O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), localizado em São José dos Campos, SP, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespecial (DCTA) está treinando 880 controladores de tráfego aéreo para atuação em, eventos especiais, como as copas das Confederações e do Mundo, além da Jornada Mundial da Juventude Católica. Os profissionais, divididos entre militares e funcionários da Infraero, trabalham nas 12 capitais que serão sedes de eventos esportivos e do encontro religioso que terá a presença do Papa Francisco.
Estima-se que a demanda de voos no Brasil deve ser 30% maior do que o normal, na época dos eventos. O treinamento teve início em outubro de 2012. Os controladores, quer já são experientes, passam por aperfeiçoamento e treinam situações críticas.
"É muito importante o trabalho que nós desenvolvemos no sentido de garantir que os controladores se mantenham operacionais, se mantenham atualizados e operem com segurança visando a fluidez e a regularidade do tráfego aéreo no Brasil", explicou o coronel Leandro de Andrade, diretor do ICEA, em entrevista à TV Vanguarda. "Aqui, nós temos a oportunidade de também treinar situações críticas com os controladores sem interferir na segurança do tráfego aéreo de uma maneira geral e mais barato, porque os exercícios são simulados e com um grau de realidade muito próximo àquilo que acontece na verdade", reiterou o diretor.