MUSEU AEROESPACIAL
O Museu Aeroespacial é composto por um prédio de dois andares e cinco hangares que abrigam mais de 80 aeronaves e uma importante coleção de motores, armas aéreas, trajes de voo, documentos, fotos, filmes, maquetes, uma biblioteca e arquivo. Dentre as aeronaves expostas, destacam-se a réplica do 14-bis, o único exemplar do Focke-Wulf Fw-58 Weihe preservado no mundo, um Republic P-47D Thunderbolt utilizado pela FAB na 2ª Guerra Mundial, dois exemplares do Gloster Meteor, o primeiro jato da FAB, além de outros tipos importantes ou raros.
O Musal conta com salas temáticas, ilustrativas de aspectos selecionados da tradição aeronáutica brasileira.Estas abordam os primórdios da aviação, os inventos de Santos-Dumont, figuras emblemáticas como a aviadora Anésia Pinheiro Machado e o ministro Salgado Filho, a história do 1º Grupo de Aviação de Caça, armas que equipavam as aeronaves, a mundialmente famosa Esquadrilha da Fumaça, simuladores de voo antigos e o controle do espaço aéreo brasileiro. Também existe uma “Sala Demoiselle” para exposições temporárias de temas relacionados com a aeronáutica.
Recentemente, novas aeronaves foram postas em exibição, e as oficinas de restauração do Musal foram reformadas e ganharam novas e modernas instalações.
Atualmente o Musal é o maior museu de aviação da América do Sul e recebe mensalmente cerca de 3.000 visitantes. Muitas atividades são programadas para atrair o público em geral e difundir a cultura aeronáutica. Como exemplos, podemos mencionar a Semana do Museu, em maio, os eventos aéreos e o aeromodelismo nos finais de semana.
Desta forma, o Museu Aeroespacial espera cumprir a sua missão de resgatar a história da aviação brasileira, contribuindo para que ela seja transmitida às futuras gerações.
Autores: Mauro Lins de Barros e Oswaldo Claro Jr.
Visite: Adler Editora