Aviação Naval resgata passageira ferida em navio no alto mar
A Aviação da Marinha do Brasil realizou, no dia 2 de janeiro de 2020, o resgate de uma passageira do navio de cruzeiro “Amadea”, a 120 milhas náuticas – equivalente a 222 quilômetros – de Fortaleza (CE).
A passageira, de nacionalidade alemã de 77 anos, sofreu um acidente e fraturou a perna na madrugada do dia anterior, sendo resgatada pela Equipe de Busca e Salvamento da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), com o apoio da aeronave UH-15 Super Cougar N-7104, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (HU-41), subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval e sediado em Belém (PA).
Sucesso na missão
De acordo com o piloto da aeronave, Capitão de Corveta Rodrigo Roque da Silva de Miranda, “a manobra foi arriscada e realizada em condições não favoráveis, já que o navio não possui área de pouso, sendo necessário ficar sobre o “Amadea”, próximo de obstáculos e em baixa velocidade. Mas a missão obteve sucesso”.
A vítima apresentava estado de saúde estável e foi encaminhada a um hospital para receber o atendimento médico necessário.
A Operação de Busca e Salvamento foi coordenada pelo Salvamar Nordeste.