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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Gripen NG

Dois Gripen NG fazem o primeiro voo em formação
Pela primeira vez dois Gripens E (NG) voaram em formação na Suécia. Entraram em ala as aeronaves de numeração 39-9 e 39-10, as mais recentes da nova geração do Gripen E. Os caças estão em fases de testes e o voo serviu para teste de sensores e sistemas táticos dos caças. A SAAB já construiu e voou três Gripens E, o primeiro com o número 39-8 fez o seu primeiro voo em 2017, já o segundo voo em novembro daquele ano. O terceiro exemplar do Gripen E voou no mês passado a partir da fábrica da SAAB, em Linkoping, Suécia.

Gripen da FAB
Um quatro Gripen E pode voar em agosto de 2019. É o primeiro Gripen NG do Brasil, que já teve seu motor GE414 instalado, e sua tela WAD de fabricação brasileira ligada. A FAB terá 36 unidades do caça, sendo 28 da versão monoposto E e oito da versão biposto F. Algumas das unidades serão construídas pela Embraer em Gavião Peixoto-SP. A primeira aeronave destinada à FAB deverá chegar em 2021 e as unidades fabricadas no Brasil em 2024. No Brasil as aeronaves serão nomeadas de F-39 e ficarão baseadas na ALA-2 em Anápolis-GO. A Força Aérea Sueca também terá o caça Gripen NG. Serão 60 Gripens atualizarão a atual frota de Gripens C/D da Suécia.

Tecnologia
Desde que o programa FX2 veio à tona para a escolha de um novo caça para a FAB, o termo Transferência de Tecnologia sempre foi colocado em pauta, pois isso possibilita ao Brasil um acesso a uma nova tecnologia e auxilia o crescimento da nossa indústria aeroespacial, além da ciência e cria empregos. Com a escolha do Gripen E/F (NG) para reequipar a FAB, o Brasil terá a possibilidade de não apenas ter um novo caça com padrões internacionais mas também desenvolver tecnologia para o mesmo. É o caso da tela WAD da AEL Sistemas, uma empresa brasileira focada em tecnologia embarcada. A AEL desenvolveu uma única tela que vai ocupar o painel dos Gripens, e vai trazer ao piloto maior facilidade e vai permitir aos caçadores maior concentração em outras funções. A ideia inicial era de apenas os Gripens brasileiros terem essa tela. Contudo, a Força Aérea Sueca também despertou interesse para equipar seus caças com a tela WAD da AEL.

Fonte: Aeroflap, em 10/07/2019, via FAB