imagens óticas. Ele complementará a capacidade do Ministério da Defesa de imagear o território nacional.

Musk e Bolsonaro
Recentemente, Elon Musk, da SpaceX, se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro. No encontro, foi anunciado o emprego de satélites Starlink para conectar 19 mil escolas na Amazônia e monitorar o meio ambiente na região. A Starlink é uma empresa de tecnologia via satélite de alta velocidade da SpaceX e possui mais de 2.000 satélites lançados, cobrindo quase todo o planeta.

Fonte: Com informações do portal R7, via FAB

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terça-feira, 24 de maio de 2022

Espaço

FAB apresenta potencialidades do complexo espacial brasileiro a Elon Musk, da SpaceX
O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, apresentou, dia 20 de maio de 2022, as capacidades do Centro Espacial de Alcântara (CEA), ao empresário norte-americano Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX. O encontro ocorreu durante o evento "Conecta Amazônia", organizado pelo Ministério das Comunicações, que teve a presença também do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Brasil: pronto para lançadores de satélites
O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ressaltou que o Centro Espacial de Alcântara está pronto para receber veículos lançadores de empresas comerciais, como a empresa SpaceX, e explicou as vantagens associadas à operação do CEA, como: a proximidade do mar, a localização de aproximadamente 2º18’ ao sul da Linha do Equador, o que possibilita lançamentos em órbitas polares e equatoriais; baixa densidade demográfica; ausência de incidência de terremotos e furacões; baixa densidade de tráfego aéreo e marítimo; e localidade ideal para lançamentos sob demanda.

Desenvolvimentos de satélites
Foi discutida, ainda, a possibilidade de uma parceria para o desenvolvimento e operação de satélites de sensoriamento remoto de baixa órbita, a fim de apoiar as operações de proteção da Amazônia brasileira. De acordo com o Comandante da Aeronáutica, a SpaceX poderia contribuir para a preservação do meio ambiente, investir em créditos de carbono e ajudar a proteger as Comunidades Nativas Brasileiras. “Além disso, as operações de lançamento poderiam ser realizadas a partir do território brasileiro”, acrescentou.

SpaceX
A SpaceX é uma empresa líder no mercado global de lançamentos comerciais e pode se tornar uma empresa parceira nas operações de lançamento de veículos espaciais a partir do território brasileiro. A empresa também foi selecionada para enviar ao espaço os satélites de sensoriamento Lessonia, que serão operados pela Força Aérea Brasileira. Durante o evento, o empresário Elon Musk, dono da SpaceX, foi condecorado com a medalha de Ordem ao Mérito concedida pelo Ministério da Defesa. 

Monitoramento Espacial
Outra área de interesse da Força Aérea Brasileira é a instalação de um Sistema de Monitoramento Espacial, a fim de melhorar a segurança das operações de satélites. Uma rede de sensores, operada pela FAB, para o monitoramento, a partir do hemisfério Sul, da frota de satélites do governo brasileiro, bem como da frota de satélites da empresa SpaceX. Conforme o comandante da FAB, os dados de monitoramento dos satélites comerciais seriam compartilhados com a comunidade internacional, seguindo os protocolos da ONU sobre o uso do espaço exterior, colaborando com a conscientização global da situação espacial.

DCTA / IAE
“O Brasil gostaria de estabelecer uma parceria para o desenvolvimento tecnológico de veículos lançadores. A Força Aérea Brasileira possui o IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço [no campus do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP] para intercâmbio tecnológico. Seria muito oportuna uma parceria para o desenvolvimento e operação de uma constelação de satélites de sensoriamento remoto de órbita baixa, a fim de apoiar as operações de proteção da Amazônia brasileira”, explicou o Oficial-General.

Janela para o espaço
O Centro Espacial de Alcântara consiste em um conjunto de bens e serviços utilizados para lançamento de veículos espaciais comerciais em território nacional, proporcionando uma infraestrutura necessária para dar suporte às atividades específicas de empresas de lançamento. Em atendimento à exploração espacial, o CEA tem condições de prover o suporte logístico, integração e testes finais de carga útil, lançamento de objetos espaciais, previsão meteorológica, coleta de dados via telemetria, rastreio, sistema de comando e controle e demais tecnologias.

Fonte: FAB

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