Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 20 de julho de 2019

Datas Especiais

20 de julho de 2019:
Cinquentenário da chegada do Homem à Lua
Há 50 anos, às 17h17 (horário de Brasília) do dia 20 de julho de 1969, a missão Apolo 11, iniciada quatro dias antes, chegou à superfície da Lua. Seis horas depois, o astronauta Neil Armstrong desembarcou do módulo lunar e tornou-se o primeiro ser humano a pisar no satélite natural da Terra e declarar: "É um pequeno passo para um homem, um passo gigante para a humanidade". Vinte minutos depois, também pisou na Lua o astronauta Buzz Aldrin, enquanto o terceiro, Michael Collins permanecia em órbita, pilotando o módulo de comando, que os traria de volta para casa. Armstrong e Aldrin ficaram fora da espaçonave por volta de duas horas e quinze minutos e coletaram 21,5 Kg de material para trazer à Terra.

Foguete
A missão foi lançada por um foguete Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, às 13h32min UTC de 16 de julho, tendo sido a quinta missão tripulada do Programa Apollo, da Administração da Aeronáutica e Espaço (NASA). A nave Apollo era formada por três partes: um módulo de comando com uma cabine para três astronautas, a única parte que retornou para a Terra; um módulo de serviço, que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água; e um módulo lunar dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita. Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua. Armstrong e Aldrin então foram para o Eagle, pousaram no local chamado Mar da Tranquilidade e passaram um dia na superfície. Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.

12 homens na Lua
Desde a conquista da Lua, apenas três países foram capazes de percorrer os 384 mil quilômetros de distância e pousar sondas na superfície árida do satélite da Terra. Além dos Estados Unidos e da União Soviética, hoje Rússia, só a China conseguiu. União Europeia, Japão e Índia também chegaram lá, mas sem um pouso controlado. Todavia, somente americanos pisaram de fato no solo lunar. Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo. Dos doze, Alan Shepard foi a pessoa mais velha a pisar na superfície lunar aos 47 anos e 80 dias de idade, enquanto Charles Duke foi o mais novo aos 36 anos e 201 dias. Os 12 astronautas que caminharam na Lua foram: Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin (Apollo 11); Charles "Pete" Conrad e Alan Bean (Apollo 12); Alan Shepard e Edgard Mitchell (Apollo 14); David Randolph Scott e James Irwin (Apollo 15); John Watts Young e Charles Duke (Apollo16); Eugene Cernan e Harrison Schimitt (Apollo 17).

2024: De volta à Lua
No início de 2019, a Nasa anunciou o programa Artemis, nome da irmã gêmea do deus Apollo na mitologia grega. A meta é levar astronautas à Lua até 2024. O projeto prevê uma estação de abastecimento na órbita da Lua. Ártemis 1 será uma missão não tripulada ao redor da Lua planejada para 2020; Ártemis 2 irá orbitar o satélite da Terra com uma tripulação por volta de 2022; e será seguida, finalmente, pela Ártemis 3, que colocará astronautas no solo lunar em 2024.

Saiba mais: Publicações do Blog do NINJA em 02/06/2019 ; 26/08/2012 ; 05/05/2014 ; e 31/07/2014